... que às vezes a tristeza
dá para rir
COMPRE JORNAIS
TEMPO TRAIÇOEIRO
Alerta amarelo
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) prolongou até hoje, às 12h00, o alerta amarelo no território de Portugal Continental, devido às previsões de chuvas intensas e vento forte. Face às informações do Instituto da Meteorologia, que apontam para continuação da instabilidade em Portugal Continental e que pode provocar forte precipitação localizada e vento forte com rajadas que podem atingir 90 quilómetros/hora, a ANPC determinou o prolongamento do alerta amarelo para todos os distritos. Em comunicado, a ANPC deixa recomendações para a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas da chuva e para a retirada de lixos que possam ser arrastados, para a limpeza dos bueiros e outros sistemas de escoamento de águas e aconselha cuidados redobrados com atividades relacionadas com o mar, incluindo 'passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima', e com a condução de veículos. Entretanto, as barras marítimas de Vila do Conde e Faro/Olhão estavam encerradas devido às condições meteorológicas, adiantou fonte do Centro de Busca e Salvamento Marítimo. Segundo a mesma fonte, encontram-se condicionadas as barras marítimas de Aveiro, Figueira da Foz e Lagos.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
UMA VOZ SEM MEDO
Antigo bispo de Setúbal acusa Governo
de "matar pela raiz os direitos sociais"
O antigo bispo de Setúbal Manuel Martins está "triste e revoltado" com as situações de "miséria absoluta" existentes em Portugal. Cconsequência de uma "economia diabólica, desgraçada, hiper super liberal".
Em declarações à Lusa, a propósito do convite que lhe foi feito pelo provedor da Misericórdia do Porto para apoiar a criação de um fundo de emergência social, Manuel Martins questionou se o governo não verá notícias, uma vez que diariamente "todos os meios de comunicação social divulgam casos de instituições que dão comida a quem precisa".
"Por todos os lados surgem iniciativas. Isto diz a situação em que nos encontramos. O governo verá isto?", perguntou.
O antigo bispo de Setúbal questionou mesmo como é que "um governo se considera legítimo quando permitiu que um país chegasse a esta situação, que pela comunicação social parece de uma miséria absoluta".
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
POR UM CANUDO...
SC Braga perde em Donetsk
e despede-se da Champions
Acabou o sonho do SC Braga na Liga dos Campeões. Ainda se chegou a acreditar na qualificação portuguesa, porém, Rat, acabou com todas as ilusões bracarenses ao apontar o primeiro golo do jogo em Donetsk. O Arsenal, pouco depois, haveria de colocar-se em vantagem sobre o Partizan, e pouco mais haveria a fazer...
A equipa de Domingos entrou bem na partida, tentando anular as peças mais importantes da estrutura ucraniana e acabou o primeiro tempo com um empate que se ajustava. O Shakthar foi aguardando por um erro bracarense que acabou por acontecer apenas no segundo tempo, quando ainda se acreditava na qualificação da equipa portuguesa.
"A BOLA"
UM GRANDE EXEMPLO
Portalegre sem luzes de Natal
O Natal em Portalegre vai ser menos iluminado, mas em compensação, as famílias mais carenciadas vão contar com mais apoio por parte da autarquia. O executivo camarário decidiu suspender a colocação de iluminações de Natal nas ruas da cidade para encaminhar as verbas disponíveis para a área social.
“Nós abdicámos das luzes de Natal, porque neste momento estamos a concentrar-nos na área da acção social. Face aos constrangimentos e aos pedidos que temos tido, achámos que devíamos canalizar esse dinheiro para essa área", declarou a vice-presidente da autarquia, Anabela Teixeira, em declarações à agência Lusa.
"CORREIO DA MANHÃ"
PRODUZIR É A CHAVE
Calçado fez 4.500 contratações até
Setembro e tem mais 1.000 vagas
Um retorno à indústria transformadora, um regresso aos sectores tradicionais. Na hora do Portugal no desemprego, o calçado faz o caminho inverso. Com mais tecnologia, design e agressividade comercial, exporta 95% do que produz, conquista novos mercados, reforça a sua carteira de encomendas e cria centenas de novos postos de trabalho. "Só através dos centros de emprego, o sector contratou este ano, até ao final de Setembro passado, cerca de 4.500 pessoas", enfatizou ao Negócios Paulo Gonçalves, porta-voz da associação patronal desta indústria (APICCAPS).
Melhor: "Como a nossa expectativa é que o sector continue a evoluir de forma muito positiva, haverá necessidade de recrutar seguramente mais umas centenas de novos colaboradores nos próximos meses", garantiu o mesmo responsável associativo. Estimativa: "Mais 500 a mil pessoas."
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
MAS TAMBÉM DÁ EMPREGOS
Economia paralela representa
24% do PIB nacional
A economia paralela representa um quarto do PIB, para tal, contribuem a crise económica e o aumento de impostos, informa a TSF. Este é o resultado de um estudo sobre o "índice de Economia Não Registada".
Segundo este estudo, em 2009, a economia paralela representava 24,2% da riqueza nacional, um dos valores mais elevados nos países desenvolvidos.
Em declarações à TSF, Óscar Afonso, professor de Economia da Universidade do Porto e um dos responsáveis pelo estudo, atribui esta situação à justiça e ao aumento de impostos.
"O aumento da carga fiscal, num contexto em que a penalização não é significativa dado o estado da Justiça. Portanto, dado o facto de a Justiça não ser muito célere ter-se revelado compensador operar no âmbito da economia não registada", afirmou.
Óscar Afonso teme que com a redução dos salários e o aumento do desemprego mais pessoas comecem a trabalhar na economia paralela, no sentido de aumentar os baixos rendimentos.
"i"
A CULPA É DO LEGISLADOR (DEPUTADOS)
Só houve 50 condenados a prisão
efectiva por corrupção numa década
Mais de 80 por cento dos portugueses acreditam que a corrupção piorou. Procuradores queixam-se da falta de peritos e de acesso directo a bases de dados. Agravamento das penas em vigor em Março.
Na última década foram aplicadas 50 penas de prisão efectiva aos 549 condenados por crimes de corrupção nos tribunais de primeira instância. Os dados do Ministério da Justiça, que se reportam a 2000-2009, não permitem perceber se os arguidos chegaram a cumprir alguma pena, já que normalmente recorrem para os tribunais superiores que, por vezes, alteram a decisão. Mas permitem concluir que a grande maioria das condenações é de pena suspensa.
Exemplo disso são os números relativos ao ano passado. Dos 69 condenados por corrupção, nove foram de prisão efectiva. A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais não esclareceu, contudo, quantos reclusos estão a cumprir pena nas cadeias. Outros 29 condenados foram sujeitos a pena de prisão suspensa e quatro a multa. A estas condenações somam-se mais 703 (47 de prisão efectiva) no mesmo período por crimes de peculato ou participação económica em negócio, ilícitos associados à corrupção.
Entre 2005 e 2009, registou-se um aumento da condenação média por crimes de corrupção, que durante a última década se fixou em 55 condenações por ano. Nos primeiros cinco anos deste século, a média ficou-se pelas 48 condenações, subindo para 61 nos últimos cinco anos. A tendência mantêm-se nos crimes de peculato e participação económica.
"PÚBLICO"
FUTEBOLICES
Luz é o estádio mais visitado
O Estádio da Luz é o palco da Liga ZON Sagres que mais espectadores recebe na presente época, numa lista onde o Estádio do Dragão e de Alvalade estão na 2.ª e 3.ª posição, respetivamente.
À 13.ª jornada, é o Benfica que leva mais gente ao seu estádio, apesar da diferença para o Porto se fixar apenas nos sete mil espectadores, aproximadamente. Quanto ao Sporting, a diferença para os dois primeiros classificados deste ranking é de mais de 100 mil espectadores.
Ainda assim, os três grandes acolhem mais de dois terços do total de espectadores que marcaram presença nos estádios da principal divisão do futebol português, com 685.180 pessoas num total de 1.088.139 de entradas registadas.
"RECORD"
REGABOFE!!!
Autarcas contrataram 2.240
após congelamento de admissões
Professores das actividades extra curriculares e pessoal não docente representam a maioria das contratações nas câmaras.
As autarquias contrataram pelo menos 2.240 trabalhadores desde 1 de Julho, dia em que entrou em vigor o congelamento de admissões na administração central do Estado, decretado pelo Governo. A maior parte são contratações de professores das Actividades Extra Curriculares (AEC) e de pessoal não docente.
A contagem feita pelo Diário Económico teve por base as respostas de vários municípios a um requerimento entregue pelo CDS--PP na Assembleia da República, que questionava as câmaras municipais sobre quantos concursos para admitir pessoal tinham sido abertos desde 1 de Julho de 2010, a quantos postos de trabalho correspondiam e para que funções. O CDS-PP questionava ainda as câmaras sobre qual a justificação para a necessidade de contratação de pessoal.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
É MAIS QUE CERTO
Prejuízo do tornado pode
atingir 25 milhões de euros
Cálculos são de peritos no terreno. Em edifícios, os danos avaliados rondam os cinco milhões de euros, e a reparação de infra-estruturas e equipamentos públicos deverá custar cerca de nove milhões.
Os cálculos dos prejuízos do tornado de terça-feira ainda não estão completos, mas numa primeira estimativa peritos contactados pelo DN referem um valor da ordem dos 25 milhões de euros. Só os cerca de 500 edifícios e habitações danificados, muitos deles a necessitar de novas coberturas, estão avaliados em cerca de cinco milhões de euros, a que se juntam os estragos causados pelas chuvas que ontem se abateram sobre a região.
A reparação das infra-estruturas de energia, comunicações e equipamentos públicos deverá custar cerca de nove milhões de euros. A este valor há que somar ainda os cinco milhões de euros de danos provocados em várias empresas da região, algumas delas completamente destruídas, e cerca de um milhão para reparação de viaturas. A Açoreana e a Global Seguros, as únicas companhias de seguros no local, apresentaram uma estimativa de um milhão de euros de prejuízos só para os seus clientes.
O tornado deixou um rasto de destruição ao longo de uma linha recta de 31 quilómetros de extensão entre Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã. À sua passagem, deixou cerca de 40 feridos, 19 dos quais crianças, casas, empresas e viaturas destruídas.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Sem comentários:
Enviar um comentário