HOJE NO
"PÚBLICO"
Objectivo é entrar nas
100 melhores a nível mundial
Fusão entre a Clássica e a Técnica de Lisboa
concluída num ano
A fusão orgânica entre as universidades Clássica e Técnica de Lisboa deverá estar concluída em Janeiro de 2013, com a eleição e tomada de posse do futuro reitor. Este é pelo menos o calendário definido no documento feito pelo grupo de trabalho criado em Julho do ano passado pelas duas instituições para concretizar um processo que pretende colocar a nova universidade "entre as 100 melhores" a nível mundial.
O documento vai estar agora em discussão pública e em Abril/Maio será apresentado e negociado com o Governo. O apoio "inequívoco" do executivo é, aliás, uma das condições essenciais para que esta fusão venha a ser bem sucedida. "O sucesso de um processo tão difícil e complexo, inédito e com reflexos tão marcantes para o desenvolvimento do país, exige um compromisso inequívoco do Governo, do Parlamento e da Presidência da República", lê-se no relatório.
A principal motivação para a fusão de duas das maiores e mais antigas universidades portuguesas - os primeiros contactos começaram há dois anos - foi a necessidade de criar em Portugal "uma instituição capaz de ter um papel importante no mapa do mundo, e, em particular, no espaço da lusofonia". E a ideia é criar "a grande universidade urbana de Lisboa", uma instituição "que seja muito mais do que a simples soma de escolas e institutos de investigação e que, através da cooperação na investigação e na formação, possa multiplicar os resultados académicos e o seu impacto na sociedade".
* Atitude de grande inteligência, duas grandes universidade portuguesas da mesma cidade, conjugam sinergias para ser ainda melhor, um exemplo para dirigentes políticos, autarcas, iluminados de projectos megalómanos, etc.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário