...e vá-se preparando para o futuro
compre jornais
VIGILÂNCIA APERTADA
Objectos incríveis apreendidos
no aeroporto de Lisboa
no aeroporto de Lisboa
No aeroporto da Portela em Lisboa, são apreendidos os mais variados objectos. Uma pele de jibóia, com uns dois metros de comprimento, é um exemplo. Foi apanhada na mala de um voo de Dacar (Senegal) e vinha enrolada dentro de um chifre de madeira, supostamente inviolável.
Dentro das malas encontra-se um pouco de tudo. Um camião de brincar, três pares de chinelos, amido de milho, chocolates, chupa-chupas, água oxigenada, colorante para o cabelo, canas de bambu. A lei não permite a entrada no País de plantas sem a devida licença fitossanitária, para se evitarem pragas.
Os voos de fora da União Europeia são os que costumam trazer mais objectos proibidos. Carol, proveniente de um voo do Brasil, é um desses casos. Dentro das suas malas vinham quatro boiões brancos, sem nenhuma referência, cheios de drageias. “O que é isto?”, pergunta uma empregada da alfândega. “Comprimidos de produtos naturais”, diz a mulher, garantindo que não tem mais na bagagem. “Mas é muito comprimido. A quem vai vender?”, insiste a funcionária. “Não vou vender. São para mim e para duas amigas.” Nesse momento, a coisa azeda. A funcionária descobre mais dois boiões. “Mentiu-me. Isto vai cá ficar. Quando tiver a composição das cápsulas, atestada pelo Infarmed, vem buscá-las.”
De Bissau, sobretudo, chegam quilos e quilos de baguiche (um legume entre o espinafre e o agrião), de jacatu (beringela por dentro, tomate amarelo por fora) e de cabaceira (fruto do embondeiro, parecido com o tamarindo, muito apreciado em sumo).
"SÁBADO"
PIOR É O GOVERNO, A VERDADEIRA INTEMPÉRIE
Meteo: Ilhas do Corvo e das Flores
com aviso amarelo devido a aguaceirros e chuva forte
com aviso amarelo devido a aguaceirros e chuva forte
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje as ilhas açorianas do Corvo e das Flores sob aviso amarelo devido às previsões de ocorrência de aguaceiros e chuva pontualmente forte, até ao final da manhã.
De acordo com o IM, as ilhas do grupo ocidental dos Açores irão permanecer até às 12:00 de hoje sob aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, que significa situações de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.
Durante esse período, o céu apresentar-se-á muito nublado, verificando-se a ocorrência de chuva, que será por vezes forte, durante a manhã.
"VISÃO"
VERDADEIROS DRAGÕES
FC Porto entre cinco apurados
O FC Porto foi uma de cinco equipas a garantir, esta quinta-feira, o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa.
Nos jogos da tarde, foram CSKA Moscovo, no Grupo F, e Bate Borisov, no Grupo E, a festejar o apuramento.
Os russos bateram o Palermo, por 3-1, e somaram a quarta vitória em igual número de jogos. O mesmo resultado, na recepção Sheriff Tiraspol, apurou os bielorrussos, com 10 pontos.
De noite, foi a vez de FC Porto (Grupo L), Zenit (Grupo G) e Estugarda (Grupo Grupo H) selarem a passagem aos 16 avos-de-final.
Sporting adia apuramento
O Sporting adiou o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa, ao perder no terreno do Gent, por 3-1.
Em caso de vitória na Bélgica, a equipa de Paulo Sérgio teria carimbado o "passaporte" para a próxima fase.
"A BOLA"
AOS TRAFICANTES PAGAMOS SUBSÍDIOS DE INSERÇÃO
Atiram da janela gatos com droga
A tentativa de escapar à operação da PSP no bairro do Aleixo, no Porto, levou ontem alguns traficantes a tomarem medidas extremas. Ao aperceberem-se da forte presença policial, alguns moradores esconderam a droga em mochilas, amarraram-nas às costas de gatos e atiraram os animais pelas janelas da torre 1.
O objectivo era fazer com que os animais, assustados, fugissem com a droga. No entanto, o esquema acabou por correr mal, pois um dos gatos partiu uma pata e outro morreu na queda. A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP acabou por apanhar os animais e apreendeu as elevadas quantidades de droga que estavam escondidas nas mochilas.
No total, foram apreendidas 2400 doses de heroína, 1800 de cocaína, 280 de haxixe e ainda 20 mil euros.
A operação realizou-se durante todo o dia de ontem não só no Aleixo como também no bairro das Condominhas, tendo sido detidas quatro mulheres e dois homens, com idades compreendidas entre os 23 e os 50 anos. Os traficantes serão hoje ouvidos em primeiro interrogatório por um juiz no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.
"CORREIO DA MANHÃ"
E PASSOS COELHO NA BASE
E PASSOS COELHO NA BASE
Henrique Neto
Sócrates está no topo da pirâmide dos que dão cabo disto
É uma entrevista arrasadora. Henrique Neto, histórico do PS, diz que Sócrates "é um vendedor de automóveis" que "está no topo da pirâmide dos que dão cabo disto".
Revela que Sócrates disse que cortar na Função Pública era atacar a base eleitoral do partido. A maçonaria "é a coisa pior que pode existir na política". "Ser empresário hoje é ser herói."
NOTÍCIA DESENVOLVIDA NA EDIÇÃO IMPRESSA
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
QUASE É SIMPATIA
FMI lamenta falência "quase certa" de Portugal
Portugal está a ser empurrado para o abismo pelos mercados onde operam investidores e especuladores de dívida pública, reconhece o Fundo Monetário Internacional (FMI). Diz a instituição que os mercados já estão a apostar numa "quase certa" falência do país em breve, que assim será obrigado a recorrer ao fundo de apoio do FMI e da União Europeia (UE), à imagem da Grécia.
A instituição constata que as melhorias previstas nas contas públicas até são significativas (e não conta ainda com as medidas do Orçamento aprovado esta semana) e que em condições normais estas dariam resultados positivos no alívio dos estrangulamentos no crédito.
Num estudo ontem apresentado, intitulado "Fiscal Monitor", o FMI revela que, na verdade, "a ocorrência de eventos de crédito em algumas economias avançadas é quase certa" aos olhos dos mercados.
Um "evento de crédito" pode ser a falência (default) do país ou a ocorrência de falhas graves no pagamento das prestações devidas aos credores internacionais. Portugal, Grécia e Irlanda são apontados como os países onde a situação é mais negra. A Grécia já está a recorrer ao fundo FMI/UE.
O Fundo lamenta que os mercados possam estar a "sobrestimar" o risco de incumprimento (default) dos países problemáticos, mas concede que a probabilidade de ocorrerem estes eventos é mais alta hoje do que no passado. "O risco de materialização destes eventos permanece elevado em termos históricos no que respeita às economias avançadas - especialmente aquelas que já estão sob pressão dos mercados", escreve o FMI.
"i"
FRUTO DO TABALHO
Hulk foi o melhor em setembro e outubro
O Sindicato de Jogadores (SJFP) anunciou esta quinta-feira que o portista Hulk é o vencedor do prémio de melhor futebolista da Liga nos meses de setembro e outubro.
O presidente do SJFP, Joaquim Evangelista, referiu ainda que o troféu passará a contar com o voto do público. "Vamos introduzir mais duas variáveis: o peso dos adeptos e dos capitães de equipa", disse, sublinhando que haverá uma proporção de um terço para cada componente, juntando as notas dos jornais desportivos.
Joaquim Evangelista revelou também a nova designação do prémio (Troféu dos Campeões) e o modelo a ser entregue aos futebolistas, representado por uma bola num quadro, e que é inspirado nos "discos de platina" que se atribuem na música.
"RECORD"
PUNHALADAS
Ministério vai cortar 70 milhões
nos apoios aos alunos do privado
nos apoios aos alunos do privado
Orçamento do Estado para 2011 já prevê redução. Associação diz que estas medidas podem pôr
em causa 80 mil alunos e 10 mil trabalhadores.
em causa 80 mil alunos e 10 mil trabalhadores.
Em nome da "diminuição da despesa pública, no âmbito do esforço nacional de equilíbrio das contas públicas", o Governo prepara-se para cortar nos contratos com o ensino privado. Dos cerca de 330 mil alunos do pré-escolar ao secundário que frequentam o particular e cooperativo, o Estado apoia 44 por cento.
O Orçamento de Estado para 2011 prevê uma redução de cerca de 70 milhões de euros, ou seja, em vez de 358 milhões, o Governo tenciona transferir 285 milhões de euros para o ensino particular. A Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (Aeep) foi "surpreendida" com esta decisão, que "repudia" porque põe em causa o futuro de 500 escolas, 80 mil alunos e dez mil trabalhadores.
Ontem, o Ministério da Educação (ME) e a Aeep reuniram, no mesmo dia em que o Governo aprovou a lei que regula o apoio do Estado ao privado, prevendo os cortes.
"PÚBLICO"
QUEM NOS PROTEGE DO MAI???
MAI não suspendeu lei
que protege extremistas violentos
que protege extremistas violentos
Já começaram a chegar a Portugal activistas
que se manifestam de cara tapada
que se manifestam de cara tapada
O Governo não suspendeu a legislação em vigor que admite e protege a participação em manifestações de grupos de cara tapada. Esta falha pode comprometer a estratégia de segurança da Polí-cia de Segurança Pública (PSP) na prevenção e identificação de elementos de grupos extremistas que actuam com ocultação de identidade.
A PSP, responsável pelo planeamento da operação de segurança, reconheceu oficialmente que uma das maiores ameaças que receia concretizar-se durante a Cimeira da NATO é a actuação de operacionais violentos, que usam a táctica black bloc: manifestam-se de cara tapada, vestidos de preto e têm incendiado, vandalizado e provocado o caos nas cidades onde se realizaram outras cimeiras, quer da Aliança Atlântica quer reuniões do G20 ou G7.
As "Normas técnicas para a actuação das forças de segurança no âmbito do exercício do direito de reunião e manifestação" foram definidas num despacho assinado pelo actual ministro Rui Pereira, em Março de 2008. Este "documento interpretativo" da Lei das Manifestações de 1974 foi feito na sequência da polémica relacionada com as manifestações dos sindicatos dos professores.
O despacho define e limita em grande linha a actuação da polícia em situações de violência em manifestações. No caso de manifestantes de cara tapada, o do- cumento do MAI não só admite que eles possam desfilar, como condiciona o seu "afastamento" e "isolamento" à inexistência de "fortes razões para crer que serão alvo de acções violentas por parte de terceiros".
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
POR CAUSA DOS ARRUFOS DOS PARTIDOS
Juros a 10 anos atingem máximo histórico
Já com o Orçamento de Estado aprovado, os juros para comprar dívida pública voltaram a subir e atingiram valores históricos.
Os juros exigidos pelos investidores para comprar dívida pública portuguesa a dez anos bateram o máximo histórico, ao final da tarde, e estavam nos 6,72 por cento no mercado secundário, um dia depois da aprovação do Orçamento do Estado. Antes, pelas 11h11, os investidores já haviam exigido 6,66 por cento pelas obrigações a dez anos, acima do anterior recorde histórico de 6,512 por cento, atingido em setembro.
Já o «spread» da dívida portuguesa face aos títulos de dívida alemã nos títulos a dez anos, ou seja, o prémio pedido pelos investidores para comprarem obrigações portuguesas em vez de alemãs, também está a subir, situando-se em 417,3 pontos base. Na maturidade a cinco anos os juros atingem os 5,49 por cento e o «spread» face às bunds alemãs agrava-se para os 382,2 pontos base.
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"
POLÍCIA MAL PAGA CIDADÃO INDEFESO
Polícias convocam por SMS greve de zelo às multas
Uma greve de zelo às multas, como a que está a ser difundida por SMS entre os agentes das forças de segurança, poderá ser uma das formas de luta a adoptar pelos sindicatos e associações das forças e serviços de segurança contra os cortes orçamentais previstos pelo Governo para o sector.
Os cortes "colocam em causa a própria eficiência e funcionamento das diversas instituições ligadas ao sector da segurança interna".
A possibilidade de avançar com esta forma de protesto foi ontem, quinta-feira, admitida por Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), no final de uma reunião da Comissão Coordenadora Permanente (CCP) dos Sindicatos e Associações dos Profissionais das Forças de Segurança, onde foi decidido pedir ao primeiro-ministro, José Sócrates, uma reunião urgente para o alertar para as consequências "gravíssimas" dos cortes previstos para o sector.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Sem comentários:
Enviar um comentário