27/03/2011

TENHA UM BOM FIM DE SEMANA



 ... a exploração continua


COMPRE JORNAIS E REVISTAS

 trabalhador da pesada
Vara recebeu mais 
do que o presidente do BCP em 2010
Armando Vara, ex-administrador do Millennium BCP, recebeu 822 mil euros em 2010, apesar de ter estado no banco apenas até Julho, avançou a SIC. Vara recebeu mais dinheiro do que o próprio presidente do BCP, Carlos Santos Ferreira
Os dados constam de um relatório do banco enviado esta semana à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O documento indica que Armando Vara recebeu 260 mil euros referentes aos meses de 2010 em que foi administrador do BCP e mais 562 mil euros para os outros meses, a partir de Julho, por ter assinado um acordo em como não iria trabalhar para outro banco.
No total, os 822 mil euros pagos a Armando Vara são superiores aos 647 mil euros que Carlos Santos Ferreira, presidente do banco, recebeu.
Armando Vara deixou o cargo de vice presidente do BCP em Julho, após o envolvimento do seu nome no processo Face Oculta, caso onde Vara é um dos 36 arguidos. Está acusado de três crimes de tráfico de influências.
Depois de deixar o BCP, Vara foi convidado para presidente da subsidiária da construtora brasileira Camargo Corrêa para África.
"SOL"

bom para Portugal
Grupo H: Dinamarca impõe empate na Noruega
Adversários de Portugal no apuramento para o Euro-2012, Noruega e Dinamarca empataram este sábado a um golo. Rommedahl (27 minutos) deu vantagem aos dinamarqueses, mas Huseklepp (81) logrou a igualdade.
Os noruegueses cederam assim os primeiros pontos nesta fase de qualificação, mas seguem na liderança, com 10 pontos nos quatro jogos disputados.
A Dinamarca tem agora sete pontos, os mesmos que Portugal, mas está em desvantagem no que diz respeito as golos marcados e no confronto directo.
"A BOLA"

dá para desconfiar...
Testemunha da Casa Pia desmente 
o que disse em tribunal
Oito anos depois do escândalo rebentar, Ilídio Marques, uma das testemunhas-chave do processo, diz agora que não foi abusado pelos arguidos condenados no Campus da Justiça e só abre uma exceção para Bibi.
"EXPRESSO"

 saber lusitano
Gene trava células tumorais
Investigadores portugueses descobriram um mecanismo que impede a formação de metástases. A investigação mostrou que o gene LRP1B – que existe em todas as pessoas mas fica alterado nos tumores – trava as células tumorais.
"CORREIO DA MANHÃ"

escolher a seriedade e o saber
Novo assessor de Cavaco é filho de Jaime Gama 
e delfim de Saldanha Sanches
O nome de João Taborda da Gama pode não dizer nada a ninguém, mas sabendo-se que é filho do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, a segunda figura da nação e fundador do PS, pode parecer surpreendente a sua nomeação como assessor político do Presidente da República, Cavaco Silva.
João Gama foi aluno de Saldanha Sanches na Faculdade de Direito de Lisboa, onde se licenciou e completou o mestrado, tendo chegado a assistente. É neste momento professor na Universidade Católica. João Gama e Saldanha Sanches trabalharam juntos nos últimos sete anos. "Se não tivesse sido a morte do José Luís [Saldanha Sanches], continuariam a trabalhar juntos", afirma ao i Maria José Morgado, viúva de Saldanha Sanches.
A admiração de João Gama pelo fiscalista desaparecido em 2010 está bem patente no livro "Justiça Fiscal", o último de Saldanha Sanches: "Sabendo da minha colaboração e amizade com o professor Saldanha Sanches, muitas pessoas vinham avisar-me que tivesse cuidado, que era perigoso e traria incómodos estar próximo de uma pessoa assim. Tinham razão. O exemplo do professor Saldanha Sanches é perigoso e não interessa a ninguém. É um perigo, no Portugal de hoje, sabermos que se pode ser reconhecido sem estar comprometido, ser respeitado sem bajular, ser querido criticando, ser escutado dizendo o que ninguém quer ouvir", pode ler-se na obra.
Aliás, revela a directora do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, foi João Gama quem escreveu o que Saldanha Sanches, já diminuído pela doença que o vitimou, ditava.
"i"

oxalá...
Suspensão da avaliação dos professores 
poderá ser considerada inconstitucional
A suspensão do modelo de avaliação dos professores do ensino básico e secundário ontem aprovado no Parlamento, com os votos de toda a oposição à excepção do deputado do PSD Pacheco Pereira, constitui uma "intromissão na esfera administrativa do Governo" e pode, por isso, estar fe- rida de inconstitucionalidade.
A acusação, feita pela deputada do PS Ana Catarina Mendes, é subscrita pelo constitucionalista Tiago Duarte.
Questionado pelo PÚBLICO, este professor de Direito da Universidade Nova de Lisboa lembrou que a Assembleia da República tem competências legislativas e de fiscalização, mas que "a função administrativa está constitucionalmente atribuída ao Governo". É a este que compete praticar actos administrativos, aprovar regulamentos e contratos. Um decreto regulamentar, como é aquele que instituiu o modelo de avaliação, é um regulamento e foi isso que o Parlamento ontem revogou, por iniciativa do PSD e do PCP.
Tiago Duarte recorda, contudo, que, em situações semelhantes, já houve dois acórdãos do Tribunal Cons- titucional (TC) em que se entendeu que a entrada da Assembleia da República nos domínios da função administrativa não era inconstitucional. Aconteceu em 1997 e 1998. O TC entendeu que foram actos esporádicos e que não havia por parte do Parlamento uma intenção de ocupar o espaço do Governo. "Mas foram acórdãos que dividiram o tribunal ao meio e que suscitaram imensa polémica", adianta.
"PÚBLICO"

jogaram bem
Carlos Martins: «Empate não nos afeta»
Carlos Martins mostrou-se descontente com o empate concedido diante do Chile, apesar de considerar que este resultado não irá perturbar o ambiente de confiança do grupo.
"O empate não nos afeta em nada, mas gostávamos de ter ganho porque qualquer equipa vive de resultados. Estamos satisfeitos com a prestação que tivemos, mas naturalmente que ainda precisamos de afinar algumas coisas, há sempre aspectos a melhorar", referiu o médio do Benfica, relembrando que os jogos de apuramento servem para testar soluções.
"É para isso que estes jogos servem, para melhorarmos coisas em que ainda não estamos completamente bem. O nosso grande objectivo é estarmos a cem por cento frente à Noruega a 4 de Junho, nesse dia é que não podemos falhar", frisou Carlos Martins.
"RECORD"

QUERCUS, precisa-se
Nuno Sequeira eleito em lista 
única presidente da Quercus
Nuno Sequeira foi hoje eleito presidente da Quercus/Associação Nacional de Conservação da Natureza depois de a lista única que encabeçava ter obtido 98 por cento dos votos.
De acordo com um comunicado da Quercus, os restantes dois por cento foram votos em branco.
Nuno Sequeira, que desempenhava as funções de vice-presidente da direção nacional cessante, sucede assim a Susana Fonseca, que esteve no cargo durante dois anos e que agora assumirá o cargo de vice-presidente.
Nuno Sequeira tem 38 anos, vive em Avis, e é professor do ensino básico e secundário
Da direcção fazem ainda parte Francisco Ferreira, Helder Spínola, Helena Amendoeira, Ana Cristina Figueiredo, Carla Graça, Ricardo Marques e Alexandra Azevedo.
Como vogais suplentes, Sara Campos, Sofia Vilarigues e Manuel Miranda Fernandes
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS e LUSA"

a pontinha do iceberg
Dinheiro da Segurança Social 
foi parar a contas do director
Antigo chefe da delegação de Braga julgado por se apoderar de centenas de milhares de euros
O antigo director da delegação de Braga do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS), Fernando Salgado, vai ser julgado no Tribunal de Famalicão por alegadamente se ter apoderado de mais de 187 mil euros que eram destinados aos cofres do Estado.
Fernando Salgado, que já foi condenado por um crime semelhante, esteve em funções entre 2001 e 2003 e é agora acusado de um crime de peculato na forma continuada. De acordo com a acusação do Ministério Público (MP), o responsável foi contactado, no início de 2002, pelo gerente da empresa de vestuário Pasual, em Famalicão, que pretendia liquidar em prestações pelo menos sete anos de contribuições em atraso relativas à Taxa Social Única. Salgado concordou, mas nada ficou escrito.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

partido  nas "lonas"
CDS-PP: Paulo Portas diz que partido 
"não vai gastar um cêntimo em 'outdoors'" 
na próxima campanha
O líder do CDS-PP garantiu hoje que o partido "não vai gastar um cêntimo" em "outdoors" na campanha para as próximas legislativas, alegando "não fazer sentido" gastar milhões de euros em cartazes "quando se pedem sacrifícios às pessoas".
"O CDS-PP não vai gastar um cêntimo em 'outdoors', ou seja, renunciamos a afixar 'outdoors'", disse Paulo Portas, referindo que esta foi a primeira decisão que a comissão política do partido tomou na sexta-feira "sobre a campanha eleitoral que se avizinha".
Paulo Portas justificou a decisão com "três razões simples de entender", apontando, em primeiro lugar, "o exemplo", já que "quando se está em austeridade e se pedem sacrifícios às pessoas não faz nenhum sentido os partidos gastarem milhões de euros em cartazes".
"VISÃO"

lamentávelmente não têm melhor
Eleições do PS: Sócrates ultrapassa os 90%
A candidatura de José Sócrates obteve uma votação “seguramente superior a 90 por cento” no primeiro dia de votações das eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS.
José Sócrates disputa o cargo de secretário-geral do PS com o ex-presidente da Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Fonseca Ferreira, com o líder do PS/Madeira, Jacinto Serrão, e com António Brotas, histórico militante socialista de Lisboa.
Na sexta-feira, primeiro dos dois dias de eleições directas (que terminam este Sábado), votaram cerca de metade das 721 secções socialistas e também cerca de metade dos 32 mil militantes socialistas com capacidade eleitoral.
De acordo com fontes do PS ligadas ao processo eleitoral, no final do primeiro dia de votação, José Sócrates “obteve seguramente um resultado global superior a 90 por cento”, Fonseca Ferreira posicionou-se “claramente em segundo lugar” e, em território continental, Jacinto Serrão e António Brotas tiveram votações residuais.
Na Federação de Évora, considerada um bastião “socrático”, quando faltava apurar uma só secção, José Sócrates elegeu a totalidade dos delegados ao congresso e ultrapassou os 96 por cento de votos, num acto eleitoral cuja participação foi superior em 15 por cento ao de 2009.
"SÁBADO"

Sem comentários: