... e abrigue-se
das intempéries pulhíticas
COMPRE JORNAIS
PS em fúria contra redução de tachos
Sócrates deixa ministro isolado.
PS em fúria contra Jorge Lacão
A insistência do ministro dos Assuntos Parlamentares na redução do número de deputados da Assembleia da República deixou-o em rota de colisão com a bancada parlamentar socialista, mas também a falar uma língua diferente do resto do governo.
Primeiro foi o próprio primeiro-ministro, José Sócrates, que falou com o líder da bancada parlamentar, Francisco Assis, antes de este desautorizar o ministro na quarta-feira em pleno plenário e ontem foi a vez de o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, dizer com todas as letras que uma alteração à lei eleitoral para reduzir o número de parlamentares "não compete ao governo" nem está no programa do executivo. Fê-lo depois de saber que o colega do governo tinha enviado uma carta ao PSD a mostrar disponibilidade para mexer na lei eleitoral, soube o i.
Lacão enviou uma carta a Miguel Macedo - em resposta ao repto do social- -democrata de marcar uma reunião para a elaboração de um projecto-lei conjunto - e referia o mesmo programa do governo para justificar a disponibilidade para o encontro para mexer na lei eleitoral, uma vez que a possibilidade de reduzir o número de deputados é "prejudicada" pela posição da bancada socialista. O programa prevê "a revisão da lei eleitoral para a Assembleia da República, salvaguardando os princípios da proporcionalidade, maior aproximação entre eleitos e eleitores, governabilidade e representatividade, com reconfiguração dos actuais círculos eleitorais", disse.
"i"
que recupere depressa
Vanessa Fernandes interrompe carreira
A triatleta Vanessa Fernandes anunciou, através do site oficial do Benfica, que irá interromper a sua atividade desportiva de forma temporária, invocando problemas de saúde, que a têm impedido de se dedicar ao triatlo da forma como gostaria.
A mesma nota refere que a triatleta medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim já comunicou a sua decisão ao Presidente do Comité Olímpico Português, Comandante Vicente Moura, e ao Presidente da Federação Portuguesa de Triatlo, José Luís Ferreira.
Vanessa Fernandes garante tratar-se apenas de uma passagem temporária, acreditando poder regressar em pleno dentro de pouco tempo.
"RECORD"
é a luta
Transportes paralisam na próxima semana
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa dão o pontapé de saída na jornada de protestos e paralisam na segunda-feira, entre as 06:30 e as 11:30.
As empresas públicas de transportes iniciam na segunda-feira uma semana de greves contra os cortes nas remunerações impostos pelo Governo, a que também se juntarão transportadoras privadas, que contestam o congelamento dos salários.
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa dão o pontapé de saída na jornada de protestos e paralisam na segunda-feira, entre as 06:30 e as 11:30. Na terça-feira não haverá trabalhadores em greve, mas no dia seguinte param os trabalhadores da Transtejo, da Carris e da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), disse à Lusa o coordenador da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Transportes (Fectrans), Amável Alves.
Na Transtejo, empresa responsável pelas ligações fluviais entre Lisboa e a Margem Sul, os trabalhadores vão parar três horas por turno.
Na Carris, o pré-aviso abrange o período de trabalho entre as 10:00 e as 14:00 e na STCP entre as 09:30 e as 14:00, estando prevista a realização de plenários de trabalhadores nas duas empresas.
Na quinta-feira é a vez de paralisarem as empresas do sector ferroviário. Na CP, CP Carga, Refer e Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário (EMEF) a greve abrange todo o período de trabalho, com exceção dos "trabalhadores de tração", onde se incluem os maquinistas, que param entre as 05:00 e as 09:00.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
o povo saturado há mais tempo e sobrevive!!!
Portela está a quatro anos do ponto de saturação
Novo aeroporto não estará pronto
a tempo de evitar perdas
O aeroporto da Portela está a apenas quatro anos de atingir o ponto de saturação, apontado para os 17 milhões de passageiros por ano. A manter o ritmo de crescimento registado em 2010, o aeroporto da capital irá, assim, começar a perder eficiência e qualidade de serviço antes de estar pronto o novo aeroporto, previsto para o Campo de Tiro de Alcochete, com a entrada em funcionamento inicialmente agendada para 2017.
Em 2010, a Portela superou 14 milhões de passageiros, registando uma taxa de crescimento de 6,2%, ao captar mais 825 mil passageiros que no ano anterior. A manter este ritmo de progressão, o aeroporto de Lisboa atingirá, em 2014, 17 milhões de passageiros, a barreira física da saturação máxima. Três anos antes da entrada em operação do novo aeroporto, segundo as previsões mais optimistas.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
ajude-se os mais carenciados
Projetos de lei sobre Renda Apoiada
AR discute alteração
O Parlamento discute hoje dois projetos de lei para alterar o regime de renda apoiada de forma a considerar a dimensão do agregado familiar para o cálculo do valor a pagar e limitar a taxa de esforço. Ambos os projetos em discussão realçam que, apesar dos aspetos positivos, a forma de cálculo prevista no diploma da renda apoiada conduziu a um 'esforço desmesurado', dos agregados de mais baixos rendimentos, lembrando que muitos municípios não têm adotado os critérios definidos na lei. No projeto de lei que apresenta no Parlamento, o PCP diz que pretende com esta iniciativa 'impedir que os rendimentos ocasionais concorram para onerar o valor da renda e instituir critérios de maior justiça social', Além de estabelecer para cálculo do esforço para pagamento de renda apoiada o valor líquido dos rendimentos, e não o valor ilíquido, o PCP sugere que apenas sejam considerados os rendimentos dos elementos do agregado familiar com idade igual ou superior a 25 anos. A limitação a 15 por cento da taxa de esforço, o cálculo dos rendimentos através do valor líquido, em vez do ilíquido, assim como o peso da dimensão do agregado familiar são também propostas no projeto de lei do BE.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
já pensaram em encerrar o país???
Rações para animais estão mais caras 35%
Se nada for feito, os produtores de rações
e de animais não aguentam até Junho.
Esta é a conclusão do secretário-geral da associação das indústrias de alimentos para animais quando confrontado com a nova escalada mundial dos preços dos bens alimentares.
Os preços mundiais dos alimentos alcançaram um novo recorde histórico em Janeiro, subindo 3,4% face a Dezembro de 2010, de acordo com o último relatório da FAO. Segundo este organismo das Nações Unidas, trata-se do nível mais alto desde que iniciou estes relatórios, em 1990, referindo que os preços de todos os produtos básicos registaram fortes subidas em Janeiro, excepto o da carne, que se manteve inalterado.
Em Portugal, esta variação notou-se de imediato nas matérias-primas (cereais) para as rações dos animais, que têm um peso de 52% no custo desses produtos, que, por sua vez, representam 60% no custo da produção animal.
Assim, entre Julho de 2010 e Fevereiro a tonelada de trigo subiu de 155 para 270 euros e de a soja de 375 para 485 euros. Já as rações tiveram uma variação de 30 a 35%. Por exemplo, para o porco, o valor passou de 361 euros, em Julho de 2010, para 406 euros em Janeiro deste ano.
Os dados são da Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais e segundo o secretário-geral, Jaime Piçarra, "a situação está a ficar insustentável: sobem os custos, mas tal não se reflecte nos preços da carne". E frisa: "Se nada for feito a nível europeu, a indústria não aguenta até Junho".
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
ensinem-no a contar...
«Conto com todos os que têm contrato com o Sporting» - Braz da Silva
José Braz da Silva, empresário, 50 anos, é para já o único candidato assumido à presidência do Sporting. Ontem, em entrevista ao Jornal Nacional, da TVI, o concorrente às eleições de 26 de Março garantiu que o treinador, Paulo Sérgio, o director-geral do futebol, José Couceiro, e o director-desportivo, Costinha, têm lugar no seu projecto.
"A BOLA"
onde não há confusão???
Confusão no resultado das Presidenciais
O Tribunal Constitucional (TC) e o Ministério da Justiça (MJ) não se entendem quanto aos resultados finais das eleições presidenciais de 23 de Janeiro.
Na acta do TC, divulgada na terça-feira, refere-se um total de 9 043 550 eleitores inscritos, mas, na sua página na internet, o MJ indica 9 656 797. Ou seja, uma diferença de 613 247 eleitores.
Detectada a divergência, uma fonte do Tribunal Constitucional, citada pela Lusa, adiantou ontem que houve uma incorrecção na acta e que o número certo de eleitores inscritos era de 9 543 550, ou seja, mais 500 mil do que o divulgado na sua acta. Contudo, apesar da correcção, continua a verificar-se uma diferença de 113 247 eleitores inscritos em relação ao divulgado pelo MJ.
"CORREIO DA MANHÃ"
quem lucrou com a extinção da EPAC???
Governo cede silos
para aumentar "stocks" de cereais
Dentro de um mês deve estar concluído o processo de cedência dos silos da ex-EPAC.
A vontade já tem uma década, mas poderá ser satisfeita dentro de um mês. Depois de meses de negociação, os ministérios da Agricultura e das Finanças estão prestes a concluir o dossiê para ceder a gestão dos silos da extinta EPAC a produtores e cooperativas de agricultores.
A concessão, por 30 anos, dos 18 silos da antiga Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC) ajudará os produtores a "fazer um 'stock' de cereais, importante para o controlo da exposição à volatilidade dos preços", explicou o ministro António Serrano ao Negócios. É criada assim "uma almofada" nacional para fazer face à pressão de subida dos preços nos mercados internacionais para os agricultores portugueses "poderem escolher o momento de venda" da sua produção, afirma.
É, ao mesmo tempo, uma forma de o País também aumentar os "stocks" nacionais de cereais, saciando as necessidades mais urgentes de sectores como o da panificação, das rações animais ou da indústria cervejeira.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Sem comentários:
Enviar um comentário