22/02/2012





HOJE NO
"DESTAK"

Bióloga portuguesa descobre o animal
. terrestre mais profundo do mundo

Insetos primitivos, sem asas e sem olhos, que vivem em total escuridão na gruta mais profunda do mundo, são a mais recente descoberta da bióloga portuguesa Sofia Reboleira.

"A descoberta de vida a semelhante profundidade lança novas luzes sobre a forma como olhamos para a vida na Terra", disse à Lusa a bióloga Sofia Reboleira que, juntamente com Alberto Sendra (do Museu Valenciano de História Natural), descobriu mais quatro novas espécies para a ciência.

São diminutos insetos, desprovidos de asas de olhos, "que vivem na gruta mais profunda do mundo, em total escuridão"e que há milhões de anos desenvolvem mecanismos de adaptação que lhes permitem viver a grandes profundidades.


*Ana Sofia Reboleira, (Caldas da Rainha,1980) é uma conceituada bióloga portuguesa licenciada, mestre e doutoranda pela Universidade de Aveiro. Especializada em Biologia subterrânea, já publicou diversos artigos científicos, dando a conhecer novas espécies para a Ciência.

Desde 2004 que Sofia Reboleira passa largas temporadas em instituições científicas no estrangeiro, como na American University (USA), Universidade de La Laguna, Universidade de Alcalá, Universidade de Barcelona, Consiglio Nazionale delle Ricerche (Itália) e Estação Biológica de Roscoff (França).

É espeleóloga, e seu gosto pela exploração de grutas aliado à sua formação académica foram essenciais para ditar a sua especialização em fauna subterrânea. Actualmente é presidente do Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro e membro da Sociedade Internacional de Biologia Subterrânea, tendo desenvolvido funções de implementação e desenvolvimento da Comissão Europeia de Protecção de Cavidades da Federação Europeia de Espeleologia.

Participa regularmente em expedições espeleológicas para distintas partes do mundo, sendo a única pessoa de nacionalidade portuguesa a ir à gruta mais profunda do mundo - Krubera-Voronya - situada no Cáucaso ocidental.

O seu trabalho inédito tem sido alvo de grande interesse por parte da comunicação social, desde a imprensa especializada em temas de natureza à televisão nacional e internacional.

Foi editora convidada, da secção de Sociedade e Ciência, na edição comemorativa dos 148 anos do Diário de Notícias (Portugal), uma edição histórica com a direcção de Gonçalo M. Tavares.



** A GRUTA MAIS PROFUNDA DO MUNDO
A Caverna Voronya (também conhecida como Krubera-Voronia) é a caverna conhecida mais funda no mundo. É localizada no Maciço Arabika, na Abecásia, na região do Cáucaso. A diferença de altura na caverna é 2,140 (± 9) metros. A mesma caverna marcou o recorde prévio para profundidade a 1,710 metros em 2001 por um time russo-ucraniano. Em 2004 a profundidade penetrada foi aumentada a cada de três expedições. Àquele ponto cruzou o time ucraniano a -2000 m marcados pela primeira vez na história da espeleologia. Em outubro de 2005, uma parte nova, inexplorada foi achada pela equipe Cavex, e a caverna foi conhecida mais fundo ainda. Esta expedição confirmou a profundidade da caverna que é agora -2,140 (± 9) metros.

História da exploração
Os eventos principais na exploração desta caverna, estão descritos a seguir:

* 1960: Exploradores georgianos. Acharam a caverna e então exploraram a -180 metros.
* Meados dos anos 80: Clube de Kiev. A caverna foi explorada até -340 metros.
* Agosto de 1999: Time ucraniano do Segundo Escalão. Eles acharam uma "janela" (dentro da caverna) a -230 metros que os conduzia a -700 metros no salão 'Non-Kuibyshevskaya', uma filial para -490 metros.
* Agosto de 2000: Segundo time do Escalão continuou a exploração até -1200 metros.
* Setembro de 2000: UkrSA e time de MTDE continuaram a exploração até -1410 metros.
* Janeiro de 2001: UkrSA e time da Cavex. Exploraram uma janela a -1350 metros, onde foram conduzidos para um fossa a -1430 metros. Então uma passagem lateral a -1420 metros os conduziu a -1710 metros.
* Agosto de 2003: Cavex e Clube de Kiev. Uma fossa a -1440 metros (também conhecida como Fossa 1) foi passada e foi conduzindo a passagens novas à profundidade de -1660 metros.
* Julho de 2004: A equipe Cavex emparelham. Continuando até um fossa nova a -1810 metros.
* Agosto de 2004: Equipe UkrSA. Passagem lateral a -1660 metros conduzindo-os para outra fossa a -1824 metros.
* Outubro de 2004: Equipe UkrSA. Continuaram descendo a -2080 metros. Foi a primeira vez na história da espeleologia que esse time cruzou -2000 metros em uma caverna.
* Fevereiro de 2005: Equipe UkrSA. Por um fossa na marca de -1980 metros foi passada.
* Julho de 2005: Equipe Cavex. Continuando 160 metros abaixo, e passando a fossa a -1980 metros, foram conduzidos a uma profundidade atual nova de -2140 metros que são para o momento o maior registro mundial. Durante esta exploração foram passados por 3 fossas debaixo de -2000 metros

WIKIPÉDIA


.

Sem comentários: