13/12/2010

ALMORRÓIDA CIENTÍFICA


SENSEWALL





SenseWall: Universidade de Coimbra apresenta 
“parede” interactiva multi-toque
A SenseWall é um grande ecrã interactivo desenvolvido em Coimbra. Tão grande que lhe chamam “parede” interactiva. O projecto foi desenvolvido ao longo dos três últimos anos por um grupo de jovens investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e já deu origem a dois produtos, um dos quais criado para a Microsoft Portugal.
Melhor do que explicar, o melhor é ver. Neste endereço - http://vimeo.com/8660060 - o leitor poderá entender melhor o que é o que permite fazer a SenseWall. Durante a demonstração é possível ver os jovens investigadores a tocarem, simultaneamente, na superfície que tem 3 metros de comprimento e 1,5 m de altura.

Em comunicado, os investigadores indicam que a fabricação desta “parede” interactiva é um “grande avanço para as tecnologias de interacção multi-toque”.

Deste projecto já resultaram dois produtos: o Touchbloom, uma superfície multi touch transportável criada para a Microsoft Portugal que a utilizou para a demonstração do Windows 7 e o Puddle of Life, um jogo interactivo sobre a Teoria da Evolução, desenvolvido para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (cuja demonstração pode ser vista aqui: http://vimeo.com/9235692).

Outra característica importante desta nova solução tecnológica é a sua “flexibilidade”. “A SenseWall permite desenhar, a baixo custo, ambientes multisensoriais de grandes dimensões para inúmeras áreas, desde a educação, turismo e serviços até à gestão de mobilidade nos grandes centros urbanos”, sublinham os investigadores Miguel Antunes, Tiago Serra e Tony Gonçalves.

Texto in "PÚBLICO"
13/12/10

Sem comentários: