25/07/2011



HOJE NO
" CORREIO DA MANHÃ"



Nuno Crato recebeu novo “herói nacional”
"Este resultado é inacreditável e estamos aqui para o receber como se recebem os futebolistas, ele é um herói nacional". Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência, fez questão de receber e abraçar ontem, no aeroporto de Lisboa, Miguel Santos, de 16 anos, primeiro medalha de ouro português nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. À chegada de Amesterdão, os seis elementos da equipa, que venceu ainda duas medalhas de bronze, tinham familiares à espera, com faixas de apoio.
"Isto foi um bocado inesperado, mas foi o resultado de muito trabalho", disse Miguel Santos, aluno do 10º ano na Escola Secundária de Alcanena, frisando que "todos os resultados de Portugal se devem sobretudo ao projecto Delfos" da Universidade de Coimbra, cujos professores preparam os jovens para as provas.
Raúl Penaguião, 18 anos, da Secundária de Santa Maria (Sintra), obteve o bronze. Questionado pelo CM sobre quem o inspirou, não hesitou: "O Miguel [Santos]. Só tem 16 anos, mas muita intuição e grandes ideias". De bandeira portuguesa na mão, Ana Vale, mãe de Raúl, criticou o sistema de ensino. "Os programas das escolas são muito rígidos e desmotivam estes alunos, que já estão muito à frente. Sem o Delfos, não conseguiriam", disse. Nuno Crato, que em 2010 recebeu a equipa como presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, afasta estes dos resultados no resto do País: "Entre os melhores, conseguimos estes resultados extraordinários, que traduzem o esforço de muita gente. Já os resultados nacionais deixam muito a desejar, há muito por fazer". À margem da recepção, Crato confirmou que apresenta esta semana aos sindicatos de professores uma proposta de novo modelo de avaliação.


* Não é futebol, é campeão olímpico de matemática e tem o ministro à sua espera, estamos em Portugal?


.

Sem comentários: