... a verborreia política anda por aí
COMPRE JORNAIS E REVISTAS
inteligência portuguesa
Circular mais de 2500 km com
um litro de gasolina? Sim, é possível
Um veículo protótipo da Universidade de Coimbra conseguiu percorrer 2568 quilómetros com apenas um litro de gasolina, arrebatando o 3.º lugar no Shell Eco-marathon 2011, realizado na Alemanha, e afirmando-se como a melhor equipa portuguesa e ibérica.
A equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), que reuniu alunos de engenharia automóvel e de engenharia mecânica, e teve como piloto a estudante de economia Ana Rita Lopes, melhorou a distância percorrida desde a edição transata, onde percorrera 2.204 quilómetros.
Com apenas um litro de gasolina sem chumbo 95, a uma velocidade média de 30 km/h, o Eco Veículo da FCTUC conquistou o 3.º lugar na categoria (Protótipos de combustão interna) e o 4.º lugar na classificação geral da Shell Eco-marathon Europe 2011, que decorreu nos últimos três dias no Circuito de Lausitz, na Alemanha.
Pedro Carvalheira, docente que coordena esta equipa, referiu que em termos de classificação a sua equipa perdeu um lugar, pois classificara-se em segundo na edição anterior, onde tinha beneficiado da má prova de uma favorita, e da desistência de uma outra candidata aos primeiros lugares.
“Melhorámos bastante e aproximámo-nos dos primeiros”, afirmou o docente, referindo que os grandes benefícios introduzidos no protótipo desde há um ano ficaram a dever-se às alterações no aerodinamismo e à introdução de uma nova peça no motor, que transfere calor da cabeça para o cárter.
"SOL"
a exemplo da magistrada...
Detidos 155 condutores em dois dias
A GNR deteve, em dois dias, 155 condutores, a maioria por condução com taxa de alcoolemia ilegal, numa operação de fiscalização rodoviária a nível nacional, segundo uma nota do comando geral daquela unidade.
De um total de 5829 condutores fiscalizados, mais de 1500 foram detectados em excesso de velocidade e 420 a conduzir com excesso de álcool.
Destes, 124 apresentavam uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas de álcool por litro de sangue, nível a partir do qual é considerado crime.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
alerta é preciso
Oito portugueses morrem por dia
com cancro do cólon e reto
Rastreio previne a doença. O alerta é dado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
Todos os dias morrem, em média, oito portugueses com cancro do cólon ou do reto, doença que afeta cerca de 7.000 novas pessoas em Portugal em cada ano, segundo dados da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.
"É um dos cancros mais frequentes e que tem estado a aumentar mais nas populações urbanas e dos países desenvolvidos. Mas que pode ser perfeitamente evitável com rastreios", que devem ser feitos a partir dos 50 ou 55 anos, adiantou à agência Lusa o presidente da Sociedade, Leopoldo Matos.
O cancro colorrectal, que é dos tumores do aparelho digestivo o mais mortal, é responsável por mais de 3.000 mortes por ano.
A quase totalidade dos tumores do intestino surge depois dos 55 anos, daí que os rastreios sejam fundamentais para a prevenção e tratamento atempado.
A oncologia nas doenças do foro gastrointestinal é a principal preocupação dos especialistas, que a partir de quarta-feira dedicam uma semana a debater estes temas, certos de que nos próximos anos serão confrontados com mais situações de tumores no aparelho digestivo: fígado, pâncreas, estômago ou intestino.
Mesmo sem dados concretos, Leopoldo Matos avisa que o número de casos de cancro do fígado está a aumentar e que essa continuará a ser a tendência. As infeções pelos vírus da hepatite B e C são um dos grandes contributos para este tumor, que tem muitas vezes uma evolução silenciosa.
