30/04/2012

.
.


Vinho 


é cultura


CULTURA É LIBERDADE





REGIÃO TEJO

INTRODUÇÃO
De acordo com as pretensões dos Produtores da Região, e com a publicação da Portaria nº 445/2009, de 27 de Abril, foi reconhecida a Indicação Geográfica Tejo para a produção de vinhos brancos, tintos e vinhos frisantes. Com esta nova Indicação Geográfica pretende-se dar uma nova visibilidade e uma nova dinâmica aos vinhos produzidos na Região, que com o contínuo acréscimo qualitativo têm vindo a ser reconhecidos nacional e internacionalmente.

Situada no Centro de Portugal, a região possui inegáveis condições naturais para o desenvolvimento das actividades agrícolas, florestais e pecuárias. A história da viticultura do Tejo perde-se nos tempos, mas o apogeu do comércio destes vinhos foi sobretudo no século XIII, no fim da sua primeira metade, que só para Inglaterra, chegou a atingir a cifra de quase 30.000 pipas.

A vinha teve ainda um papel preponderante na colonização da Região. Entre 1900 e 1960, a população do continente aumentou cerca de 61% tendo tido na Região, sensivelmente a mesma evolução. O principal acidente orográfico é a Serra de Aires e Candeeiros, delimitando o que podemos chamar de Médio Tejo e Lezíria do Tejo e em termos hidrográficos o Rio Tejo; o clima desta região é sul-mediterrânico temperado, influenciado pelo rio Tejo que a percorre, com uma queda anual pluviométrica de cerca de 500-600 mm.

Encontramos nesta Região três zonas distintas de produção, conhecidas como:"O CAMPO", "O BAIRRO" e a "CHARNECA".

O CAMPO,
Com as suas extensas planícies, adjacente ao Rio Tejo, é também conhecido como a LEZÍRIA DO TEJO; está sujeito a inundações periódicas, que se causam alguns transtornos, são também responsáveis pelos elevados índices de fertilidade que aqueles solos de aluvião possuem. É, por excelência a zona dos vinhos brancos, onde a casta Fernão Pires é rainha.

O BAIRRO
Situado entre o Vale do Tejo e os contrafortes dos maciços de Porto de Mós, Candeeiros e Montejunto, com solos argilo-calcáreos em ondulados suaves, é a zona ideal para as castas tintas, nomeadamente a Castelão e a Trincadeira.

A CHARNECA
Localizada a sul do CAMPO, na margem esquerda do Rio Tejo, apresenta-se com solos arenosos e medianamente férteis, e se por um lado determina rendimentos abaixo da média da Região, por outro lado induz a um afinamento, quer de vinhos brancos, quer de vinhos tintos. 

CARACTERIZAÇÃO 
No Ribatejo pratica-se uma agricultura extensiva: produtos hortícolas e frutícolas, arroz, oliveiras e vinha preenchem as vastas planícies ribatejanas. 
 O rio Tejo é omnipresente na paisagem ribatejana e um dos responsáveis pelo clima, pelo solo e consequentemente, pela fertilidade da região. No Ribatejo o clima é mediterrânico, contudo sofre a influência do rio, por isso as estações do ano são amenas. A Denominação de Origem do Ribatejo apresenta seis sub-regiões (Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar). Os solos variam consoante a proximidade do rio. O campo ou lezíria são zonas muito produtivas que se situam à beira-rio. Devido às inundações do Tejo é comum que as vinhas da zona fiquem, por vezes, completamente submersas. 

Na margem direita do Tejo, depois dos solos junto ao rio, situa-se a zona do bairro. É constituída por solos mais pobres e de origem calcária e argilosa, dispostos em terrenos mais irregulares entre montes e planícies. As principais plantações na zona do bairro são as oliveiras e as vinhas. Da margem esquerda do Tejo às regiões do sul próximas do Alentejo localiza-se a zona designada charneca. Aí, os solos são pouco produtivos e explora-se culturas que necessitam de pouca água, como por exemplo vinhas e sobreiros. Apesar de ser uma zona muito seca e apresentar as mais altas temperaturas do Ribatejo, as uvas têm melhores condições para a maturação do que em outras áreas da região. O Ribatejo já foi famoso por produzir enormes quantidades de vinho que abasteciam especialmente os restaurantes e tabernas de Lisboa. Era uma região onde as grandes casas agrícolas pretendiam obter o máximo rendimento das vinhas e posteriormente produzir um vinho de pouca qualidade que seria vendido a granel.

Nos últimos 15 anos, a região foi submetida a mudanças significativas tanto nos campos como nas adegas. Muitas vinhas foram transferidas da zona de campo para os solos pobres da charneca e do bairro: a produção baixou, contudo a qualidade melhorou significativamente. A legislação para a região é pouco restrita e permitiu a introdução de castas portuguesas e estrangeiras. Os vinhos tintos DOC do Ribatejo provêm não só de castas tradicionais da região (Trincadeira ou Castelão) mas também de outras castas nobres, como a Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon ou Merlot. A casta branca mais plantada na região é a Fernão Pires, sendo praticamente indispensável na produção dos brancos ribatejanos. Por vezes, é lotada com outras castas típicas da região como a Arinto, Tália, Trincadeira das Pratas, Vital ou a internacional Chardonnay.
Na produção de vinho regional do Ribatejo é permitido a utilização de castas não admitidas na Denominação de Origem. Sendo assim, os agricultores podem fazer mais experiências com o solo, clima e castas para produzir vinhos originais. Aliás, o Ribatejo possui cerca de 22300 hectares de vinha, apesar de apenas 1850 serem certificados para a produção de vinho DOC. Independentemente da designação DOC ou Regional, o terroir do Ribatejo sente-se em qualquer vinho da região: brancos muito frutados e de aromas tropicais ou florais e tintos jovens, aromáticos e de taninos suaves. Além da reestruturação das vinhas da região, as adegas e os produtores da região modificaram e modernizaram as suas adegas. Os grandes tonéis e depósitos de cimento que produziram milhões de litros de vinho foram substituídos por cubas de aço inoxidável, sistemas de refrigeração e pipas de carvalho para o envelhecimento do vinho.

Clima
A Região apresenta clima moderado, com temperaturas médias compreendidas entre os 15,5º C e 16,5º C, o valor da insolação situa-se cerca das 2800 horas/ano e a média anual de precipitação é de 750 mm, sendo um pouco mais elevada a Norte da Região, nomeadamente na zona de Tomar e um pouco menos elevada a Sul da Região, nomeadamente na zona de Coruche.

 SUB-REGIÕES

ALMEIRIM
A sub-região de ALMEIRIM abrange a totalidade dos concelhos de Almeirim, Alpiarça e Salvaterra de Magos variando os solos entre os aluviossolos modernos, predominantemente calcários na zona do Campo e os solos litólicos não húmicos e “podzóis de materiais arenáceos pouco consolidados na zona da Charneca. Nesta sub-região predominam os vinhos brancos e é onde se produz a maior quantidade de vinhos, brancos ou tintos, quase tanto como nas restantes cinco sub-regiões do Ribatejo

CARTAXO
 A sub-região do CARTAXO abrange os concelhos da Azambuja e do Cartaxo. Os solos na zona do campo são solos pertencentes ao Quaternário, que deram origem a terrenos aluvionais, constituídos a grande profundidade por calhau rolado, sobre o qual se depositaram camadas de areia grossa e sobre esta, camadas de areia fina, terminando por argila fina. São terrenos planos, onde a altitude varia entre os seis e os dez metros. 

Na zona do Bairro os solos formados no Miocénico Lacustre, são constituídos por margas ou calcários ferruginosos, que deram origem a solos vermelhos ou amarelos mediterrâneos de diversas tonalidades. São terrenos normalmente ondulados, atingindo nalguns pontos, 200 metros de altitude. Nesta sub-região predominam os vinhos tintos. 

CHAMUSCA

A sub-região da CHAMUSCA abrange a totalidade dos Concelhos da Chamusca e da Golegã, a freguesia do Tramagal do Concelho de Abrantes e a freguesia de Santa Margarida da Coutada do concelho de Constância. 
Na zona do Campo os solos são aluviossolos modernos, predominantemente calcários. Na zona da Charneca são solos litólicos não húmicos e “Podzóis” de materiais arenáceos pouco consolidados. Nesta sub-região há alguma predominância de vinhos brancos 

CORUCHE
A Zona Vitivinícola de CORUCHE abrange a totalidade dos Concelhos de Benavente e Coruche. 
 Os solos na zona do Campo são aluviossolos modernos, predominantemente calcários e na zona da Charneca são solos litólicos não húmicos de arenitos grosseiros e “podzóis” de materiais arenáceos pouco consolidados. Nesta sub-região existe uma ligeira predominância de vinhos tintos.

SANTARÉM
A sub-região de SANTARÉM abrange a totalidade dos concelhos de Rio Maior e de Santarém. 

Os solos na zona do Campo são solos aluviossolos modernos, predominantemente calcários e na zona do Bairro são solos calcários pardos ou vermelhos, solos não calcários provenientes de calcários e solos litólicos não húmicos com pequenas manchas de solos calcários. Nesta sub-região existe um relativo equilíbrio entre a produção de vinhos brancos e de vinhos tintos. 

TOMAR

A sub-região de TOMAR abrange a totalidade dos concelhos de Tomar e Torres Novas, a freguesia de Chãos do Concelho de Ferreira do Zêzere e a freguesia de Praia do Ribatejo do Concelho de Vila Nova da Barquinha. Os solos são calcários pardos ou vermelhos, normais ou para - barros. Nesta sub-região predominam os vinhos tintos. 

ESTATÍSTICAS 



CASTAS

Castas aptas à produção de vinhos com 
Indicação Geográfica «Tejo»

Brancas
Nome principal Sinónimo reconhecido
Alicante-Branco . . . . . . . . .
Almafra . . . . . . . . . . . . . . .
Alvadurão . . . . . . . . . . . . .
Alvarinho . . . . . . . . . . . . . .
Antão-Vaz . . . . . . . . . . . . .
Arinto . . . . . . . . . . . . . . . . Pedernã
Bical . . . . . . . . . . . . . . . . .
Boal-Branco . . . . . . . . . . . .
Boal-Espinho . . . . . . . . . . .
Cerceal-Branco . . . . . . . . .
Cercial . . . . . . . . . . . . . . . .
Chardonnay . . . . . . . . . . . .
Chenin . . . . . . . . . . . . . . .
Côdega-de-Larinho . . . . . . .
Diagalves . . . . . . . . . . . . . .
Encruzado . . . . . . . . . . . . .
Fernão-Pires . . . . . . . . . . . Maria -Gomes
Galego-Dourado. . . . . . . . .
Gouveio . . . . . . . . . . . . . . .
Jampal . . . . . . . . . . . . . . .
Loureiro . . . . . . . . . . . . . .
Malvasia. . . . . . . . . . . . . . .
Malvasia-Fina . . . . . . . . . . .
Malvasia-Rei . . . . . . . . . . .
Marquinhas . . . . . . . . . . . .
Moscatel-Galego–Branco . . .
Moscatel-Graúdo . . . . . . . .
Pinot-Blanc . . . . . . . . . . . .
Rabo-de-Ovelha . . . . . . . .
Ratinho. . . . . . . . . . . . . . .
Riesling . . . . . . . . . . . . . . .
Sauvignon . . . . . . . . . . . . .
Seara-Nova. . . . . . . . . . . . .
Semillon . . . . . . . . . . . . . .
Sercial . . . . . . . . . . . . . . . . Esgana - Cão
Síria . . . . . . . . . . . . . . . . . Roupeiro
Tália . . . . . . . . . . . . . . . . .
Tamarez . . . . . . . . . . . . . .
Trincadeira-Branca. . . . . . .
Trincadeira-das-Pratas . . . .
Verdelho . . . . . . . . . . . . . .
Viognier . . . . . . . . . . . . . . .
Viosinho . . . . . . . . . . . . . .
Vital . . . . . . . . . . . . . . . . .

Tintas
Alfrocheiro. . . . . . . . . . . . . .
Alicante -Bouschet . . . . . . . .
Amostrinha. . . . . . . . . . . . . .
Aragonez . . . . . . . . . . . . . . . Tinta Roriz
Baga . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Bastardo . . . . . . . . . . . . . . .
Bonverdo . . . . . . . . . . . . . . .
Cabernet-Franc. . . . . . . . . . .
Cabernet-Sauvignon. . . . . . .
Cabinda . . . . . . . . . . . . . . . .
Caladoc . . . . . . . . . . . . . . . .
Camarate . . . . . . . . . . . . . . .
Carignan. . . . . . . . . . . . . . . .
Castelão . . . . . . . . . . . . . . . Periquita
Cinsaut . . . . . . . . . . . . . . . .
Grand-Noir . . . . . . . . . . . . . .
Grenache . . . . . . . . . . . . . .
Grossa . . . . . . . . . . . . . . . . .
Jaen . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Merlot. . . . . . . . . . . . . . . . .
Molar . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Monvedro. . . . . . . . . . . . . . .
Moreto . . . . . . . . . . . . . . . .
Negra -Mole . . . . . . . . . . . . .
Parreira-Matias . . . . . . . . . . .
Petit-Verdot . . . . . . . . . . . . .
Pinot-Noir. . . . . . . . . . . . . . .
Preto-Cardana . . . . . . . . . . .
Preto-Martinho. . . . . . . . . . .
Ramisco . . . . . . . . . . . . . . . .
Rufete. . . . . . . . . . . . . . . . .
Sousão . . . . . . . . . . . . . . . .
Syrah . . . . . . . . . . . . . . . . .
Tannat. . . . . . . . . . . . . . . . .
Tinta-Barroca . . . . . . . . . . . .
Tinta-Caiada. . . . . . . . . . . . .
Tinta-Carvalha . . . . . . . . . . .
Tinta-Miúda . . . . . . . . . . . . .
Tinta-Pomar . . . . . . . . . . . . .
Tintinha . . . . . . . . . . . . . . . .
Tinto-Cão . . . . . . . . . . . . . . .
Touriga-Franca. . . . . . . . . . .
Touriga-Nacional . . . . . . . . .
Trincadeira . . . . . . . . . . . . . Tinta -Amarela
Valbom . . . . . . . . . . . . . . . .

Rosadas
Fernão-Pires Rosado . . . . . . .
Gewurztraminer . . . . . . . . . .
Pinot-Gris . . . . . . . . . . . . . . .



Castas aprovadas para a produção de RIBATEJO DOC

Brancas
Arinto
Fernão Pires
Rabo-de-Ovelha
Tália
Trincadeira-das-
Pratas
Vital
Verdelho
Tamarez
Cerceal-Branco
Alicante Branco
Chardonnay
Malvasia-Rei
Pinot-Blanc
Sauvignon
Alvarinho
Moscatel-Graúdo
Síria
Viosinho
Pedernã
Maria-Gomes
Roupeiro

* Castas que devem, no conjunto ou separadamente, representar um mínimo de 50 % do encepamento.

Tintas
Baga
Camarate
Castelão
Trincadeira
Tinta-Miúda
Preto-Martinho
Aragonez
Touriga-Franca
Touriga-Nacional
Alfrocheiro
Caladoc
Esgana-Cão-Tinto
Jaen
Petit-Verdot
Tinta-Barroca
Tinta-Caiada
Tinto-Cão
Merlot
Cabernet-
Sauvignon
Bastardo
Pinot-Noir
Alicante-Bouschet
Grand-Noir
Moreto
Syrah
João-de-Santarém ou Periquita
Tinta-Amarela
Tinta-Roriz

*Castas que devem, em conjunto ou separadamente, representar um mínimo de 50 % do encepamento.




Rota dos Vinhos do Tejo 

 A região do Tejo é feita de terras planas e férteis e clima suave, muito marcada pelo rio que desagua na capital. A vinha está presente em praticamente toda a região, nos campos fertilíssimos da lezíria, nas zonas argilo-calcárias das terras do bairro ou na charneca. A planura ribatejana está salpicada de touros, cavalos e campinos e por toda uma cultura associada ao toureio, contando com ricas fauna e flora que dão vida e cor à Reserva Natural do Estuário do Rio Tejo. 


As contingências de uma história milenar deixaram marcas profundas na região, sendo legítimo destacar os inúmeros tesouros da arte gótica, que atinge o seu máximo esplendor na cidade de Santarém. Tomar, doada aos templários no século XII, é outra referência monumental de múltiplas influências, designadamente a manuelina, com visitas “obrigatórias” ao Convento de Cristo, ao castelo e à igreja matriz. Entre outras, também a pequena e peninsular vila de Constância tem os seus encantos, em boa parte construídos pela confluência dos rios Zêzere e Tejo. A região alberga outros tesouros para além dos da pedra e da paisagem. As especialidades gastronómicas denotam a proximidade do grande rio Tejo, com a caldeirada à fragateiro, a açorda de sável ou o ensopado de enguias. Os arrepiados de Almoster, os celestes de Santa Clara, as tigeladas ou os queijinhos do céu introduzem-nos na milenar e dulcíssima pastelaria conventual. 



IN: 
- IVV 
- VINI PORTUGAL 
- INFOVINI 
- COMISSÃO VITIVINICOLA DA REGIÃO TEJO

 .

Sem comentários: