30/07/2010

ANA SÁ LOPES






Revisão: o real e o virtual

 O assunto que está na agenda é virtual, porque não vai haver revisão constitucional nenhuma. Para mudar a Constituição é preciso que PS e PSD se entendam e formem os dois terços mágicos - o que nunca é possível em vésperas de eleições ou momentos politicamente tensos. 
Como já foi preciso dar o corpo ao manifesto para aprovar o PEC 2 e será fundamental repetir o exercício para "responsavelmente" deixar passar o OE 2011, o que é real é a apresentação de um programa político alternativo, um embrião de programa eleitoral, uma "ameaça" de programa de governo do novo PSD. Marcar a "agenda" e separar águas é bom quando não dá trunfos ao adversário. 
Com um governo desinteressante e esgotado por uma crise económica sem precedentes, Sócrates redescobriu um filão: a ideologia submersa no PEC 2 pode voltar à primeira linha. Num país muito pobre, os riscos do ultraliberalismo e do abalo do estado social pela mão de um PSD onde muitos militantes se afirmam do "centro" pode ter um efeito negativo nas sondagens. Sócrates estava sem guião, Pedro Passos Coelho escreveu-o de graça.  
Jornalista
in "i"
21/07/10 

Sem comentários: