HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Estádio de Leiria penhorado pelo Fisco
A Direcção-Geral dos Impostos penhorou o estádio municipal de Leiria, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara, Raul Castro.
Em causa está uma dívida que ronda os quatro milhões de euros relativa ao pagamento do imposto sucessório.
"A Lerisport [empresa municipal] foi notificada, fez-se uma reclamação graciosa que não foi atendida e avançámos agora para a impugnação judicial", explicou o autarca.
É, por isso, sublinha, expectável que "as Finanças tenham realizado a penhora em função da dívida, enquanto decorre todo o processo".
Raul Castro adiantou que esta situação não compromete a venda do estádio de Leiria, cuja hasta pública esteve agendada para 22 de Setembro, mas que foi adiada -- para data ainda não conhecida - para cumprir "formalismos legais".
A situação remonta a 2003, quando foi feita uma escritura de doação do direito de superfície dos terrenos onde está o estádio a favor da empresa municipal Leirisport.
Em Fevereiro deste ano, o presidente da Câmara de Leiria explicou que "sendo gratuita [a doação], está sujeita a imposto sucessório", mas que a situação poderia ter sido ultrapassada "com a venda simbólica por um euro".
Outra alternativa seria o pedido de excepção ao Ministério das Finanças, dado que o estádio integrava um projecto nacional, o Campeonato Europeu de Futebol que se realizou em 2004.
A situação foi detectada em 2006 no decurso de uma inspecção tributária à empresa municipal Leirisport.
Na sequência da inspecção, o fisco aplicou "algumas contra-ordenações", tendo sido pagos em 2008 mais de 20 mil euros em coimas.
Da dívida de quatro milhões de euros que as Finanças exigem liquidação, 600 mil respeitam a juros.
* Está a aparecer a tromba do elefante branco chamado Euro 2004
.
Sem comentários:
Enviar um comentário