...esteja atento aos políticos,
eles "andem" aí
COMPRE JORNAIS, INFORME-SE
TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS
S. Silvestre de Lisboa
volta a opor homens e mulheres
Conceito mantém-se na 3.ª edição da S. Silvestre de Lisboa. José Ramos venceu em 2009, mas não conseguiu alcançar Dulce Félix, que permitiu sucesso feminino. Prova é dia 26.
José Ramos volta a correr na S. Silvestre de Lisboa, dia 26, e ambiciona repetir a vitória do ano passado... E se possível ajudar os homens a baterem as mulheres desta vez. Isto porque a competição integra uma espécie de guerra dos sexos, este ano denominada Homens “vs2 Mulheres, conceito que visa criar maior emoção para quem corre e para quem assiste.
«É uma brincadeira, mas julgo que é interessante, mesmo para o público, e torna a prova mais competitiva», admite Ramos, batido por Dulce Félix em 2009, a atleta que deu o triunfo final às mulheres, que partiram com 3,32 minutos de vantagem para os atletas masculinos.
«Quem tem noção do que é o atletismo, sabe que há diferenças. Só partindo com essa vantagem é possível as mulheres ganharem aos homens. Dá para tentar gerir até ao final dos 10 km... E mesmo assim, a Dulce foi a única que cortou a meta à nossa frente [homens], o que também mostra o elevado nível que tem para conseguir manter essa vantagem», explica, brincando: «Não sei, se calhar até conseguiria ganhar-lhe, apesar dos 3,32 minutos... Se fosse mais novo [42 anos] e estivesse a outro nível. Mas nunca seria fácil! E fiquei satisfeito por ser apenas a Dulce a ganhar aos homens, é uma atleta excelente, um dos nossos maiores valores.»
Este ano as mulheres vão partir apenas 2,42 minutos antes dos homens - cálculo feito pela diferença dos tempos dos vencedores do ano passado. «Gostaria de ganhar novamente a nível individual, mas os adversários serão fortes [Hermano Ferreira, 2.º em 2009, ou Fernando Silva] e não será fácil... E também gostaria de ajudar ao triunfo masculino, até porque o tempo de vantagem das mulheres encurtou... Talvez possa ser mais fácil», afirma Ramos, que ainda correu em crosses de selecção para o Europeu do próximo domingo, em Albufeira, sem conseguir apurar-se.
" A BOLA"
ALERTA SAÚDE PÚBLICA
Doenças respiratórias afectam 4 milhões
Quatro milhões de portugueses sofrem de doenças respiratórias, responsáveis por três das cinco principais causas de morte em Portugal. "A terceira causa de morte em Portugal é o cancro do pulmão, a quarta são as pneumonias e a quinta é a doença pulmonar obstrutiva crónica. Cerca de 30 por cento da afluência às Urgências estão associadas às doenças respiratórias, e esta é uma questão que não pode ser negligenciada e excluída da agenda política", referiu ao CM Carlos Robalo Cordeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Termina hoje em Coimbra o XXVI Congresso de Pneumologia.
Associado ao Plano Nacional de Saúde há coordenações nacionais para as doenças oncológicas, cardiovasculares, mentais e para a infecção VIH/sida, mas as doenças respiratórias não estão incluídas nos "eixos estratégicos". "É completamente errado, uma vez que no seio da patologia respiratória há diversos quadros clínicos, responsáveis por uma elevadíssima morbilidade, mortalidade e diminuição da qualidade de vida dos portugueses", indicou Carlos Robalo Cordeiro. "É preciso investir mais na prevenção, porque as doenças respiratórias, além de uma questão de saúde pública são, em termos sócio-económicos, um problema que não pode ser ignorado", alertou o especialista.
"CORREIO DA MANHÃ"
ECONOMIA ENVIESADA
Novas taxas sobre "recibos verdes"
agravam economia paralela
Taxa de 5% sobre empresas que recorrem aos recibos verdes, aliada ao aumento dos descontos por parte dos trabalhadores independentes, engrossará a subdeclaração de rendimentos, avisam especialistas.
As novas regras de descontos para a Segurança Social entram em vigor daqui a um mês sem que as empresas saibam ao certo como vão aplicar a controversa taxa de 5% sobre os recibos verdes.
As dúvidas em torno de um regime de aplicação complexa foram postas em evidência durante uma conferência organizada a semana passada pelo IDEFF, da Faculdade de Direito de Lisboa, onde alguns especialistas não hesitaram em dizer que a incerteza, aliada ao aumento dos descontos também por parte dos prestadores de serviços, conduzirá a um aumento da economia paralela.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
ROSA PÔDRE
PS de Coimbra terá pago quotas
a militantes em troca de votos
Na delegação do PS de Coimbra, terão sido pagas centenas de quotas a militantes que não deveriam estar nos cadernos eleitorais, em troca de votos, avança a revista Sábado.
De acordo com os depoimentos prestados à revista por vários militantes, houve dezenas de quotas que foram pagas duas vezes. O primeiro pagamento foi feito pelos próprios militantes e o segundo (não por militantes) no Largo do Rato (sede do PS), em Lisboa.
Nos comprovativos do pagamento, distribuídos pelos militantes do PS, verifica-se que os pagamentos foram feitos na véspera da eleição, com uma condição: votar em Mário Ruivo, candidato socialista em Coimbra.
Em declarações à Sábado, Luís Rodrigues, explica como tudo se passou: “Cheguei a casa e foi uma pessoa ter comigo entregar-me um papelinho para eu ir votar, porque tinha as quotas pagas”, acrescentado que lhe foi recomendado “votar no sr. Mário Ruivo”.
No entanto, segundo os estatutos do PS quem não pagar as quotas por um período superior a dois anos deve ser expulso dos cadernos eleitorais. A regra não tem sido cumprida, e segundo o depoimento do militante José Ferreira da Silva à revista: “A sede nacional é conivente com esta farsa eleitoral”.
Mário Ruivo venceu as eleições, em Outubro, por dois votos.
"i"
MISÉRIA, AO QUE ISTO CHEGOU
Ministério da Justiça suspende compras
para poder pagar salários de Dezembro
O Ministério das Finanças mandou suspender a aquisição de bens e serviços para poder pagar os salários de Dezembro aos funcionários do Ministério da Justiça. A decisão consta de um despacho a que o PÚBLICO teve acesso assinado em conjunto pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, e pelo ministro da Justiça, Alberto Martins, a 19 de Novembro.
"Para assegurar os recursos necessários à satisfação dos compromissos previstos para Dezembro de 2010 em matéria de despesas com pessoal (...), torna-se imprescindível adoptar medidas de forte contenção da despesa em outras rubricas não essenciais ao funcionamento normal dos serviços", lê-se no início do despacho.
Os dois ministros determinam que os serviços do Ministério da Justiça - que incluem tribunais e conservatórias - não possam comprometer-se com a aquisição de "bens e serviços" e de "bens de capital".
O mesmo despacho determina ainda que os saldos apurados nessas duas rubricas - aquisição de bens e serviços, bem como aquisição de bens de capital - "devem ser utilizados para reforçar" as dotações de despesas de pessoal. Em caso de ter de se assumir um "novo compromisso" financeiro, tem que se pedir uma autorização excepcional que só pode ser dada pelos ministros da Justiça e das Finanças.
O despacho foi assinado quatro dias depois de Alberto Martins ter evitado dizer com precisão, no Parlamento, qual o valor do "buraco" do Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça. O responsável, que esteve numa audição a propósito do Orçamento do Estado para 2011, disse apenas que o "buraco" financeiro será "bastante menor" do que os 323 milhões previstos para 2009.
"PÚBLICO"
É DE HOMEM!! A SUA TERRA EM PRIMEIRO LUGAR
Golfe: Mourinho promove candidatura à Ryder Cup
O treinador do Real Madrid, José Mourinho, embaixador da candidatura portuguesa à Ryder Cup2018 em golfe, é o protagonista de um vídeo promocional, cujos bastidores foram ontem segunda-feira revelados.
O treinador do Real Madrid é natural de Setúbal, a maior cidade nas proximidades do campo de golfe que será proposto por Portugal para a organização da prova, existindo por isso uma ligação emocional à candidatura lusa.
"Vencer sempre, levar o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo. Esse é o desafio a que me proponho diariamente, esse também é o desígnio com que a Comporta se comprometeu para ganhar a organização à Ryder Cup 2018", afirma Mourinho, citado pela candidatura portuguesa.
A Ryder Cup é o terceiro maior evento desportivo mundial, em termos de impacto mediático, a seguir aos Jogos Olímpicos e ao Campeonato do Mundo de futebol.
A prova realiza-se a cada dois anos, opondo as seleções da Europa e dos Estados Unidos da América, na disputa pelo título de melhor equipa de golfe.
"RECORD"
MUITO BEM PENSADO
Empresários portugueses aprendem
gestão de crise com mineiro chileno
JM, Unilever, E.Leclerc, Portugália Restauração ouviram a experiência do chefe dos mineiros chilenos.
Cerca de 17 gestores de empresas portuguesas e 340 quadros da Sociedade Central de Cervejas (SCC) estiveram ontem a retirar lições de gestão de crise e de liderança enquanto Luís Urzúa contava como foi chefiar uma equipa de 32 mineiros soterrados durante 69 dias na mina de San José, no Chile. Num evento organizado pela SCC, Jerónimo Martins (JM), Unilever, E.Leclerc, HardRock Café e Portugália Restauração tiraram dicas de liderança que podem aplicar nas suas empresas: unir equipas, dizer sempre a verdade e nunca desistir.
O auditório da fábrica da Vialonga foi pequeno para ouvir Luís Urzúa contar como passou 69 dias a 700 metros da superfície com 32 homens com comida e bebida limitadas, sem luz e com temperaturas de 40 graus. Urzúa, de 54 anos, apresentou-se tímido, vestido de fato e gravata e com um pin com a bandeira do Chile na lapela do casaco. Segundo o mineiro, está a contar a sua história e a representar o seu país.
"DIÁRIO ECONÓMICO"
O 4º A CONTAR DO FIM
Teixeira dos Santos
é o 16.º melhor ministro europeu
Ministro português foi penalizado no que toca às componentes política e de credibilidade.
Boa classificação ao nível económico.
O ministro das Finanças português, Fernando Teixeira dos Santos, é considerado o décimo sexto melhor da Europa em 2010, num total de 19 governantes, segundo o «ranking» ontem publicado pelo jornal Financial Times.
O político português obteve uma boa classificação nas competências ao nível económico, sendo penalizado no que toca às componentes política e de credibilidade, mas consegue melhorar a sua posição nesta lista, uma vez que em 2009 figurava na última posição.
Atrás de Teixeira dos Santos figuram os ministros das Finanças húngaro (György Matolcsy), espanhol (Elena Salgado) e irlandês (Brian Lenihan), numa tabela liderada pelo alemão Wolfgang Schaueble e que coloca o responsável pela pasta das Finanças da Grécia, George Papaconstantinou, no oitavo posto.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
AO ATAQUE
Maioria das câmaras cobra
taxa máxima sobre imóveis
Mais de metade dos municípios (176 em 308) vão cobrar a taxa máxima de IMI (0,7%) no próximo ano. Nas duas maiores autarquias do país, não há alterações: Lisboa vai manter o imposto em 0,68% e o Porto continuará a praticar 0,7%.
Dos 292 municípios que já comunicaram à Direcção-geral dos Impostos (DGCI) qual a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que vão praticar em 2011, há 176 que optaram pela taxa máxima de 0,7%. Em 2010, foram 175 os que fizeram esta opção, enquanto 119 optaram por cobrar um IMI inferior ao limite estabelecido por lei.
Em ano que se adivinha de crise e em que as autarquias irão ver as transferências da Administração reduzir-se em 5% (cerca de 126 milhões de euros) poucas são as câmaras que podendo escolher entre 0,4% e 0,7% (os intervalos mínimo e máximo do IMI para as casas não transaccionadas ou avaliadas a partir de 2004), optam pela taxa mais reduzida. Contam-se ainda assim 18 que se ficaram pelos 0,4%. Os concelhos da Anadia e Castelo de Paiva, ambos no distrito de Aveiro, estão entre este pequeno grupo que cobra IMI pelo valor mínimo, mantendo, de resto, uma prática já seguida em 2010.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Sem comentários:
Enviar um comentário