14/04/2012


.

TOP MODEL



Naomi Campbell (Londres, 22 de maio de 1970) é uma supermodelo e atriz britânica.

Surgiu na década de 1980 junto com outras top models, como Linda Evangelista, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Christy Turlington, Elle MacPherson,Stephanie Seymour, Paulina Poriskova, Karen Mulder e Tyra Banks.

Carreira
Naomi Campbell iniciou a carreira de manequim aos 15 anos, quando foi descoberta no parque de Covent Garden por um agente da Elite Model estadunidense, John Casablancas. 

Quando passava nas imediações da prestigiada escola de arte Italia Conti onde Naomi aprendia dança clássica, Casablancas não pôde deixar de reparar na beleza da jovem que misturava traços jamaicanos e chineses. Começou aí a sua meteórica ascensão até a fama, que levou um grande impulso em agosto de 1986, ao aparecer na capa da versão britânica da revista de moda Elle. Mudou-se então para Paris, com o intuito de desenvolver a sua imagem.
Em 1988, quando já era muito solicitada por diversos costureiros, como Versace (o seu maior impulsionador) e Ralph Lauren, foi a primeira mulher negra a aparecer nas capas das revistas Vogue francesa e inglesa e ainda na TIME. Mudou-se no ano seguinte para Nova Iorque, onde passou a viver, não demorando muito tempo a aparecer na capa da Vogue norte-americana. Em 2008 surpreendeu ao posar com os seios à mostra para a edição de dezembro da Vogue russa.

Em 1991, surgiu junto com Eva Herzigova numa campanha para a marca Guess?.
A marca de pneus Pirelli, que todos os anos escolhe uma top model para ilustrar os seus famosos calendários, optou por Campbel em 1995. Nesse mesmo ano, a modelo inglesa gravou um CD intitulado "Babywoman", que vendeu mais de um milhão de cópias. 

Ainda em 1995 lançou o livro Swan, que conta uma história de suspense envolvendo cinco manequins e as suas viagens à volta do mundo. Publicou também um livro ilustrado com as suas melhores fotos, cujos lucros revertem para a Cruz Vermelha da Somália. Campbell contribuiu igualmente, através da UNESCO, com fundos para a construção de jardins de infância em países pobres.

Em 1997 foi dispensada da função de porta-voz de uma associação de proteção de direitos dos animais, depois de ter vestido uma peça de roupa em pele numa passagem de modelos em Milão.

Em 2002, desfilou para Jean Paul Gaultier no espetáculo que o costureiro apresentou depois da despedida oficial de Yves Saint Laurent. A manequim desfilou com as mãos nos seios desnudados. Nesse ano, juntamente com as top models Elle Macpherson e Claudia Schiffer, tornou-se sócia da cadeia de restaurantes "Fashion Café".

Campbell apareceu em vários videoclipes de artistas famosos: aos 7 anos fez uma ponta em Is this Love? de Bob Marley; em 1982, apareceu sapateando em I'll Tumble 4 Ya, da banda Culture Club; em 1990, em Freedom 90, de George Michael e em 1992, em In the Closet, de Michael Jackson e Erotica, de Madonna.

Naomi Campbell foi colocada na 6ª posição na lista das 20 modelos-ícones, publicada pelo site norte-americano Models.com.

Em 3 de maio de 2010 Naomi Campbell deu uma entrevista emocionante a Oprah Winfrey, nos Estados Unidos, na qual chorou várias vezes, relembrando seus 25 anos de carreira. Atualmente mora em Moscou, na Rússia.

Escândalos

Naomi já deu mostras de ter temperamento difícil e explosivo, o que a levou a ser despedida da agência Elite por alegada falta de profissionalismo.

Em 21 de fevereiro de 2001 Campbell foi expulsa da loja Voyage, em Londres, depois de gritar com os empregados, que demoraram para abrir a porta para ela. Ela teve que sair da loja de roupas, exclusiva para sócios, depois de dizer aos empregados que eles deveriam tê-la reconhecido imediatamente, abrindo-lhe a porta mais rápido.

Em 3 de agosto de 2005 a atriz Yvonee Scio deu queixa à polícia de que Naomi Campbell, até então sua melhor amiga, a agrediu por usar um vestido igual ao dela. Yvonne declarou à polícia que foi hospitalizada com um corte na boca e várias contusões, após Naomi ter lhe dado socos e chutes no hotel Eden, em Roma (Itália). Devido ao ataque, Scio perdeu vários trabalhos até ter o rosto recuperado dos machucados.
Em outubro de 2006 Campbell foi detida no centro de Londres por agredir a psicóloga que lhe dava assistência no seu tratamento contra a toxicodependência.

Em 16 de janeiro de 2007 foi declarada culpada pela Corte Criminal de Manhattan (Manhattan Criminal Court) por agredir com um celular a sua empregada, Ana Scolavino, em seu apartamento, em Nova Iorque. A briga ocorreu em março de 2006 e foi motivada pela demora da empregada em achar uma calça. 

Os promotores disseram que o celular atingiu a cabeça da mulher, abrindo um corte, que exigiu alguns pontos. Naomi disse que não tinha a intenção de machucar a empregada, mas teve que pagar as despesas médicas de US$ 363 da ex-empregada, fazer serviços comunitários durante cinco dias e assistir a sessões de terapia para controlar a raiva.

Em 3 de abril de 2008, aos 37 anos, foi presa no terminal 5 do aeroporto internacional de Heathrow, em Londres e libertada no dia seguinte, depois de pagar fiança. Havia ficado irritada, devido ao extravio de uma mala e agrediu dois policiais, aos quais chegou a chutar e cuspir, pelo que acabou sendo algemada. Em 20 de junho de 2008, o magistrado determinou que Campbell deveria cumprir 200 horas de serviços comunitários e pagar uma indenização de 200 libras (R$ 634) a cada um dos dois policiais agredidos. Disse o juiz Peter Yiacoumi: -Embora tenhamos aceitado que a perda de sua mala a irritou, seu comportamento posterior não pode ser justificado. 

Por causa desse incidente, foi banida do show de 90 anos do Nobel da Paz Nelson Mandela, ocorrido em 27 de junho de 2008 no Hyde Park, em Londres. Ele ficou desapontado com sua prisão, principalmente porque ela estava usando um boné de beisebol com o número 46664 na ocasião. 46664, foi o número de identificação do ex-presidente sul-africano durante seus 27 anos de prisão sob o regime do apartheid na prisão da ilha de Robben.

Em 3 de março de 2010, Naomi Campbel fugiu da polícia após agredir o chofer em Nova Iorque, por acreditar que ele ajudava o namorado dela, o empresário Vladislav Doronin, a encobrir possíveis traições dele. 

Pouco depois, o motorista, Miodrag Mejdina, emitiu um comunicado no qual dizia que teve "uma discussão com Naomi Campbell" e que "reagiu de forma exagerada", jogando a culpa da briga em si mesmo.

Vida pessoal
Naomi Campbell já namorou: o pugilista Mike Tyson; o cantor Usher em 2005, por três meses; o ator brasileiro Sérgio Marone, também em 2005; o empresário italiano Flavio Briatore, chefe da escuderia Renault de Fórmula 1, 19 anos mais velho que ela (o caso terminou quando o milionário teve uma crise de ciúme por causa do rapper Puff Daddy, em frente à boate Billionaire em Itália, estapeou Naomi); o ator Robert De Niro, 26 anos mais velho, e o empresário brasileiro Marcus Elias, da Parmalat, de fevereiro a março de 2008. 

Atualmente namora o oligarca russo Vladislav Doromin, cuja fortuna é avaliada em 2 bilhões de dólares. A modelo conheceu o oligarca em maio de 2008, durante o Festival de Cinema de Cannes. Conhecidos da supermodelo disseram que ela se apaixonou à primeira vista.



WIKIPEDIA

.

Sem comentários: