24/04/2012

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Arquipélago
 Justiça procura facturas que a Madeira 
não enviou ao TC 

O  DCIAP realizou ontem buscas em edifício do governo regional para encontrar comprovativos de obras públicas realizadas no arquipélago. A investigação do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) ao desvio nas contas públicas da Madeira - que ontem levou a operações de busca em edifícios governamentais da região - teve por objectivo encontrar facturas de fornecedores relativas a empreitadas que não foram remetidas ao Tribunal de Contas. 


Em causa estão acordos de regularização de dívidas que não foram comunicados à Direcção Geral do Orçamento (DGO) que suscitaram também dúvidas à Inspecção Geral de Finanças (IGF) que, em 2011, concluiu por um buraco nas contas madeirenses de 6,3 mil milhões. Fonte próxima às investigações avançou ao Diário Económico que o alerta surge no relatório da IGF, divulgado em Setembro, onde são detalhados os encargos assumidos e não pagos pela região (EANP), que tiveram um impacto de 915,3 milhões de euros no défice de 2010. A IGF deu conta que a Administração Regional da Madeira terá cometido várias irregularidades para aumentar a sua dívida e desrespeitado o dever de informar sobre os acordos de regularização de dívida entre 2008 e 2011. 

A investigação judicial às contas da Madeira teve ontem o seu dia mais agitado com a entrada de uma equipa do DCIAP, apoiada pela GNR local, no edifício onde esteve a Secretaria Regional do Equipamento Social e onde funcionam diversos serviços do governo regional, entre eles os investimentos habitacionais, as estradas e as direcções regionais do Ambiente, Edifícios Públicos e Infraestruturas e equipamentos. Uma acção que Alberto João Jardim considerou como "manobra de diversão" por estar a acontecer "alguma coisa chata" em Lisboa.


 * Mas há alguém mais malabarista que o sr. presidente??? 

.

Sem comentários: