Semana Mundial do Espaço no
Observatório Astronómico de Lisboa
Cientistas e engenheiros falam-nos da participação
portuguesa nas ciências espaciais
No próximo Sábado, dia 9 de Outubro, pelas 15:30h, a Ciência Viva, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL) convidam-no a visitar o OAL e a conhecer investigadores e engenheiros portugueses do sector aeroespacial.
David Luz e José Manuel Rebordão, investigadores do CAAUL, revelam os detalhes das missões da Agência Espacial Europeia (ESA) Venus Express e Gaia, respectivamente.
A observação da Terra e o estudo das propriedades da sua superfície através de satélites meteorológicos será o tema abordado por Carlos da Câmara, do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Rui Santos, da LusoSpace, empresa nacional que criou o magnetómetro que se encontra a bordo do satélite Proba-2 da ESA, fala-nos sobre a sua experiência na concepção e lançamento deste instrumento científico.
Rui Pereira, do Laboratório de Experimentação e Física Experimental de Partículas (LIP), fala-nos sobre o Espectrómetro Magnético Alpha (AMS-02), que será acoplado à Estação Espacial Internacional, em Fevereiro de 2011, e da participação do LIP na concepção, construção e avaliação de desempenho de um dos seus componentes, designado por detector de Cherenkov.
Será ainda apresentado o concurso Astrobiologia: outros mundos, outras vidas?, dirigido a alunos do ensino secundário.
No final desta viagem pelo Espaço, o público terá a oportunidade de fazer uma visita guiada às instalações do Observatório Astronómico de Lisboa. Se as condições meteorológicas o permitirem, está prevista uma sessão de observação de manchas solares.
Entrada livre.
Sem comentários:
Enviar um comentário