...não há posse que nos salve
COMPRE JORNAIS
o poder enrascado
“Geração à Rasca” convoca concentrações
dentro da lei para dez cidades
O protesto “Geração à Rasca” nasceu na rede social Facebook e gerou iniciativas populares previstas para dez cidades, no sábado, estando o movimento a proceder legalmente à formalização das concentrações junto dos governos civis.
Segundo o blogue geracaoenrascada.wordpress.com, os protestos de sábado estão marcados para as cidades de Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Ponta Delgada (Açores), Porto e Viseu.
Os pedidos nos governos civis – entidades responsáveis pela autorização deste tipo de protesto – terão que entrar até 48 horas úteis antes da data das iniciativas, que decorrem no sábado.
No caso dos governos civis do Porto e de Lisboa, os pedidos de autorização já foram entregues pelo movimento “Geração à Rasca” e, segundo o que fontes das estruturas governamentais disseram à agência Lusa, as concentrações com desfile marcadas para sábado serão autorizadas.
No caso de Lisboa, o pedido obedeceu aos procedimentos legais, estando a concentração agendada para as 15h00 na Avenida da Liberdade, seguindo depois pela Praça D. Pedro IV, Rua do Carmo e Rua Garrett, terminando depois na Praça Luis de Camões.
"PÚBLICO"
dirigentes, precisam-se!!!
Luís Leite assume candidatura à presidência
Luís Leite, vice-presidente da Federação (FPA) para a preparação olímpica, alta competição e seleções entre 2005 e 2009, enviou ontem uma “carta-aberta” às associações e a vários elementos ligados à modalidade na qual, para além de duras críticas à gestão de Fernando Mota, assume, no final, uma possível candidatura ao cargo de presidente da FPA.
“Na altura certa não deixarei de assumir aquilo que entendo serem as minhas responsabilidades”, escreve. “Aos 55 anos, e 40 de atletismo, com a experiência, o conhecimento e os apoios que julgo ter, uma candidatura à presidência da FPA pode ser inevitável”, acrescenta o antigo internacional de salto em altura.
"RECORD"
é bom, mas temos polícias sem meios
Explosivos de Óbidos eram para atentado em Madrid
Os 1300 quilos de explosivos que a ETA escondia numa casa em Óbidos destinavam-se a um atentado nas torres Kio, centro financeiro de Madrid. Intercepção de carrinha em Portugal decisiva para abortar o crime.
Uma carrinha que foi interceptada em Torre de Moncorvo, tendo dois etarras sido detidos, era o veículo para o golpe. Seria carregada em Portugal e depois estacionada junto aos edifícios Kio para explodir.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
estado comatoso
PGR explica escutas ilegais
Pinto Monteiro afirmou não ter meios
nem poder de controlo
O Procurador-geral da República vai sexta-feira ao Parlamento explicar porque disse que existem escutas ilegais em Portugal e que a Procuradoria não consegue controlar este fenómeno. As palavras de Pinto Monteiro, numa entrevista ao Diário de Notícias, espantaram e preocuparam a classe política, com o PSD a chamar de imediato o PGR ao Parlamento e Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, a considerar "muito preocupante" a confissão de "incapacidade" do Procurador.
Pinto Monteiro tinha também alertado o poder político para o facto de não ter "nenhum meio" nem "nenhum poder" para controlar as escutas ilegais.
O primeiro-ministro contrariou Pinto Monteiro e afirmou não ter conhecimento de escutas ilegais em Portugal. Mas não deixou de lançar uma farpa ao sublinhar que "o senhor Procurador não deixará de fazer o que é sua competência se houver alguma escuta ilegal". Sócrates aproveitou, contudo, a ocasião para defender que os serviços de informação deveriam poder realizar escutas "dentro da lei", nomeadamente quando estão em causa ameaças de terrorismo.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
lealdade =subserviência
Docente demitido pela DREC
Um professor foi demitido do cargo de coordenador da Equipa de Apoio às Escolas por ter contestado a avaliação dos docentes.
A decisão da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) de afastar o coordenador da Equipa de Apoio às Escolas de Coimbra, Ernesto Paiva, foi ontem divulgada, numa decisão que surge depois de o professor ter assinado um documento, que circulava na escola, contra o modelo de avaliação de desempenho.
Para o Ministério da Educação, quem ocupa cargos como o de coordenador da equipa de apoio às escolas está obrigado ao 'dever de lealdade', uma vez que cabe a estes responsáveis a tarefa de 'acompanhar as escolas na implementação das medidas de politica educativa',
'As equipas de apoio às escolas são estruturas da responsabilidade das Direcções Regionais de Educação (DRE)', frisou uma assessora do Ministério da Educação, explicando que há uma delegação de competências do ME para as DRE e que por isso é a direção regional que está a estudar o caso.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
bem feito!!! faltam os mandantes.
GNR usou agente infiltrado para deter traficantes
Dois marroquinos apontados como cabecilhas de redeforam apanhados ao trazer carga de haxixe para Portugal
A GNR recorreu a um agente encoberto para deter dois comerciantes marroquinos, alegados cabecilhas de uma rede de tráfico de haxixe que abastecia o Grande Porto e com ligações a Espanha. Ministério Público de Vila do Conde acusou 13 indivíduos.
A intervenção do "infiltrado" - uma figura prevista na lei, que está normalmente associada às investigações da Polícia Judiciária - cingiu-se a alguns dias, os suficientes para apurar que os dois principais suspeitos se preparavam para trazer um novo carregamento de droga para Portugal. A entrega iria concretizar-se no dia 22 de Dezembro do ano passado, junto ao supermercado Pingo Doce, em Grijó, Gaia. Foi travada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Matosinhos.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
contrato "leonino"
Direcção pressiona Vieira
a romper já contrato com Olivedesportos
Novas queixas contra a Sport TV por causa de imagens do lance da expulsão de Javi García em Braga. Cúpula directiva encarnada quer medidas extremas. Vínculo com empresa de Joaquim Oliveira termina em 2013.
Ainda os reflexos da derrota do Benfica em Braga: o presidente encarnado, Luís Filipe Vieira, está a ser pressionado pelos elementos da Direcção para... romper no imediato o contrato que ainda vincula o clube da Luz à empresa Olivedesportos, detentora dos direitos de transmissão televisiva dos jogos do Benfica na Liga portuguesa até 2013.
A cúpula directiva não gostou de alguns comentários emitidos durante a transmissão do desafio pela Sport TV, canal cujo principal accionista é também a Olivedesportos, empresa de Joaquim Oliveira. Além disso, os responsáveis da Luz argumentam que as melhores imagens do lance capital do desafio em Braga, que resultou na expulsão de Javi García, apenas foram exibidas pela primeira vez durante a flash interview de Jorge Jesus, após o fim do jogo.
"A BOLA"
o código da rolha....
Tesouro cala trabalhadores
Os trabalhadores do Tesouro e Finanças não podem dar entrevistas ou fornecer informações. Só os dirigentes estão autorizados a dar "informação completa, coerente, verdadeira, transparente e em tempo útil" à Comunicação Social.
Esta regra consta do Código de Ética e Conduta da Direcção-Geral de Tesouro e Finanças que entrou em vigor este mês.
Segundo o documento, os trabalhadores também "não devem aceitar ofertas, pagamentos ou outros benefícios que possam criar nos seus interlocutores expectativas de favorecimento nas suas relações com a organização".
"CORREIO DA MANHÃ"
a vampiragem continua
Sonangol já terá 15% do BCP
A petrolífera angolana já terá reforçado a sua posição no maior banco privado português para 15%, na sequência da autorização obtida junto do Banco de Portugal. Sonangol ainda não comunicou aquisição ao mercado.
A Sonangol já controlará 15% do BCP, depois de ter obtido “luz verde” do Banco de Portugal para superar a fasquia dos 10, noticia hoje o “Diário Económico”, citando informações divulgadas pelo “Jornal de Angola”.
A petrolífera liderada por Manuel Vicente ainda não comunicou ao mercado o reforço da sua participação no grupo liderado por Carlos Santos Ferreira, isto apesar de a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários impor que accionistas representados no conselho geral e de supervisão, como é o caso da Sonangol, publicitem qualquer transacção realizada com títulos da sociedade em causa.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
tapar a sol com a peneira
Casa Pia denunciou agressões na Sol
que nunca chegaram ao DIAP
Um aluno da Casa Sol que estudava no Pina Manique confessou a uma professora sofrer "maus-tratos físicos
e psicológicos" por parte da directora da instituição
"Era um miúdo débil, com sida, e também por isso com uma estrutura física muito vulnerável." Em meados de 2005, quando estudava no Colégio Pina Manique, o aluno, então com 14 anos, contou à professora de Educação Física, de quem era muito próximo, vários casos em que foi vítima de "maus-tratos na Associação Sol", onde vivia na época. Acusava sobretudo a directora, Teresa Almeida, de "agressões", "terror psicológico" e de querer "silenciar quem tentasse contestá- -la". "Ele dizia que quem estivesse fora daquela lógica da direcção sofria na pele castigos físicos e psicológicos", contou ao i a antiga directora do Colégio Pina Manique, Isabel Oliveira, que participou o caso à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lisboa Ocidental (CPCJ) no mesmo ano.
Contactada pelo i, a actual direcção da CPCJ de Lisboa Ocidental confirmou a existência de uma participação da Casa Pia em Maio de 2005, que entretanto foi arquivada. "Existiu um processo que foi arquivado com reencaminhamento ao Ministério Público (MP), porque o menor atingiu a maioridade." O caso terá ficado nas mãos da CPCJ, responsável por uma intervenção de protecção do jovem na instituição até aos 18 anos, como indica a lei. Porém, não foi comunicado ao Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP), entidade competente para investigar este tipo de crimes. "Havendo denúncia de maus-tratos e ofensas à integridade física, o caso deveria ter sido comunicado ao DIAP", diz ao i o procurador Manuel Magriço, que confirmou a inexistência do processo nos registos do departamento.
A comissão recusou-se a dar mais esclarecimentos, mas, segundo a antiga provedora da Casa Pia Catalina Pestana, o aluno foi afastado do Pina Manique pouco depois de a situação eclodir. Isabel Oliveira deixa o colégio em 2006 e desde então que desconhece o paradeiro do ex-aluno, que agora já terá 20 anos, mas ainda se recorda de uma conversa que teve com a directora da Sol sobre este caso.
"i"
Sem comentários:
Enviar um comentário