12/12/2010

A BELA CIDADE DE LAMEGO

As Origens de Lamego

Alguns historiadores afirmam que Lamego teve origem numa povoação grego-celta de nome Laconimurgi, no entanto é uma hipótese pouco verosímil. Pensa-se que por volta do Sec. V antes de Cristo já existisse por aqui um Castro, pequeno aglomerado populacional ligeiramente fortificado. Provavelmente no exacto sítio onde hoje se encontra o Castelo, devido ao facto de ser o ponto bastante alto quando comparado com os terrenos circundantes.

Língures, Túrdulos, Iberos e Lusitanos passaram por este território, até ele ser completamente conquistado pelos Romanos, os quais o colonizaram. Sob domínio Romano os seus vinhos e produtos agrícolas cedo a tornaram famosos em todo o império. Era uma povoação no cimo do monte, a antiga Lamaecus, tendo nas imediações diversos castros romanos. Um deles tinha a denominação, no tempo romano, de Pena-Júlia, de onde derivou o nome da localidade Penajoia, hoje pertencente ao concelho de Lamego.

Foi uma cidade importante sob o domínio visigótico, nomeadamente no reinado de Sisebuto, e em 570 era sede de diocese com Sardinário como Bispo. A conquista de Lamego pelos Árabes (sec. III), que a denominaram Lamico, teve pouco tempo de calma.. Durante os quatro séculos seguintes (sec. VII a XI) foi sendo sucessivamente reconquistada pelos cristãos das Astúrias e de novo pelos Árabes. Toda esta série de conquistas e reconquistas provocam grande destruição na cidade e uma grande instabilidade, quer económica quer social. Foi definitivamente conquistada aos Mouros por Fernando Magno em 29 de Novembro de 1057.

IN "LAMEGO DIGITAL"


Lamego
Brasão de Lamego Bandeira de Lamego
Brasão Bandeira
[[Ficheiro:|250px]]
Localização de Lamego
Gentílico Lamecense
Área 165,39 km²
População 25 863 [1] hab. (2008)
Densidade populacional 156 hab./km²
N.º de freguesias 24
Presidente da
Câmara Municipal
Não disponível
Fundação do município
(ou foral)
1191
Região (NUTS II) Norte
Sub-região (NUTS III) Douro
Distrito Viseu
Antiga província Trás-os-Montes
e Alto Douro
Orago Santa Maria Maior
Feriado municipal 8 de Setembro
Código postal 5100 Lamego
Endereço dos
Paços do Concelho
Rua Padre Alfredo Pinto Teixeira
5100 Lamego
Sítio oficial www.cm-lamego.pt
Endereço de
correio electrónico

Lamego é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e subregião do Douro,com 10 796 habitantes.[2]sendo a segunda maior cidade do distrito. [carece de fontes?] O município está situado na margem sul do rio Douro, fazia parte da província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro e, segundo alguns, fazia parte da Beira Transmontana, da qual era a principal cidade. Considerada uma cidade histórica e monumental, pois possui uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas, sendo também uma diocese portuguesa.

É sede de um município com 165,39 km² de área e 25 863 habitantes (2008) [1], subdividido em 24 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Mesão Frio e Peso da Régua, a leste por Armamar, a sueste por Tarouca, a sudoeste por Castro Daire e a oeste por Resende.

Economia

As actividades principais do concelho são os serviços, algum comercio e a agrícola, esta representa uma importante fonte de riqueza, proveniente sobretudo do sector vitivinícola, já que o concelho, como os restantes concelhos da região, encontra-se integrado na Região Demarcada do Douro. Para além da produção do vinho do Porto, regista-se igualmente uma clara aposta nos vinhos de mesa com Denominação de Origem Controlada (DOC) e na produção espumantes, os quais assumem-se como um importante cartaz promocional a nível nacional e internacional.

O tecido empresarial de Lamego é constituído por unidades de pequena dimensão, havendo poucas unidades de média dimensão, o emprego é pouco qualificado e diminuto, o volume de negócios e a riqueza gerada têm uma relativa representação. Os sectores do turismo monumental e religioso têm vindo a crescer paulatinamente, e é neles que se identificam algumas potencialidades, sendo reconhecidas algumas vocações do concelho a dinâmica registada é suficiente, podendo todavia haver melhoramentos neste sector. Esta situação foi reforçada com a recente conclusão da A24, assumindo-se como factor determinante na atracção da procura regional.

Lamego possui uma grande superfície com um hipermercado e cerca de trinta lojas, três superfícies de média dimensão e umas poucas centenas de lojas de comercio tradicional. No que se refere a indústrias, possui uma zona industrial de pequena dimensão localizada na freguesia de Britiande e Várzea de Abrunhais.

População do concelho de Lamego (1801 – 2008)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2008
14 688 20 240 31 835 34 730 36 320 32 833 30 164





















Património

FONTANÁRIOS HISTÓRICOS

        Petiscos
  • Bolas de presunto, fiambre, vinha d'alhos, frango, atum, sardinhas e bacalhau;
  • Presunto com azeitonas;
  • Queijinhos;
  • Carnes de porco fumadas
  • Enchidos
        Doces
  • Peixinhos de chila
  • Doce de ovos
  • Pão-de-Ló
  • Pastéis "Lamegos"
       Vinhos
  • Brancos e tintos de mesa
  • Espumantes Naturais
  • Vinho do Porto

Festas e Feiras

  • Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios (Fins de Agosto a meados de Setembro)
  • Semana Santa (Semana da Pascoa)
  • Feira de Santa Cruz ou do 3 de Maio (3 de Maio e fim de semana adjacente)
  • Entrudo de Lazarim (Carnaval)
  • Feira de Santo Estevão (26 de Dezembro)
  • Festa de Nossa Senhora dos Meninos (18 a 20 de Setembro)
  • Festa de São João (24 de Junho)
  • Festa de Nossa Senhora dos Aflitos (3.º domingo de Julho)
  • Feira semanal (todas as quintas-feiras) 

WIKIPÉDIA

Sem comentários: