HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Seda de aranha pode criar homens
à prova de bala
A artista holandesa Jalila Essaïdi criou um material super-resistente a partir da mistura de seda de aranha com pele humana. O tecido ajuda à regeneração da pele e dos ossos e é capaz de parar uma bala, a metade da sua velocidade normal.
O trabalho original de Essaïdi é um vídeo que mostra o tecido a ser testado com um tiro. A artista, em conjunto com o biólogo celular Abdoelwaheb El Ghalbzouri, descobriu o possível sucessor do Kevlar, uma fibra sintética utilizada, por exemplo, nos coletes à prova de bala. A nova técnica pode, ainda, ser aplicada na medicina.
"A seda da aranha é três vezes mais forte do que o Kevlar. Para os coletes à prova de bala são necessárias 33 camadas de Kevlar. Se utilizarmos mais camadas de seda de aranha, pode ser mais eficaz parar uma bala", disse El Ghalbzouri, à Reuters.
O biólogo e a artista vêm, no entanto, mais potencial na mistura de pele e de seda quando se trata do desenvolvimento de enxertos de pele em pacientes com queimaduras.
"As células humanas parecem aderir bem à seda da aranha, mas são necessárias mais pesquisas", disse, ainda, El Ghalbzouri. "A seda de aranha pode ser um bom apoio para a regeneração óssea, bem como de cartilagens, tendões e ligamentos", acrescentou.
Graças à sua força e elasticidade o tecido pode, também, ser utilizado no fabrico de pára-quedas.
O material desenvolvido pela holandesa já está a suscitar curiosidade no mundo dos apaixonados pela arte.
Um coleccionador de arte belga e admirador fervoroso de Essaïdi, Geert Verbeke, quer um ter um enxerto desta criação no seu braço, ainda este ano.
"Liga a ciência, natureza e arte. Se colocar a arte que Jalila fez no meu braço, então vou tê-la sempre comigo", disse Verbeke.
* À atenção do sr. ministro das Finanças; este novo tecido será bom para tapar o buraco da dívida?
NR: Vídeo retirado do You Tube
.
Sem comentários:
Enviar um comentário