...continuamente a aldrabar-nos
COMPRE JORNAIS
e dá benesses a ricos
Estado 'trava' refeições a pobres
Instituições de solidariedade queixam-se de não poder alargar apoio devido a regras "incompreensíveis"
A Segurança Social considera que estes espaços funcionam indevidamente, pondo em causa regras de higiene e segurança alimentar, e "travou" a distribuição das refeições. As situações foram denunciadas pelo presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), e o responsável e presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) assegura que se multiplicam pelo País. "Tem sido generalizado quando as instituições fazem um esforço para ajudar quem mais precisa", diz Manuel Lemos.
"DIÁRIO DE NOTICIAS"
família de excelência
Portuguesa vence Óscar do Vinho
A enóloga Filipa Pato é a primeira mulher
portuguesa a receber esta distinção.
A distinção foi atribuída pela prestigiada publicação gourmet alemã "Feinschmecker", tornando-se na primeira e mais nova mulher portuguesa a receber esta distinção.
Produtora de vinhos da região das Beiras, Filipa Pato, com 36 anos e dez anos de experiência na área, foi a melhor das seis enólogas nomeadas para o título, por ser a que "mais impressionou pela excelência e pelo carácter inovador dos seus vinhos", refere uma nota divulgada pela revista alemã.
"Este ano, pela primeira vez, fomos nomeadas seis mulheres e havia uma candidata muito forte que faz um vinho de grande referência em Itália e por isso nunca pensei que fosse ganhar. É um reconhecimento muito importante para o nosso projecto na Bairrada mas também para Portugal", disse Filipa Pato em entrevista à agência Lusa.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
boa notícia
Dispensa gratuita de medicamentos avança
A dispensa gratuita de medicamentos após alta de internamento pelos serviços farmacêuticos dos hospitais que integram o SNS vai avançar em dez hospitais, segundo um diploma publicado, ontem, em Diário da República. O novo regime abrange os remédios prescritos no momento da alta, relacionados com o tratamento da doença que motivou o internamento. 'A quantidade de medicamentos dispensados deve ser suficiente para os primeiros três dias após a alta, excetuando os antibióticos que devem ser dispensados em quantidade suficiente à duração da antibioterapia', precisa o diploma. A dispensa é 'feita sem encargos para os utentes', sendo da 'responsabilidade da administração de saúde competente, salvo se a responsabilidade pelo encargo couber legal ou contratualmente a qualquer subsistema'.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
mais de 12 acidentes hora
GNR contabiliza 300 acidentes em 24 horas
Nas primeiras 24 horas da Operação Páscoa 2011, da GNR, foram registados 300 acidentes rodoviários em Portugal continental de que resultaram dois mortos, sete feridos graves e 82 feridos ligeiros.
Os dados, ainda provisórios e disponíveis na página da Internet do Comando Operacional da GNR, apontam que os distritos com maior sinistralidade foram Porto (42 acidentes), Aveiro (34), Lisboa (33) e Setúbal (31).
Quanto às duas vítimas mortais, uma foi registada no distrito do Porto e a outra no de Viseu.
Por outro lado, foi também em Viseu que foram registados três dos sete feridos graves. Em termos de feridos ligeiros, o distrito de Braga registou 12, Viseu 11 e Porto e Leiria 10 em cada um dos dois distritos.
A Operação Páscoa 2011 envolve no patrulhamento das estradas cerca de 1750 militares da GNR, que vão dar especial atenção ao controlo de velocidade e ao excesso de álcool.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
trabalhador, assim fossem os políticos
Ronaldo fantástico!
A um golo de bater a melhor marca pessoal.
Di Stéfano, Hugo Sánchez e Puskas na mira.
Madrid - Noite mágica para Cristiano Ronaldo anteontem no Estádio Mestalla (Valência).
Toda a comunicação social espanhola rendeu-se à exibição do avançado português que vai ficar na história do Real Madrid por ter sido o autor do golo que quebrou um jejum de 18 anos sem o clube merengue vencer a Taça do Rei.
Mais: foi a segunda vez consecutiva que CR7 marcou ao fim de oito confrontos com o eterno rival Barcelona, assim como aconteceu o segundo triunfo, pois só havia vencido uma vez, ainda ao serviço do Man. United, em Old Trafford, nas meias-finais da Champions em 2007/08.
No entanto, há um desfasamento quanto ao número de golos que o jogador apontou esta época.
O jornal Marca considera que Ronaldo já atingiu os 43 golos (30 para a Liga, 7 para a Taça do Rei e 6 para a Champions), superando a melhor marca pessoal de 42 tentos que festejou com a camisola dos reds devils em 2007/2008, quando venceu a Bola de Ouro.
"A BOLA"
lutar é o que está a dar
Cancro mata mais
Morreram em Portugal, durante o ano de 2009, 22 800 pessoas com cancro. Este é o retrato da doença em Portugal, elaborado pela Pordata, da Fundação Manuel dos Santos, que demonstra também um aumento de óbitos ao longo dos últimos cinco anos: em 2005, tinham morrido com cancro 21 500 pessoas.
Para Jorge Espírito Santo, presidente do colégio da especialidade de oncologia médica da Ordem dos Médicos, os números não surpreendem. "Esta subida é um reflexo do aumento da incidência de tumores na população. Há uma relação entre o aumento da incidência e o número de mortes, embora a taxa de mortalidade tenha diminuído", explicou, acrescentando que "o cancro do colo do recto é o que mais mata em Portugal, com cerca de três mil mortes anuais".
Ainda na área da saúde, os dados da Pordata apontam para uma descida na despesa do Estado com o sector. Se em 2005 gastava seis por cento do PIB, esse valor desceu para 5,7% em 2009. No sentido inverso estão os gastos de cada beneficiário da ADSE: 651,9 euros em 2005, contra 697,6 em 2009. Na área do emprego, destaque-se a percentagem de patrões com escolaridade até ao 9º ano: 71,3%.
"CORREIO DA MANHÃ"
tristemente merkell
Portugal paga dez vezes mais do que
a Alemanha pela dívida a dois anos
A dívida portuguesa a dois anos já está quase 10 pontos percentuais mais cara do que a alemã. Os juros da dívida grega e portuguesa a dois anos avançam quase um ponto percentual numa altura em que continuam os rumores de que a Grécia será forçada a reestruturar parte da sua dívida.
As "yields" das obrigações portuguesas a dois e a três anos estão acima dos 11%, enquanto a 4, 5, 6, 7 e anos negoceiam acima dos 10%.
A maior subida ocorre na maturidade a dois anos, tendo já tocado nos 11,516%. Os juros da dívida a dois anos avançam agora 97,5 pontos base para os 11,467%.
Na Grécia, a maior subida também ocorre nos juros da dívida a dois anos, que avançam 99,4 pontos base para os 23,013%.
A forte subida dos juros da dívida portuguesa e grega a dois anos aumentou o "spread" face à "bunds" para 970 pontos e 2.125 pontos, respectivamente.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Portugal sem nada
Empresas que PS e PSD
querem privatizar valem 15.300 milhões
PSD admite vender Caixa e Águas. A lista do PS inclui TAP, ANA, EDP, REN, CTT e seguros
A aceleração do programa de privatizações é um dado adquirido da intervenção que as autoridades europeias e o FMI irão promover em Portugal, até porque esta é única forma de conseguir reduzir a dívida pública de imediato.
O tema voltou ontem à agenda com as declarações de Passos Coelho: "Nós apontamos para um quadro de privatizações alargado, não apenas com necessidade de ir buscar dinheiro, mas também de forma a traduzir uma forma de o Estado não se envolver com aquilo que não lhe diz respeito."
Os dois maiores partidos concordam com a necessidade de um plano ambicioso de privatizações, mas não estão em sintonia na escolha das empresas a vender. A principal discórdia prende-se com a abertura do capital da Caixa Geral de Depósitos, opção já defendida por Pedro Passos Coelho e liminarmente rejeitada pelo PS e por vários banqueiros nacionais. O líder do PSD também quer abrir o capital da Águas de Portugal e chegou a defender a venda da RTP, tendo entretanto recuado em relação à televisão pública.
Mais consensual parece ser a alienação de empresas como a TAP, a EDP e a REN. Além destas três, a lista de privatizações do governo, que seria para concretizar até 2013, inclui os CTT, a ANA - Aeroportos de Portugal e os seguros da Caixa Geral de Depósitos. As participações públicas nas oito grandes empresas que os dois maiores partidos admitem vender estão avaliadas em cerca de 15 300 milhões de euros. Este valor resulta dos preços de mercado para a EDP e a REN, mais os valores nominais (contabilísticos) da CGD e as avaliações mais recentes vindas a público para as restantes sociedades.
Considerando que o Estado quer ficar com a maioria em algumas destas sociedades, pela natureza estratégica da sua actividade - Caixa, Caixa Seguros, Águas de Portugal e CTT -, o potencial encaixe, com base nos mesmos valores, desceria para 8400 milhões de euros, caso a abertura do capital ficasse pelos 49%.
"i"
à má fila
330 mil carros passaram sem pagar
nas ex-Scut do Norte
Segundo a Estradas de Portugal, cerca de 330 mil condutores passaram nas ex-Scut (sem custos para o utilizador) do Norte sem pagar. O Estado só conseguiu cobrar um quarto das multas.
A edição de hoje do “Jornal de Notícias” avança que na concessão do Norte Litoral foram enviadas cerca de 130 mil notificações por passagens feitas sem pagamento. Nas vias do Grande Porto e Costa da Prata foram cerca de 200 mil. “Deste total, que corresponde a cerca de 20 por cento do tráfego nas três vias, um quarto dos valores em falta já foi recuperado”, explicou a empresa Estradas de Portugal ao “Jornal de Notícias”. Esse valor corresponde a 82 mil notificações, junto de condutores que passaram sem pagar ou que pagaram já fora do prazo.
De acordo com o Instituto das Infraestruturas Rodoviárias (InIR), desde a data da introdução de portagens nas três ex-Scut do Norte, em Outubro de 2010, registou-se, em média, uma redução do tráfego diário superior a 40 por cento. Das três ex-Scut, a A29 (Costa de Prata, entre Gaia e Albergaria-a-Velha) foi a que registou uma maior descida (51,60 por cento), se comparados os dados de tráfego relativos a Novembro de 2009 e 2010.
"PÚBLICO"
mais uma alegria
João Pina campeão europeu
João Pina conquistou a medalha de ouro, na categoria de -73 kg dos Europeus que decorrem em Istambul, ao derrotar o russo Murat Kodzokov. O judoca português revalidou assim o título.
João Pina tinha derrotado nas "meias" o turco Vanlioglu Hasan, depois de conquistar a poule D, onde derrotou todos os adversários, nomeadamente o romeno Costel Danculea, o bósnio Mitar Mrdic e o holandês Dex Elmont.
"RECORD"
Sem comentários:
Enviar um comentário