23/11/2010

TENHA UM BOM DIA............

... e pense que lá longe 
             vão haver dias melhores

compre jornais

PORQUE NÃO DESENVOLVERAM A FERROVIA???
Brisa demora 3 anos a recuperar 
metade do que perdeu para as Scut
A concorrência pelas auto-estradas sem custos para o utilizador teve um impacto na Brisa de perda de tráfego de dez por cento nos últimos cinco anos.
Agora, que já há cobrança em três Scut, a empresa presidida por Vasco de Mello espera demorar mais três anos a recuperar metade do tráfego perdido.
A decisão de introduzir portagens a par de medidas de "discriminação positiva" para o tráfego local até Julho de 2012 obriga a concessionária a dilatar o tempo que precisa para essa recuperação, que, no final de 2014, deverão permitir à empresa aumentar em 5,2 por cento as suas receitas de portagem. Estes números foram avançados ontem, durante o Dia do Investidor da empresa.
A previsões de aumento das receitas de portagem assentam na perspectiva de que a concessionária deverá conseguir captar até 20 por cento do tráfego na Costa de Prata (entre Aveiro e o Porto), até 10 por cento do tráfego na concessão do grande Porto (entre Lousada e Matosinhos) e menos de cinco por cento do tráfego na Norte Litoral (entre o Porto e Viana do Castelo). À margem do evento fonte da empresa avançou ainda que o aumento médio das tarifas de portagem deverá ser, em 2001, de 0,6 por cento.
"PÚBLICO"

O GOVERNO CANCELA VIDAS TODOS OS DIAS
TAP, BA, Air France, Lufthansa e Ryanair 
prevêem cancelar mais de 300 voos amanhã
As companhias TAP, British Airways (BA), Air France, Lufthansa e Ryanair já cancelaram ou prevêem cancelar mais de 300 voos de e para Portugal na quarta-feira, dia de greve geral nacional.
A greve geral de quarta-feira deverá levar ao cancelamento de mais de 550 voos de e para Portugal, caso os controladores aéreos cumpram apenas os serviços mínimos acertados com a NAV, ou seja dois voos para a Madeira e três para os Açores.
Em declarações à Lusa, fonte oficial da ANA - Aeroportos de Portugal adiantou que para a próxima quarta feira estavam previstos chegar e partir de Portugal continental mais de 550 voos (374 do aeroporto de Lisboa, 141 do Porto e 38 de Faro), sendo por isso esse o número de voos potencialmente afectados pela greve geral. Isto sem contar com os voos de e para a Madeira e Açores.
Só a TAP prevê cancelar mais de 250 voos, disse à Lusa fonte oficial da companhia, cujos serviços mínimos decididos em sede de arbitragem são até mais curtos do que os dos controladores aéreos. Os serviços mínimos para a TAP, ANA, Groundforce e Portway resumem-se a um voo do Continente para a Madeira e outro para os Açores (bem como os voos de volta).
"DIÁRIO ECONÓMICO"

 EXCELENTE PORTUGUESA
Joana Ramos conquista medalha de ouro
no grande prémio de Abu dahbi
A judoca portuguesa Joana Ramos (-52) conquistou esta segunda-feira a medalha de ouro no Grande Prémio de Abu Dhabi, ao derrotar na final a brasileira Erika Miranda, por yuko.
Para chegar à final, Joana Ramos tinha já eliminado Ngandeu Weyinjam (Camarões), Aynur Samat (Turquia) e Marta Kuban (Polónia).
Em -57, Telma Monteiro foi derrotada pela chinesa Yang Liu, logo na primeira ronda.
"RECORD"

MAIS EXCELENTES PORTUGUESES
"Meu Amor" 
ganha Emmy Internacional
À primeira foi de vez. A novela protagonizada por Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Rita Pereira e Paulo Pires teve a primeira nomeação para Portugal e ganhou a estatueta.
A viagem a Nova Iorque valeu a pena. Os actores deslocaram-se aos Estados Unidos para assistir à cerimónia de entrega dos Emmy Internacionais, que se realizou esta madrugada, e de lá virão com uma estatueta nas mãos. A história da autoria de António Barreira, que também viajou até Nova Iorque, ganhou o prémio de melhor telenovela.
"Meu Amor" derrotou "Ciegas e Citas", da Argentina, e "Dahil May Isang Ikaw", das Filipinas.
Também conhecida das novelas, mas da Globo, Lília Cabral estava nomeada para melhor actriz dramática pelo seu papel em "Viver a Vida", mas perdeu para Helena Boham Carter. Bob Hoskins foi eleito o melhor actor.
A 38.ª edição destes troféus atribuiu dois prémios honorários: um a Simon Cowell, jurado do programa "American Idol", pelo seu trabalho a descobrir talentos; e outro a Lorne Michaels, criador e produtor de "Saturday Night Live".
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

GENTE MUITO FRÁGIL E EXPLORADA
Combater ilegalidades
Os trabalhadores dos centros comerciais vão aderir à greve, contestando ilegalidades que lhes dão motivos adicionais para parar.
Vínculo precário, flexibilidade de horários e falta de pagamento de horas extraordinárias são algumas das ilegalidades cometidas contra os trabalhadores dos centros comerciais, que lhes dão motivos adicionais para se juntarem à greve geral de quarta feira.
Esta foi a mensagem que o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços (CESP) transmitiu ontem em ações de mobilização para a greve nos centros comerciais Colombo e Vasco da Gama, em Lisboa, apelando aos trabalhadores para que defendam os seus direitos.
Um pequeno grupo de sindicalistas juntou-se, ontem à tarde, em frente ao Centro Comercial Colombo, para se inteirar das condições de trabalho nas lojas daquele centro e distribuir panfletos explicando as razões para aderir à greve de quarta feira.
António Santos é dirigente do CESP e também trabalhador de uma das lojas do Colombo e falou sobre o seu 'próprio contacto diário', com condições de trabalho precárias e sobre 'os grandes atropelos', aos direitos destes funcionários.
Os principais problemas, apontou o sindicalista, prendem-se com horários de trabalho feitos à margem da lei, 'em cima do joelho, que não permite conciliar a vida profissional e familiar, o desrespeito pelo pagamento de horas extraordinárias, 'mesmo numa altura em que se trabalha muitas horas suplementares, ou até a existência de lojas 'onde as pessoas não se podem ausentar para satisfazer as necessidades básicas e são forçadas a esperar pela troca de turnos para poder ir à casa de banho'.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

MÉTODOS PIDESCOS
Serviços do Estado tentam identificar 
quem adere à greve
Os trabalhadores não são obrigados a anunciar a intenção de aderir ou não à greve. Daí que, segundo os sindicalistas, seja ilegítimo e ilegal que circulem na Administração Pública orientações para que as chefias identifiquem antecipadamente os grevistas.
"Vou pensar no assunto na noite de 23 para 24. É esta a resposta que os trabalhadores devem dar aos chefes que lhes perguntem se farão greve". O conselho é de José Abraão, dirigente da FESAP (Frente Sindical da Administração Pública), da UGT, que garantiu ao JN ter recebido diversas denúncias de chefias de serviços do Estado (autarquias incluídas), que estão a pressionar os trabalhadores a revelar se irão ou não trabalhar amanhã. A situação, que na opinião de Paulo Taborda, da Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública, da CGTP, é "lamentavelmente habitual quando há greves", é entendida como uma pressão junto dos trabalhadores.
Pressões do mesmo tipo foram relatadas ao JN pelo dirigente e jurista da CGTP Joaquim Dionísio, que revelou a existência de "orientações escritas dirigidas às chefias intermédias para obrigarem os trabalhadores a revelar previamente se farão greve".
Também o líder da UGT, João Proença, denunciou a existência de outras pressões para obrigar os trabalhadores a não paralisarem, nomeadamente na CP.
"Há pressões, incluindo no sector empresarial do Estado. Além disso, num país com a terceira maior precariedade laboral da Europa, é evidente que há muitos trabalhadores que receiam fazer greve", admitiu o sindicalista.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

JÁ FOMOS BONS...
Sub-18: Teste com Montenegro em Mafra
A Selecção Nacional de sub-18, orientada por Rui Bento, realiza esta tarde, às 15 horas, um jogo particular com Montenegro, no primeiro de dois testes com esta selecção.
O segundo jogo será esta quinta-feira, às 11 horas, no Cacém. Dois encontros de preparação que visam ensaiar a estratégia para a derradeira fase de qualificação para o Europeu da categoria, o principal objectivo desta equipa.
"A BOLA"

 OS BOMBOS DA FESTA
Precários temem perder emprego 
com adesão à greve
Mais de cinco mil trabalhadores precários da educação temem sofrer represálias caso adiram à greve geral de amanhã. Em causa estão os auxiliares de acção educativa e funcionários de apoio às actividades de enriquecimento curricular das escolas do Ensino Básico, sob a jurisdição das autarquias, e dos estabelecimentos dos 2º e 3º ciclos de ensino, sob tutela do Ministério da Educação.
"Há milhares de trabalhadores em situação precária, de escolas sob jurisdição das autarquias, com medo de perder os postos de trabalho se aderirem à greve", garantiu ao CM José Abraão, vice-secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, dando conta do que encontra diariamente nas ‘jornadas de esclarecimento': "São mais de cinco mil trabalhadores com contrato a termo que não nos dizem que não vão fazer greve, mas que perguntam se vão sofrer represálias".
"CORREIO DA MANHÃ"

SAÚDE PRECÁRIA
Pagamentos directos em Portugal 
quase duplicam recomendação da OMS
Em 2008, os pagamentos directos das famílias representavam 29% do total da despesa em saúde. Ontem, a OMS veio recomendar que este valor não supere os 15% a 20% da despesa total.
De acordo com a OMS, as despesas directas com cuidados de saúde têm levado, todos os anos, 100 milhões de pessoas a caírem abaixo do limiar da pobreza em todo o mundo. Esta é uma das principais conclusões do relatório anual ontem divulgado pela Organização, que tece duras críticas aos pagamentos directos - por deixarem muita gente sem acesso a cuidados - e que aponta caminhos para gerir melhor os recursos disponíveis no sector.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

PARA FICAREM OS DEDOS, VÃO-SE OS ANÉIS
Recorde. Só num mês famílias 
retiram 1,5 mil milhões dos bancos
As famílias portuguesas retiraram 1450 milhões de euros de depósitos em bancos só em Setembro, a maior queda registada num só mês desde pelo menos 1989 - ano em que o Banco de Portugal começou a compilar essa estatística. O valor depositado pelos particulares situa-se agora em 116,9 mil milhões de euros.
Trata-se da segunda queda consecutiva do valor depositado pelos portugueses, que em Agosto já tinham retirado 923 milhões de euros dos depósitos. Isto significa que, e em apenas dois meses, os bancos perderam 2,4 mil milhões em depósitos. Analisando o histórico desde 1989, trata-se da terceira maior queda sequencial de que há registo, e a única que chega a estes níveis em apenas dois meses.
Apesar de não ser possível avançar com uma justificação exacta ou única, a quebra pode ter sido potenciada pelo ambiente de crise económica do país, nomeadamente a subida da taxa de desemprego, que obriga algumas famílias a recorrer às poupanças para fazer face a despesas do quotidiano.
"É uma hipótese plausível, embora não seja capaz de dizer se é mesmo essa a razão", explicou ao i Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças, que afasta a hipótese de se tratar de um problema de confiança no sistema financeiro. "Não me parece que os portugueses confiem menos nos bancos. Podem é precisar mais do dinheiro no dia-a-dia."
"i"

Sem comentários: