04/07/2010

SOTTOMAYOR CARDIA







Mário Sottomayor Cardia (Matosinhos a 19 de Maio de 1941, faleceu a 17 de Novembro de 2006, em Lisboa) foi um político português, fundador do Partido Socialista, depois de ter passado pelo Partido Comunista Português. Ocupou diversos cargos em governos portugueses, como o de ministro da Educação.

Era licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Antes do 25 de Abril, Sottomayor Cardia foi redactor e chefe de redacção da revista “Seara Nova”, entre 1963 de 1968, tendo sido candidato pela oposição democrática em 1965 e 1969. Em Outubro de 1970, foi preso e espancado pela PIDE.

A seguir ao 25 de Abril, é escolhido para porta-voz do PS e director do jornal do partido. Como ministro da Educação foi autor de um modelo de gestão do ensino superior e outro do ensino básico e secundário. No primeiro caso, decidiu a introdução do sistema de concurso nacional no acesso ao ensino superior (CNAES), a divisão do ensino superior em universitário e ensino superior de curta duração, depois designado politécnico, ou ainda a instituição dos graus universitários de licenciatura, mestrado, e doutoramento, bem como da agregação. No segundo caso, decidiu a introdução do inglês como língua de opção no 5º ano de escolaridade.

O seu nome foi dado à Biblioteca Central da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Funções governamentais exercidas

Sem comentários: