...poupe, não faça das férias
o pesadelo do futuro
o pesadelo do futuro
COMPRE JORNAIS
Advogados dominam lista de "juízes"
da arbitragem tributária
da arbitragem tributária
Lista de 92 árbitros tem 79 juristas e
13 especialistas em gestão ou economia
13 especialistas em gestão ou economia
Os advogados dominam a lista dos futuros "juízes" da arbitragem fiscal. O novo sistema para a resolução alternativa de litígios no sector tributário, oficialmente em vigor desde o início deste mês, conta com um grupo de 92 árbitros, a quem competirá tomar decisões em conflitos que oponham a administração fiscal aos contribuintes.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Imposto sobre os lucros.
Banca pagou menos de 3% da receita total
A factura fiscal do sector bancário foi mais leve em 2010. No total, entre IRC, derrama, tributações autónomas e encargos de exploração - que inclui o imposto de selo, o IVA e o IMI - a banca registou, no ano passado, uma carga fiscal de 466 milhões de euros, menos 24% face aos 617 milhões pagos ao Estado em 2009.
O corte foi mais acentuado no IRC, segundo o relatório anual da Associação Portuguesa de Bancos (APB), divulgado ontem.
A estimativa da associação, presidida por António de Sousa, considerou 27 das 33 instituições financeiras nesta análise. "Estima-se que o valor total de IRC (imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas) a pagar ao Estado pelas instituições venha a situar-se em cerca de 121 milhões de euros em 2010", contra 328 milhões em 2009. Este valor representa menos de 3% da receita total de IRC cobrada em 2010 e que atingiu os 4591 milhões de euros, segundo dados provisórios da Direcção Geral de Orçamento.
Apesar do recuo de 63% nos impostos entregues, esta carga corresponde a uma taxa efectiva de IRC estimada em 25,6%, superior aos 24,4% de 2009.
A queda nos impostos pagos pelo sector explica-se pela redução dos resultados da actividade, mas também por causa dos créditos e benefícios fiscais registos sobre impostos futuros que subiram devido ao agravamento de taxa de IRC. O efeito será contudo temporário e deve inverter-se já este ano em que entra em vigor a nova taxa sobre o passivos dos bancos.
Nas suas contas, a APB considera os valores estimados para a matéria colectável em 2009 e 2010, apurada a partir do resultado antes de impostos e das variações patrimoniais. Antes de impostos, a banca lucrou 955 milhões de euros em 2010, menos 38% face ao resultado de 1.533 milhões de 2009.
"i"
à rasca
Pedidos de ajuda de famílias endividadas
sobem 38,7 por cento no primeiro semestre
Há cada vez mais famílias a recorrer à Deco para resolver problemas financeiros. Só no primeiro semestre de 2011, a associação de defesa do consumidor recebeu quase 11 mil pedidos de ajuda, o que significou um aumento de 38,7 por cento face ao mesmo período do ano passado. Destes, 2112 resultaram na abertura de processos de acompanhamento, entre Janeiro e Junho. Um número que ultrapassa largamente os casos seguidos no mesmo período de 2010.
De acordo com dados cedidos ao PÚBLICO, foram recebidos 10.753 contactos nos primeiros seis meses do ano - mais 2998 do que em 2010. "É uma subida significativa, que está muito relacionada com o panorama económico do país e, de uma forma mais concreta, com as consequências de situações de desemprego, por exemplo", referiu Natália Nunes, coordenadora do Gabinete de Apoio aos Sobreendividados (GAS).
Apesar de quase 11 mil famílias terem contactado a associação, foram abertos apenas 2112 processos, entre Janeiro e Junho. "Há muitos que já estão numa situação muito avançada, sem possibilidade de reequilíbrio, e outros já passaram para a via judicial. Também não aceitamos casos em que o sobreendividamento é causado pela própria pessoa e não por factores imprevistos, como doença", explicou.
"PÚBLICO"
apenas desporto
Gymnaestrada: 1.350 portugueses rumo à Suíça
Entre 10 e 16 de julho Lausanne, na Suíça, acolherá mais de 20 mil ginastas, com média de idade 30 anos e oriundos de 55 países. Esta é a terceira vez na história das Gymnaestradas (14 edições) em que a Suíça é anfitriã do maior evento não competitivo do Mundo – a primeira ocasião foi em 1969 (Bâle) e a segunda vez em 1982 (Zürich).
Os 1.350 portugueses que compõem a Delegação Portuguesa estão em contagem decrescente para a viagem rumo a Lausanne (Suíça) onde este domingo (10 de julho) terá lugar a cerimónia de abertura da 14.ª Gymnaestrada Mundial – evento da Federação Internacional de Ginástica e organizado pela Federação de Ginástica da Suíça.
"RECORD"
bárbaros à solta
Só 6 em mais de mil 'hooligans'
proibidos de ir aos estádios
A PSP alertou sobre o incumprimento da lei para conter a violência nos jogos e sobre o custo avultado para o erário público.
Dos mais de mil adeptos classificados de risco pela PSP, apenas seis foram impedidos de entrar nos estádios de futebol em 2010.
Estes adeptos, a maioria integrada nas claques dos três grandes da Liga, mereceram esta designação pelo facto de terem sido identificados, alguns detidos, por envolvimento em incidentes violentos antes, durante ou depois dos jogos.
O abismo entre a realidade na violência do futebol e o castigo que em Portugal se aplica aos hooligans foi a base essencial da discussão no seminário, ontem realizado pela PSP, "Estádios de Sítio".
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
pior é difícil
PSI 20 perdeu 212 milhões de euros por hora
A bolsa portuguesa foi a pior do mundo na sessão de ontem
Cerca de 212 milhões de euros por hora de negociação. Foi quanto a bolsa portuguesa perdeu em termos de capitalização bolsista durante o dia de ontem. Tratou-se da sessão mais dramática desde Maio do ano passado.
Os números de ontem são negros: o PSI 20 tombou 3,03%, com todos os títulos que o compõem a registarem desvalorizações. A queda percentual pode ser trocada em euros. As fortes perdas que se fizeram sentir levaram o PSI 20 a perder 1.694 milhões de euros em termos de capitalização bolsista, só no dia de ontem. Um desempenho que colocou a bolsa portuguesa num pódio que ninguém ambicionaria atingir: o de pior índice bolsista mundial.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
finança sórdida????
Próxima vítima é a Irlanda
A Irlanda poderá ser a próxima vitíma das agências de rating. O analista irlandês Alan McQuaid, fala em interesses escondidos por detrás destes cortes. 'Pode ser hoje ou amanhã ou podem esperar mais alguns meses para ver o que os números mostram', afirmou Alan McQuaid, economista chefe da corretora Bloxham, baseada em Dublin. McQuaid explica que o problema da Irlanda é a grande dívida aliada aos bancos mas referiu o 'forte modelo de exportações, melhor que o da Grécia e Portugal', Este analista irlandês questionou ainda o 'timing, mesmo antes da emissão de títulos de dívida', para a Moody’s anunciar a descida do rating de Portugal, na terça feira. 'Aconteceu o mesmo com a Irlanda no clímax da crise', relembrou. Apesar da Irlanda ter verificado melhorias, o facto dos consumidores gastarem pouco retrai a economia.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
de mal a pior
Agência Moody's baixou "rating"
a quatro bancos portugueses
A agência internacional Moody"s baixou o "rating" da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Espírito Santo (BES), Banco Comercial Português (BCP) e Banco Internacional do Funchal (Banif), segundo um comunicado distribuído hoje pela agência.
De acordo com o documento hoje distribuído, o BES e a CGD desceram dos níveis de Baa1 para Ba1, enquanto o "rating" do BCP e do Banif passaram de Baa1 para Ba2.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
a criar o futuro
Proposta de alteração de estatutos
aprovada em Conselho Leonino
aprovada em Conselho Leonino
O Conselho Leonino, reunido até de madrugada, discutiu e aprovou por maioria a proposta de alteração de estatutos que será submetida à apreciação dos sócios, em Assembleia Geral, no dia 22 ou 23 deste mês.
A reunião do órgão consultivo dos leões demorou cinco horas e terminou já perto das três da manhã, com a proposta de alteração dos estatutos elaborada por uma comissão especialmente criada para o efeito a ser discutida amplamente e existindo propostas para ligeiras alterações em alguns pontos.
A proposta de alteração de estatutos preconiza, entre outros itens, a descentralização do voto e mexe na relação número de votos/anos de filiação.
Mudanças nos estatutos carecem de aprovação em Assembleia Geral de 75 por cento dos votos, pelo que o Conselho Directivo vai agora proceder a sessões de esclarecimento no sentido de clarificar todos os pontos que serão submetidos à apreciação dos sócios.
"A BOLA
.
.
qualidade
Doenças cardiovasculares com centro de excelência
O Centro Hospitalar de Leiria-Pombal (CHLP) implantou no ano passado 210 pacemakers, revelou ontem o director do Serviço de Cardiologia, João Morais.
O médico, que falava a propósito do 1º Encontro Internacional de Cardiologia do CHLP, que começa amanhã na Batalha, adiantou que o serviço pelo qual é responsável "prevê levar a cabo cerca de 12 mil actos médicos" durante este ano.
"O nosso objectivo é criar um pequeno centro de excelência na área do tratamento das doenças cardiovasculares na região de Leiria, para que os doentes não precisem de se deslocar para os grandes centros". No encontro serão debatidos diversos temas, entre eles a insuficiência cardíaca e os novos fármacos.
"CORREIO DA MANHÃ"
Sem comentários:
Enviar um comentário