17/10/2010

PENINSULA IBÉRICA



Localização da Península Ibérica (em verde) na Europa, delineando os dois principais países da região, Espanha e Portugal.

Imagem de satélite da Península Ibérica.
A Península Ibérica fica situada no Sudoeste da Europa. É formada por dois estados: Portugal e Espanha e o território ultramarino de  Gibraltar cuja soberania pertence ao Reino Unido
Formando quase um trapézio, a Península liga-se ao continente europeu pelo istmo constituído pela cordilheira dos Pirenéus, sendo rodeada a Norte, Oeste e parte do Sul pelo oceano Atlântico, e a restante costa sul e leste pelo mar Mediterrâneo. O seu ponto mais ocidental é o Cabo da Roca e o mais oriental o Cabo de Creus.
Com uma altitude média bastante elevada, apresenta predomínio de planaltos rodeados por cadeias de montanhas, e que são atravessados pelos principais rios. Os mais importantes são o rio Tejo, o rio Douro, o rio Guadiana e o rio Guadalquivir, que desaguam no oceano Atlântico, e o rio Ebro, que, por sua vez, desagua no mar Mediterrâneo.
As elevações mais importantes são a Cordilheira Cantábrica, no Norte; o Sistema Penibético (serra Nevada) e o Sistema Bético (serra Morena), no Sul; e ainda a Cordilheira Central (serra de Guadarrama), de que a serra da Estrela é o prolongamento ocidental. Densamente povoada no litoral, a Península Ibérica tem fraca densidade populacional nas regiões interiores. Excepção a esta regra é a região de Madrid, densamente povoada.

História



Mapa do século XVIII gravado em cobre e pintado à mão, representando várias características topográficas da Península Ibérica.

A Península Ibérica, ao longo dos tempos, já foi chamada de vários nomes enquanto era governada por povos distintos. Entre eles, destacam-se os nomes Iberia e Hispania. Iberia foi o nome grego dado à península Ibérica, por mais que eles conheciam somente a parte entorno do rio Íber. Já Hispania era o nome romano da península. A região, depois do período histórico denominado Reconquista, foi se transformando e os muçulmanos foram expulsos. Portugal como estado surge em 1143 e confirmado, mais tarde, pelo Papa Alexandre III pela emissão da Bula Manifestis Probatum. Com o casamento em 1492 entre Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela, surge o que depois seria a Espanha.

 Geografia

 Principais rios


Mapa da Europa segundo o geógrafo e filósofo grego Estrabão.

 Principais serras

Entre as principais cordilheiras da Península Ibérica estão a Cordilheira Bética (subdivide-se na Cordilheira Penibética e Cordilheira Subbética), os Pirenéus, a Cordilheira Cantábrica, o Sistema Central, o Sistema Ibérico e a Cordilheira Pré-litoral.

 Países atuais

Os seguintes países ocupam a Península Ibérica:
Países/Territórios↓ Área na península↓ Porcentagem↓ Descrição↓
Espanha Espanha 493.519 km² 85% ocupa a maior parte da península.
Portugal Portugal 89.261 km² 15% ocupa grande parte do oeste da península.
França França 540 km² <1% Alta Cerdanha está localizada no lado sul dos Pirineus entre a Espanha e a França, por isso tecnicamente está localizada na Península Ibérica.[1]
Andorra Andorra 468 km² <1% localizada ao norte da península, ao sul dos Pirineus, entre Espanha e França.
Gibraltar Gibraltar 7 km² <1% um pequeno território ultramarino britânico localizado ao sul da Espanha.

 Línguas


Mapa cronológico mostrando o desenvolvimento das línguas da Península Ibérica.
Na Península Ibérica são faladas sete línguas oficiais: o castelhano, o português o catalão e o inglês são oficiais, respectivamente, em Espanha, em Portugal, em Andorra e em Gibraltar; como co-oficiais encontram-se mais quatro: o catalão, o galego e o basco - nas respectivas comunidades autónomas de Espanha, o aranês no Vale de Aran, e o mirandês (no concelho de Miranda do Douro) em Portugal; a estas há que somar mais algumas línguas não-oficiais (astur-leonês, aragonês e o romani), algumas delas com dialectos importantes (valenciano, andaluz, etc.).

 Urbanização e infraestrutura

 Polos urbanos

Os principais centros urbanos são: Madrid, Lisboa, Barcelona, Porto, Valência, Sevilha e Málaga.
As capitais situadas geograficamente na Península Ibérica são por ordem alfabética: Andorra-a-VelhaGibraltar (Gibraltar), Lisboa (Portugal) e Madrid (Espanha). (Andorra),

WIKIPÉDIA

Sem comentários: