...e prepare-se
para ser aldrabado
para ser aldrabado
COMPRE JORNAIS
o sexo não prejudica
FMI vai aprovar ajuda
O diretor interino do Fundo Monetário Internacional, John Lipsky, assegurou às autoridades portuguesas que, apesar da detenção de Dominique Strauss-Khan, o pacote de ajuda a Portugal será aprovado sem alterações.
De acordo com uma fonte ligada ao processo, a garantia do até agora «número dois» de Strauss-Khan foi de que a situação em que se encontra o diretor do FMI 'não vai alterar a decisão a ser tomada na sexta-feira',
O conselho de administração do FMI mantém na sua agenda para sexta-feira, às 15h00 de Washington (20h00 de Lisboa), a aprovação formal do pacote de ajuda a Portugal, negociado com Lisboa ao longo das últimas semanas, no valor de 26 mil milhões de euros.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
e Lisboa e Almada???
Fusão de Porto e Gaia soma adeptos
mas divide no timing
Propostas incluem outros concelhos como Matosinhos
e um referendo junto das populações
A fusão de Porto e Gaia está na ordem do dia. Antigos e actuais autarcas apoiam a ideia, tal como outras figuras do distrito. Querem um referendo e incluir mais concelhos. O timing divide. Para Luís Filipe Menezes, não é este o momento. Fernando Gomes discorda.
A proposta de juntar Porto e Gaia não é de hoje. Mas, ao prever a redução "significativa" de autarquias, o memorando de entendimento com a "troika" relançou a discussão. E, apesar dos adeptos da fusão a considerarem natural, há quem encare as orientações do exterior como uma oportunidade.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
o fim de protagonismos serôdios
Estrela da Amadora
Instalações à venda em hasta pública
As instalações do Estrela da Amadora estão à venda em hasta pública pelo preço base de 6,9 milhões de euros. A 8 de Fevereiro deste ano, o Tribunal do Comércio de Sintra considerou o clube da Reboleira insolvente.
A data de início das propostas para a aquisição das instalações está agendada para dia 26 deste mês. Além do Estádio José Gomes, também estão à venda as instalações de apoio, balneários e a sala do bingo.
O estádio e o terreno contíguo ao José Gomes estão avaliados em 3.447.938 euros, mas só podem ser vendidos em conjunto. E, de acordo com o Plano Director Municipal da Amadora, as instalações estão obrigadas a manter o cariz de área desportiva.
A liquidação do Estrela da Amadora foi aprovada pelo Tribunal do Comércio de Sintra, após um plano de recuperação do clube da Reboleira ter sido chumbado pelos credores.
"A BOLA"
.
mais uma do (des)governo
Correios cortam serviço à GNR
Militares de cinco comandos da GNR (Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre) não puderam ontem enviar correspondência nos balcões dos CTT. A empresa alegou um atraso no pagamento por parte da GNR, mas esta promete resolução do problema em 48 horas.
A GNR paga o envio de correspondência aos CTT através de uma avença mensal. "Enviam-se documentos, notificações e outra correspondência", explicou uma fonte. Desde ontem, no entanto, que em vários pontos do País esse envio é impossível. Em Viseu, soube o CM, os CTT avisaram a GNR de que não iriam entregar mais nenhuma carta desta força de segurança até que a avença fosse paga. Em Portalegre, outro dos comandos afectados, ficaram por enviar inúmeros autos de contra-ordenação. O tenente-coronel Costa Lima, da GNR, nega a existência de uma dívida, falando em "falta de liquidez".
"O sistema dos CTT não detectou o pagamento da GNR. Houve situações em alguns pontos dos comandos de Porto, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Portalegre". "Nenhuma correspondência vital para a GNR foi barrada. O problema resolver-se-á em 48 horas", explicou o porta-voz da GNR. José Alho, presidente da ASPIG, disse ao CM que esta situação faz parte do "alerta deixado pelo comandante-geral". "A situação está nos limites", concluiu.
"CORREIO DA MANHÃ"
66% para maioria
de empregadores sem escrúpulos
de empregadores sem escrúpulos
Indemnizações para despedir serão até
10 dias por cada ano de trabalho
Bruxelas diz que indemnizações
por despedimento vão cair para um terço
O valor das indemnizações por despedimento vai cair dos actuais 30 dias de salário por cada ano trabalhado para menos de dez, afirmou ontem ao Negócios fonte oficial da Comissão Europeia.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
e não se pode exterminá-los...
Portugal e Espanha ainda são importantes
portas de entrada de droga
Portugal e Espanha continuam a ser importantes portas de entrada de droga na Europa, apesar da mudança drástica das rotas para a África Ocidental, alerta o diretor adjunto de operações da Europol.
"Infelizmente, Portugal e Espanha ainda estão nas rotas, devido às suas extensas áreas de costa e os grandes portos", com os grupos de narcotráfico a usar pequenos barcos e aviões, disse Troels Oerting, em declarações à agência Lusa, à margem do "Simpósio Transatlântico sobre Desmantelamento das Redes Ilícitas Transnacionais", a decorrer em Lisboa.
A rota do narcotráfico "mudou drasticamente para a África ocidental, que é hoje a maior plataforma de passagem de drogas", mas "a Península Ibérica é ainda uma área muito importante para as entradas de cocaína e cannabis", afirmou este responsável da Europol.
A maior preocupação, contudo, é o envolvimento de grupos terroristas do norte de África nas redes internacionais de crime organizado.
"Não sabemos até que ponto vai o envolvimento destes grupos terroristas, mas é uma preocupação da Europol olhar para esta área", frisou Troels Oerting, um dos oradores no simpósio que decorre em Lisboa até quinta-feira.
Outra tendência observada pelo Serviço Europeu de Polícia (Europol) é que "algum do transporte de droga mudou para a zona Este do Mediterrâneo", com a heroína vindo por exemplo do Afeganistão para a Turquia, num processo em que depois entram os grupos da África Ocidental que trocam cocaína por heroína.
"i"
mas não havia 100 desempregados???
Ministra anuncia que mais 40 médicos
colombianos "estão a chegar" a Portugal
"Estão a chegar mais 40 médicos colombianos ao nosso país, que serão distribuídos pelas zonas do país mais carenciadas, nomeadamente no Alentejo, zona Centro e também em Lisboa", adiantou a ministra. Ana Jorge fez um balanço positivo da presença em Portugal dos 42 médicos colombianos, a trabalhar em 18 centros de saúde há um mês.
"O balanço é extremamente positivo, porque permitiu que muitos doentes tenham tido acesso a um médico e a às devidas consultas, no entanto, o melhor balanço quem o pode fazer são os próprios utentes", afirmou.
A chegada dos clínicos gerou críticas por parte da Ordem dos Médicos (OM) e dos sindicatos do sector, que acusam os médicos de não terem a especialidade de Medicina Geral e Familiar. As críticas foram refutadas pela ministra da Saúde, Ana Jorge, que assegurou que os médicos colombianos "têm capacidade para trabalhar" e lembrou que muitos clínicos portugueses exercem as mesmas funções sem terem a especialidade.
"Nós sabemos que estes médicos não são médicos de família, mas fizeram os exames e a sua qualidade profissional foi reconhecida pela Ordem dos Médicos", disse na altura Ana Jorge, lembrando que a contratação de colombianos é uma forma de colmatar a falta de profissionais provocada pelos baixos "numerus clausus" de acesso à universidade no passado e o elevado número de reformas registadas em 2010 que levou o Ministério da Saúde a "procurar médicos com contrato por três anos".
"PÚBLICO"
estamos em crise???
Trinta e dois voos previstos
entre o Porto e Dublin
entre o Porto e Dublin
A ANA - Aeroportos de Portugal tem esta quarta-feira 32 voos previstos entre Porto e Dublin, palco da final da Liga Europa entre o FC Porto e o Sporting de Braga, revela a empresa no seu site.
A primeira final de uma competição europeia entre duas equipas portuguesas realiza-se a partir das 19 e 45 na Arena de Dublin.
Desses 32 voos previstos, entre as 6 e 15 e as 11 e 45, dois foram cancelados.
A Agência Lusa tentou contactar a ANA para determinar o motivo dos cancelamentos, mas até ao momento não obteve resposta.
Na terça-feira já se tinha registado um ligeiro aumento do número de voos em relação ao normal, com a realização de sete ligações entre o Porto e Dublin, e para quinta-feira estão previstos apenas dois voos.
"RECORD"
restauração solidária
Mais de 2500 refeições
dadas a famílias carenciadas
Num mês e meio, a campanha Direito à Alimentação já distribuiu mais de 2500 refeições. A maioria dos beneficiários são desempregados que não têm rendimentos para pagar a alimentação ou pessoas que não conseguem preparar as suas refeições por motivos de saúde.
Há até restaurantes que já deram emprego a beneficiários que precisavam das refeições por não terem trabalho.
A campanha lançada pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) no início de Abril tem por objectivo doar uma refeição completa - pão, sopa, prato principal e fruta - às famílias carenciadas que são indicadas pelas câmaras municipais e pelas associações de apoio social locais.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
compram a juro baixo,
vendem-nos ao juro que lhes apetece
Banca recebeu seis mil milhões
de ajuda estatal desde 2008
Garantias para obtenção de liquidez e reforço de capital da CGD explicam o montante. Após acordo com a ‘troika’, banca tem à disposição 47 mil milhões.
O empréstimo de 78 mil milhões de euros que o Governo acordou com a ‘troika' inclui um pacote de 12 mil milhões de euros para ajudar os bancos portugueses a reforçarem os seus rácios de solvabilidade. Soma-se ainda o reforço de garantias do Estado à banca, que ascendem agora a 35 mil milhões. Contas feitas, as medidas de estabilidade financeira e disponibilização de liquidez totalizam 47 mil milhões de euros.
Em causa está o reforço do fundo de capitalização pública, criado em 2008 com quatro mil milhões de euros - e que é contemplado na ajuda externa a Portugal, e que só foi utilizada pela Caixa, em 2009, para aumentar o seu capital (em mil milhões). Já a linha de 20 mil milhões de euros de garantias do Estado às emissões de dívida dos bancos, nos últimos três anos, viu operações garantidas num total de 4,95 mil milhões de euros, segundo dados da Direcção-Geral do Tesouro. À ajuda do Estado para recapitalização, os bancos fizeram saber, logo no início de Maio, que não querem apoios públicos e deverão reforçar rácios com retenção de lucros, venda de activos, aumentos de capital e conversão de acções preferenciais.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Sem comentários:
Enviar um comentário