20/02/2012




HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Negócio da EDP 
depende dos Estados Unidos

Para que venda fique concluída é necessário que todas as entidades regulatórias se pronunciem a favor do negócio EDP-CTG.

As autoridades de regulação norte-americanas negaram à EDP o pedido de uma decisão sobre o negócio com a China Three Gorges antes da assembleia-geral que se realiza hoje. Para que a operação de 2,7 mil milhões de euros fique concluída é necessário que todas as autoridades regulatórias dos países onde a EDP está presente, designadamente nos EUA e Brasil, se pronunciem a favor do negócio para que a China Three Gorges (CTG) seja autorizada a comprar os 21,35 por cento da energética nacional.
No processo que tanto a EDP como a CTG entregaram à Federal Energy Regulatory Commission (Comissão Reguladora Federal de Energia) – ontem tornado público-, ambas as empresas solicitam aos norte-americanos para emitir uma ordem que aprova a transação e conceder as derrogações solicitadas, pedindo à Comissão um tratamento expedito da decisão para que a mesma fosse conhecida antes de 16 de fevereiro de 2012 e assim permitir que a conclusão da operação ocorra o mais depressa possível.
O pedido da EDP e da CTG aos norte-americanos, datado de 17 de janeiro, não foi satisfeito pelo que as decisões da assembleia-geral extraordinária de hoje, em Lisboa, ficarão sempre dependentes da aprovação ou não das autoridades americanas de energia.


* Fomos contra a nacionalização da EDP pela China, mas os EUA terem que nos autorizar a vender uma coisa que é nossa é submissão a mais.

.

Sem comentários: