05/03/2012





HOJE NO
"A BOLA"

José Manuel Meirim defende abertura 
de processo a Jorge Jesus

José Manuel Meirim, especialista em direito desportivo, considera que as declarações de Jorge Jesus sobre o lance do terceiro golo do FC Porto no clássico com o Benfica devem suscitar a abertura de um «procedimento disciplinar» por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

«Por aquilo que me foi dado a ler, através da reprodução na Imprensa, as afirmações do treinador do Benfica, a meu ver, são passíveis da abertura de um procedimento disciplinar ao nível dos órgãos próprios da Federação Portuguesa de Futebol, uma vez que há imputação que me parece clara, pelo menos ao nível dessas reproduções, de uma conduta dolosa por parte do árbitro no sentido de contrariar as leis do jogo a que está sujeito. Há um juízo de desonestidade que é endereçado ao árbitro. Dizer-se que o árbitro viu e decidiu no sentido contrário àquilo que impunham as regras, ou seja, assinalar o fora de jogo é algo que atenta contra a dignidade e a reputação desse membro da equipa de arbitragem», comenta José Manuel Meirim, em declarações prestadas à TSF.

No entanto, diz o especialista em direito desportivo que o Conselho de Disciplina dificilmente intentará qualquer ação contra Jorge Jesus.

«O Conselho de Disciplina, nesta secção profissional, é em grande provindo da Comissão Disciplinar da Liga, que teve sempre uma atitude irregularmente passiva quanto à abertura de procedimentos disciplinares. Isto é, optou por silenciar um conjunto de infrações disciplinares que eram divulgadas quase todas as semanas, refugiando-se na ideia de que era necessário uma queixa ou alguma iniciativa por parte de terceira pessoa. Se continuar a vingar esta postura passiva, a meu ver contrária à natureza e regulamentos do órgão, não acontecerá nada», vaticina.



* Sem papas na língua!

.

Sem comentários: