24/10/2010

1 - FIGURAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA

 
João Pinheiro Chagas
João Pinheiro Chagas
Primeiro-ministro de  Portugal
Mandato: 3 de setembro de 1911 - 12 de novembro de 1911
Precedido por: Teófilo Braga
Sucedido por: Augusto de Vasconcelos

Nascimento: 1 de setembro de 1863
Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 28 de maio de 1925
Estoril, Portugal
Partido: Partido Republicano Português - PRP
Profissão: jornalista, diplo


João Pinheiro Chagas (Rio de Janeiro, 1 de setembro de 1863Estoril, 28 de maio de 1925), mais conhecido por João Chagas, foi um jornalista, diplomata e político português, tendo sido o primeiro Primeiro-Ministro da I República de Portugal.
Jornalista, escritor, crítico literário, político, diplomata e conspirador, João Chagas foi, acima de tudo, um republicano liberal, ideal que abraçou até à morte e que, por diversas vezes, lhe custou a prisão e o degredo. Deixou uma das obras mais importantes, e por isso mesmo mais injustamente esquecida, do jornalismo político, de ideias e de doutrinação democrática publicadas em Portugal, sendo autor de alguns dos textos basilares para a compreensão do processo formativo, evolução e parâmetros ideológicos do republicanismo português.

Biografia

João Pinheiro Chagas, nasceu no Rio de Janeiro, Brasil no dia 1 de Setembro de 1863, filho de um emigrante português. Estudou em Lisboa, tornando-se jornalista. Por ocasião do ultimato britânico de 1890, adere ao Partido Republicano Português, sendo no ano seguinte implicado na revolta de 31 de Janeiro de 1891. Foi degredado para Angola, fugiu para o Brasil, e continuou a lutar pela causa republicana.

Tendo sido um dos mais activos oponentes da ditadura de João Franco, entre 1906 e 1908, com o triunfo da República, em 1910, João Chagas foi nomeado representante diplomático português em Paris, cargo do qual acabou por se demitir, em duas ocasiões, por discordar do modelo político seguído pelos governantes.

Foi Primeiro Ministro (chefe de governo) de 3 de setembro a 12 de novembro de 1911.

Morreu no Estoril a 28 de maio de 1925.

WIKIPÉDIA

Sem comentários: