21/11/2011



HOJE NO
"DESTAK"

UNESCO
Congresso em Sintra recebe 
145 cidades património mundial

As alterações climáticas nos locais classificados pela UNESCO são o tema central do XI Congresso Mundial da Organização das Cidades Património Mundial, que vai juntar em Sintra, a partir de terça-feira, 145 cidades classificadas.
O município de Sintra e a Organização das Cidades Património Mundial apresentaram hoje o tema do XI congresso, onde pretendem ver discutidas as consequências das alterações climáticas nos locais classificados pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como património mundial.

Segundo o secretário-geral Organização das Cidades Património Mundial, Denis Ricard, o objetivo deste evento é juntar as cidades classificadas para discutir e tentar encontrar ferramentas para reagir às alterações climáticas.

"Esta é uma questão que muito nos preocupa, simplesmente porque as cidades património mundial em todo o mundo foram construídas em tempos em que as alterações climáticas não eram uma preocupação. Hoje, algumas estão mais vulneráveis às alterações climáticas e o que temos que tentar fazer é desenvolver ferramentas para reagir", disse o responsável à agência Lusa.

Segundo Denis Ricard, neste momento não há cidades património mundial em risco de perder a classificação da UNESCO.

"É por isso que estamos a atuar agora. Não queremos chegar ao ponto em que estes locais podem perder a classificação, especialmente porque não conseguem controlar a poluição [e as alterações climáticas] e seria injusto perderem esse titulo por algo que não conseguem controlar", adiantou.

O XI Congresso Mundial da Organização das Cidades Património Mundial vai juntar 348 participantes - entre presidentes de câmara, jornalistas e especialistas - de 145 cidades classificadas de 70 países.

Sintra foi eleita anfitriã do XI congresso na cidade de Quito, no Equador, em setembro de 2010, durante a X reunião da organização.

Segundo o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, "é uma honra receber tanta gente de tanta parte do mundo e é especialmente muito honroso para Portugal que o tema seja um tema tão atual".

"Mesmo neste tempos difíceis, nesta semana Sintra vai-se projetar e vai levar a nossa capacidade de sermos tão acolhedores. Mostra que Sintra tem presença nos fóruns internacionais", disse o autarca.

O Congresso realiza-se de 22 a 25 de novembro e, durante o evento, será eleita a cidade que vai organizar o congresso em 2013.

A Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada em 1991, que integra 227 cidades de todo o mundo e atua junto das Nações Unidas, da UNESCO, do Banco Mundial e do Conselho da Europa com o objetivo de colaborar com estas entidades no sentido de preservar as cidades históricas.

A OCPM organiza, de 2 em 2 anos, desde 1993, um congresso mundial subordinado a diferentes temas que se prendem à gestão e reabilitação de Cidades Património Mundial.


* Há autarcas que olham mais para o "património" do que para a sua cidade, em todo o mundo.


.

Sem comentários: