14/04/2012

ALMORRÓIDA EMPREENDEDORA

.

ZAASK
 o site que promete dar trabalho aos
. desempregados portugueses

Precisa de um motorista, de um mecânico ou apenas de alguém que lhe faça as compras no supermercado? Seja um asker e procure um tasker no site Zaask.



Luís Pedro Martins e Saurabh Khanna não conhecem o mundo inteiro, mas sabem que a humanidade é composta por askers e taskers: no primeiro grupo encontram-se todas as pessoas que precisam que alguém as ajude a executar uma tarefa complexa ou aborrecida; o segundo grupo é composto por todas as pessoas que podem executar uma tarefa a troco de uma compensação monetária.

E foi com base nestes dois perfis que os dois jovens lançaram mãos à obra para desenvolver uma ferramenta capaz de funcionar como o caminho mais direto de um asker chegar a um ou mais taskers.

Deste trabalho, resultou a plataforma Zaask. «Vamos arrancar quando conseguirmos ter 500 taskers registados na plataforma. Em três dias conseguimos 50. Com este ritmo, acredito que podemos lançar o Zaask no final de abril. Com 500 taskers registados, passamos a ser considerados uma marca gigante na área da prestação de serviços», explica Luís Pedro Martins.

O Zaask não exige qualquer custo de registo a askers ou taskers. Quem precisa de alguém para lhe resolver um problema apenas tem de colocar a proposta na plataforma. Posteriormente essa mesma pessoa deverá receber uma ou mais respostas e orçamentos de taskers. A partir da análise destas respostas, o asker poderá escolher o serviço que considerar mais adequado. O pagamento do serviço deverá ser feito pelo asker num máximo de três dias depois de o tasker ter indicado na plataforma que o trabalho foi realizado. Por cada tarefa concluída, o Zaask cobra ao tasker entre 5% e 20% da transação (quanto mais alto for o valor do serviço, mais baixa a percentagem cobrada).

Os askers podem pontuar e deixar comentários sobre os taskers, que por sua vez são incentivados a fornecer o máximo de informação sobre os serviços que prestam. Tanto os askers como os taskers são banidos da plataforma caso não cumpram com o prometido.

«Parte do nosso budget vai ter de ser direcionada para os casos que correm menos bem. O nosso maior desafio é superar o receio das pessoas… mas esse receio não será muito diferente daquele que uma pessoa sente hoje quando contrata um canalizador na Net. Sendo que nós temos a vantagem de selecionar os taskers», explica Luís Pedro Martins.

O poder das multidões

Os dois jovens empresários, que se conheceram no Lisbon MBA, preveem que 70% dos taskers registados no Zaask.com sejam desempregados, que podem garantir assim algum dinheiro extra. O projeto vai arrancar na Net, mas pretende estender-se aos telemóveis sob a forma de apps, que permitem ver na hora as respostas de taskers a uma proposta de trabalho. Em contrapartida, os taskers poderão ver na Net as diferentes propostas de trabalho e receberem notificações por SMS sobre a aceitação de diferentes propostas de trabalho.

Luís Pedro Martins e Saurabh Khanna, dois jovens empresários que se conheceram no Lisbon MBA, pretendem levar o conceito para toda a Europa, mas nos próximos tempos vão focar-se em Portugal e em especial na área metropolitana de Lisboa.

Luís Pedro Martins converte em números as suas expectativas quanto a este projeto inspirado nos vários exemplos de sucesso que tiram partido das multidões que circulam na Internet: «Este é um negócio muito local. Já ficamos contentes se chegarmos a uma média de cinco a 10 tarefas diárias em Lisboa até final de 2012. Significa que podemos chegar facilmente a 150 tarefas diárias durante os primeiros seis meses de atividade na Europa … e a 2000 passado um ano».


IN "EXAME INFORMÁTICA"
12/04/12

.

Sem comentários: