09/03/2011

PATRÍCIA SOUSA



A culpa... 
    morreu solteira!


Faz hoje exactamente 10 anos que estive, em trabalho, em Entre-os-Rios. As memórias terríveis da queda da Ponte Hintze Ribeiro permanecem.
Além do motorista e dos 52 passageiros que seguiam na excursão, a queda da ponte atirou para o leito do rio mais três automóveis ligeiros, cada um com dois ocupantes. Morreram todos.

Uma dor profunda tomou conta dos que perderam os seus familiares e amigos. O país em lágrimas assistiu em directo pelas televisões às operações de resgate. À dor da tragédia juntava-se, ainda, a angústia do luto pelos desaparecidos.

Um série de factores naturais e, obviamente, negligência, levaram a esta tragédia.
No plano político, o acidente provocou a imediata demissão do então ministro do Equipamento, Jorge Coelho. Em relação à responsabilidade civil foi assegurada pelo Estado que assumiu ressarcir com indemnizações.

Mas o pior de tudo é saber que se aquele Inverno não tivesse sido tão intenso, a ponte ainda era a mesma. Como houve mortes, fizeram-se duas novas pontes num abrir e fechar de olhos, depois de vários projectos de reconstrução da ponte terem sido sucessivamente colocados na gaveta pelos governantes.

A culpa infelizmente morreu, mais uma vez, solteira. Aos familiares das vítimas resta-lhes, como o fizeram ontem, despedirem-se dos entes queridos junto à antiga ponte.

IN "CORREIO DO MINHO"
05/03/11

Sem comentários: