14/11/2011


HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Aumento das portagens 
é boa notícia para a Brisa
A concessionária vai compensar a previsível
perda de tráfego com a subida dos preços 
das portagens, sublinha o CaixaBI.

O aumento de 4,36% das portagens em 2012, que corresponde ao valor da inflação em Outubro, é uma notícia positiva para a Brisa, considera o “research” do CaixaBI. Já o Espírito Santo Investment Bank estima tarifas mais elevadas na principal concessão da Brisa, uma vez que o IPC foi superior ao que os analistas do banco projectavam.

Recorde-se que, na sexta-feira, a Lusa avançou que os preços das portagens nas auto-estradas e SCUT que passem a ser portajadas vão aumentar cerca 4,36% em Janeiro. No mesmo dia, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou os valores do IPC e revelou que que a inflação homóloga, excluída do valor da habitação no Continente, foi de 4,36%.

A fórmula que estabelece como é feito o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei nº 294/97 e estabelece que o aumento a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no Continente conhecida até dia 15 de Novembro do ano anterior, data em que os concessionários devem comunicar ao Governo as suas propostas de aumentos dos preços, recordou a Lusa.

“Este será assim o referencial do aumento para o próximo ano, a menos que o governo, à semelhança do que fez este ano, crie legislação específica que impeça a aplicação do decreto-lei”, referiu a agência noticiosa.

Hoje, na nota de análise de Helena Barbosa, o CaixaBI sublinha que a notícia do aumento de 4,36% das portagens no próximo ano é positiva.

“De acordo com o contrato de concessão revisto, as portagens na rede Brisa aumentam 100% do valor da inflação apurado, sendo que 91,5% são para a Brisa e os restantes 8,5% são receita da empresa Estradas de Portugal”, refere o “research”.

Segundo a mesma nota de análise, “o próximo ano prevê-se muito difícil em termos da evolução do tráfego dado o enquadramento económico de Portugal e as medidas de austeridade que estão a ser tomadas. Desta forma o aumento das portagens em 4,36% permite limitar a queda estimada para o tráfego”.

O Espírito Santo Investment Bank, por seu lado, sublinha que o IPC de Outubro foi superior à sua estimativa de 2,87%, “o que deve fazer subir as tarifas da principal concessão da Brisa, em 2012, acima das nossas projecções”.

“Recordamos que os preços das portagens são actualizados de acordo com o IPC (sem valor da habitação) de Outubro do ano anterior”, diz ainda o “research” assinado por Nuno Estácio e Rui Dias.
A Brisa segue a ceder 0,04% para 2,33 euros.


* A Administração da Brisa regozija-se por os portugueses que viajam nas estradas que concessiona irem pagar mais. Felizmente, haja alguém que festeje mais um sacrfício imposto aos portugueses.


.

Sem comentários: