20/10/2011


HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Alta velocidade com luz verde

"Totalmente satisfatório." É assim que Bruxelas classifica o investimento nacional nas linhas ferroviárias de "alta prestação", com velocidades entre os 200 e 250 km/hora. O Governo tem de apresentar uma alternativa ao projecto inicial de alta velocidade, mais conhecido por TGV, para não perder 1,3 mil milhões de euros em fundos comunitários.

O Governo já tinha anunciado a autorização de Bruxelas para aplicar fundos de 382 milhões de euros do TGV na ligação ferroviária em bitola europeia, dos portos portugueses para Espanha e daí para o centro da Europa.

"À volta dos 200/250 quilómetros por hora também é alta velocidade e, em termos europeus é totalmente satisfatório", disse ontem o comissário europeu para os Transportes, Siim Kallas, citado pela Lusa, uma conferência de imprensa em que apresentou a parte relativa aos transportes do plano ‘Interligar a Europa’.

"Temos de ser realistas, um comboio que circula a 200/ 250 quilómetros por hora percorre mil quilómetros em cinco horas", argumentou o comissário europeu, acrescentando que Portugal "está pronto para desenvolver estas ligações ferroviárias mais rápidas e confortáveis". Por isso, Bruxelas está muito satisfeita "com este compromisso". O projecto ‘Interligar a Europa’ irá investir um montante de 31,7 milhões de euros para melhorar as infra-estruturas de transportes da Europa, nomeadamente a rede Atlântica, que liga por comboio o porto de Sines a Espanha.


* Do autoritarismo para com os portugueses até à flexibilidade com os lobbies que a Europa impõe, este governo tem um excelente jogo de cintura.

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