"EXPRESSO"
aldrabiçes
Acordo assinado com a Troika afinal é diferente
Afinal há dois textos diferentes do acordo entre Portugal, o Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e o Banco Central Europeu. José Sócrates afirma que os partidos tinham conhecimento da existência de dois documentos, Passos Coelho diz que não
O Ministério das Finanças confirmou que existem "ajustamentos pontuais" entre a versão preliminar do texto e a versão final do acordo, apresentado no Ecofin a 17 de maio.
A notícia avançada pela SIC Notícias foi confirmada pelo Ministério das Finanças. A primeira versão do acordo foi assinada no dia 3 de Maio, às 13h40 minutos, pelo Governo socialista. Relativamente a este texto, o PSD e o CDS enviaram cartas à troika comprometendo-se a aplicar as medidas caso façam parte do novo governo saído das próximas eleições.
No entanto, o texto final do acordo, assinado entre a Republica portuguesa e a Comissão Europeia na cimeira de 17 de maio, em Bruxelas, é diferente.
Entre as alterações no documento destacamos as alterações ao regime de indemnizações por despedimentos. A primeira informação indicava que as novas regras teriam de estar prontas até setembro de 2011. Na segunda versão, o prazo é encurtado em dois meses, para o fim de julho. As outras diferenças dizem respeito ao setor da Justiça, nomeadamente ao Código do Processo Civil, e ao setor das Telecomunicações.
"A versão preliminar do Memorando de Entendimento sobre Condicionalidades de Política Económica da Comissão Europeia (MoU), sobre a qual o Governo e os principais partidos manifestaram a sua concordância nos dias 3 e 4 de maio, através de cartas de compromisso com o Programa de Ajustamento Económico e Financeiro, enviadas à Comissão Europeia, ao BCE e ao FMI, marcou o final das negociações com as Instituições Internacionais", refere uma nota do Ministério das Finanças enviada à Lusa.
"VISÃO"
ciência de ponta
Membrana regenera
A aplicação da membrana amniótica (parte interior da placenta) no tratamento de queimaduras graves ou lesões na córnea permite a regeneração da pele.
Este tratamento com tecido humano está a ser utilizado em vítimas que sofreram queimaduras graves (provocadas num incêndio, por derrame de líquidos a ferver ou de produtos químicos ou ainda vítimas de acidentes de viação que sofreram esfolamentos graves da pele) e em pacientes com lesões na córnea provocada por conjuntivites graves.
Maria da Cruz, responsável pelo Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação do Hospital de São José (Lisboa), explica ao Correio da Manhã que a colheita da membrana amniótica é possível graças à doação das grávidas saudáveis, que têm os filhos através de cesariana e não por parto natural, isto para "evitar qualquer tipo de contaminação do tecido". Para doar tecido, a grávida tem de assinar um formulário de consentimento.
"CORREIO DA MANHÃ"
estamos aqui ao lado
Maratonista espanhola infectada
com a bactéria dos pepinos
A maratonista espanhola Elena Espeso está internada num hospital da Hamburgo, infectada pela bactéria Escherichia coli (EHEC), que já matou dez pessoas na Alemanha.
Espeso, que se classificou em 4.º lugar na maratona ed Hamburdo, citada pela Agência Efe, afirma-se bem, esperando que nas próximas horas as análises que tem efectuado confirmem que o organismo combate eficazmente a chamada bactéria dos pepinos.
«Vim para três dias, já cá estou há dez. Estou desejosa de voltar para ver os meus filhos. Estou com o meu marido, que não foi infectado. Mas neste hospital há mais gente com esta bactéria e que está muito pior do que eu, sobretudo ao nível dos rins», explicou Espeso à Efe.
"A BOLA"
talvez acagaçados....
Partidos "estão em pânico" por terem
de debater com PCTP/MRPP
O líder do PCTP/MRPP, Garcia Pereira, afirmou hoje que as principais forças políticas representadas no parlamento estão em pânico por terem de realizar debates televisivos com o seu partido.
"Esta gente está em pânico, porque montou uma campanha em que se pretendia convencer o povo português que tinha apenas que comer e calar. Quando aparece uma força que diz: não tem que comer e calar, devem recusar pagamento da dívida e lutar por uma solução, assustam-se", disse.
Durante uma visita à Feira do Relógio, em Lisboa, Garcia Pereira considerou que se "o PCTP/MRPP tiver uma oportunidade, sequer parecida com a dos partidos do parlamento, é natural que o pais se subleve contra a ''troika'' e os partidos seus amigos".
“Desde o início de abril que o PCTP/MRPP denunciou que se estava a montar um esquema no qual os cinco partidos apenas discutiriam entre si”, garantiu Garcia Pereira.
Para o cabeça de lista do PCTP/MRPP por Lisboa, “a opinião pública democrática deve exigir que os cinco partidos, em particular o PS e o PSD, venham debater os problemas do país e quais as soluções que apresentam".
"i"
melhor gestão???
Cinco mil presos em casa desafogaram
cadeias nos últimos nove anos
Em vez de irem para a cadeia, aguardam decisão judicial ou cumprem pena em casa e junto das suas famílias. A vigiá-los, uma pulseira electrónica presa ao tornozelo.
A pulseira, uma espécie de "guarda electrónico privativo" de cada arguido ou condenado, transmite sinais em rádio frequência, a curtos intervalos. Esses sinais são captados por um equipamento semelhante a um telefone instalado na habitação, no qual é descarregado um ficheiro informático com os dados eferentes aos horários a que tem de obedecer.
Nos dois últimos anos, os casos de arguidos acusados de violência doméstica a quem foi aplicada a vigilância electrónica têm vindo a aumentar, totalizando os 50 no passado dia 30 de Abril. "No que respeita à violência doméstica, está a ser analisada a possibilidade de maior rigor na fiscalização da proibição de contactos entre agressor e vítima", segundo Nuno Caiado, responsável dos Serviços de Vigilância Electrónica.
"PÚBLICO"
iniciativa portuguesa
Maior aula de judo do Mundo
em Lisboa esta semana
O judoca Nuno Delgado quer juntar milhares de crianças e jovens portugueses até aos 25 anos no Terreiro do Paço, em Lisboa, para dar a maior aula de judo do Mundo, numa iniciativa de solidariedade apoiada por diversas entidades.
O evento Mandela Day/Maior Aula de Judo do Mundo terá lugar entre as 10 e as 14 horas de quarta-feira, 1 de junho, e conta com a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa e o apoio oficial da Fundação Nelson Mandela e das secretarias de Estado dos Transportes, da Juventude e Desporto, da Educação e da Defesa.
As empresas de transportes da zona da Grande Lisboa, Carris, CP, Fertagus, Metro e Grupo Transtejo, também vão dar o seu contributo para o sucesso da iniciativa, proporcionando transporte gratuito a todos os participantes devidamente identificados.
"RECORD"
mas tem de ser
Prisão de menores agressores
é inédita em Portugal
é inédita em Portugal
Uma das raparigas filmadas a agredir adolescente de 13 anos e o alegado autor do vídeo ficaram em prisão preventiva - é o único caso em Portugal em que dois jovens são presos por agressão a outro
O juiz Carlos Alexandre protagonizou a decisão inédita de aplicar a prisão preventiva a Bárbara, 16 anos, e ao alegado autor das filmagens publicadas no Facebook, este com 18 anos. Uma medida "exemplar", garantiu fonte da magistratura ao DN, justificada pelo alarme social que o caso provocou na sociedade e pelo perigo de os jovens continuarem a agredir a vítima.
Cá fora, a jovem namorada de Rodolfo e alguns amigos entraram em desespero quando viram o rapaz passar algemado em direcção ao carro policial. Rodolfo vai ficar detido no comando da PSP, onde já se encontrava antes de ser ouvido pelo juiz. Bárbara vai ficar detida no Estabelecimento Criminal de Caxias.
Já o pai de Bárbara tem uma atitude diferente: acha que a filha merece o castigo.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Sem comentários:
Enviar um comentário