03/02/2012



HOJE NO
"i"

Passos “não se preocupa” 
com demissão da direcção da RDP

O primeiro-ministro disse hoje não se preocupar com a demissão dos directores de informação da RDP. Os directores de informação da RDP (que integra a Antena 1, Antena 2, Antena 3 e RDP Internacional) apresentou ontem a demissão depois da polémica sobre o fim da crónica do jornalista Pedro Rosa Mendes. Hoje, no debate quinzenal, António José Seguro questionou directamente o primeiro-ministro sobre se Passos Coelho se preocupava com "a demissão em bloco da direcção de informação da RDP" à qual o chefe de governo respondeu: "Não me preocupa". Na reposta o líder da oposição replicou dizendo: "Pois a mim preocupa-me imenso".

Antes o líder do PS tinha questionado directamente Passos: "Quem decidiu acabar com o programa? Quando decidiu e porque decidiu?" O primeiro-ministro disse desconhecer o jornalista: "Nunca o ouvi", acrescentou e remeteu para o parlamento o apuramento dos factos. "Creio que o [parlamento] o fez, não estou a par. Creio que o parlamento, quera ERC tomaram a iniciativa de tentar apurar os factos". Passos lembrou que o tinham informado que os "os contratos acabavam a 31 de Janeiro. Não houve intenção da RTP quaiques intenção de os renovar".

Perante o caso de Pedro Rosa Mendes, António José Seguro diz estar preocupado com a liberdade de opinião em Portugal com este governo, à qual Passos assegurou que "nãoexiste nenhuma intenção que limite liberdade de opinião" do executivo.

Além do debate quinzenal, o Bloco de Esquerda chamou ao parlamento o ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, com carácter de urgência para explicar o caso. "Na sequência da demissão do jornalista Pedro Rosa Mendes da RDP após uma crónica muito crítica da instrumentalização da RTP ao serviço do Ministro dos Assuntos Parlamentares e do poder económico e político angolanos, denunciámos, como muitos outros, o acto de censura que se estava a assistir", pode ler-se no requerimento do BE.


* Como cidadã não me preocupa a demissão da direcção da RDP. O que me preocupa é um ministro que leva a Luanda um programa do canal público de televisão, com o propósito específico de "engraxar" a ditadura angolana e dói-me que a Fátima Campos Ferreira tenha colaborado na palhaçada.


.

Sem comentários: