HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Combustíveis voltam a subir
na próxima semana
Abastecer o depósito volta a ficar mais caro a partir de segunda-feira.
O comportamento dos mercados antecipa uma subida dos preços dos combustíveis na próxima semana.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais. E tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, nas duas últimas semanas ambos subiram 5,8% e 6%, respectivamente, antecipa-se um aumento dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.
"Os aumentos serão, no entanto, menos acentuados" que esta semana, disse ao Económico fonte do sector, "com uma subida mais acentuada para o gasóleo do que para a gasolina".
O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,634 euros enquanto o do gasóleo vale 1,489 euros. Para o gasóleo é o valor mais elevado de sempre, enquanto a gasolina está a 1 cêntimo do máximo histórico registado em Maio do ano passado.
As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o nono mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 13ª posição no 'ranking' dos 27 países do espaço comunitário.
* Assim vai o cartel das octanas...
.
Sem comentários:
Enviar um comentário