20/01/2012


HOJE NO
"PÚBLICO"
Parlamento Europeu
UE quer reduzir para metade 
o desperdício de alimentos até 2025

O Parlamento Europeu aprovou hoje um relatório pedindo à Comissão Europeia que tome medidas urgentes para reduzir para metade o desperdício alimentar até 2025.

Na União Europeia, de acordo com dados apresentados pelos eurodeputados, são anualmente desperdiçados cerca de 50% dos alimentos em condições comestíveis.

Segundo números da Comissão Europeia, a produção anual de resíduos alimentares nos 27 Estados-membros da União Europeia (JE) ascende a cerca de 89 milhões de toneladas, isto é, 179 quilogramas por pessoa, e se não se tomarem medidas preventivas adicionais o volume global de desperdício alimentar atingirá, em 2020, 126 milhões de toneladas, ou seja, um aumento de 40%.

“Nesta mesma UE vivem 79 milhões de pessoas abaixo do limiar de pobreza, 16 milhões das quais recebem ajuda alimentar através de instituições de beneficência”, relembram os eurodeputados, que propõem, por exemplo, a etiquetagem com duplo prazo de validade (data-limite de venda e data-limite de consumo) e a modificação do tamanho das embalagens para ajudar os consumidores a comprar a quantidade adequada.

“O desperdício de alimentos representa um problema ambiental e ético e tem custos económicos e sociais, o que coloca desafios no contexto do mercado interno, tanto para as empresas como para os consumidores”, sublinha a resolução hoje aprovada em sessão plenária em Estrasburgo, França.


* NA EUROPA HÁ 79 MILHÕES DE POBRES
Em todo o mundo há milhões de pessoas que nunca tiveram ou vão ter uma lâmpada ou uma torneira que fosse ou seja  sua. Em todo o mundo há milhões de pessoas que não bebem um copo de água potável por dia e também milhões que não ingerem alimentos todos os dias.
Os dirigentes europeus deviam sentir-se muito envergonhados por neste século ainda abordarem o problema do desperdício alimentar, deviam ter insónias diárias nos seus leitos de luxo,  deviam ter tremuras nas pernas ao acordar,  por não terem feito nada pela humanidade no dia anterior. Parte da solução para resolver o problema é prescindirmos destes dirigentes, têm de existir pessoas mais humanamente qualificadas.

ODIAR ESTES DIRIGENTES NÃO É CRIME


.

Sem comentários: