12/06/2010

TENHA UM BOM SÁBADO


Turistas com pouco dinheiro
Pouco dinheiro para gastar e o mau tempo, que leva os banhistas a deixar as praias quase vazias, estão a marcar estes dias de miniférias no Algarve.
O número de turistas nacionais (sobretudo de Lisboa e do Porto) e espanhóis que fizeram marcações em hotéis para a ponte do 10 de Junho foi superior à da semana anterior, mas isso "não esbate a quebra do mercado externo", disse o presidente da
Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve.

Elidérico Viegas recordou que a quebra acumulada na procura externa é de "10% desde Novembro passado em relação a indêntico período de 2009.
O problema é que, nesse ano, a quebra já tinha sido de 10%..."

Por outro lado, "o volume de negócios baixou cerca de 9,5%", o que traduz a baixa de preços praticada nos hotéis , adiantou.
O presidente da Região de Turismo de Portugal, Nuno Aires, destacou a "boa afluência aos hotéis e uma ligeira subida do mercado inglês".
"CORREIO DA MANHÃ"

Estrangeiras do FC Porto podem travar Sporting
Tal como aconteceu este inverno no Campeonato de Clubes de pista coberta, o FC Porto pode interromper a longa série de triunfos do Sporting nos Nacionais femininos da 1.ª Divisão (são 15 consecutivos, desde 1995), graças à presença de atletas estrangeiras especialmente contratadas para esta competição (são oito as inscritas). Se todas estiverem presentes, dificilmente o Sporting, para mais com problemas no sector de meio-fundo, conseguirá evitar a vitória do FC Porto... que pode ser única caso a assembleia geral federativa venha a aprovar medidas que impeçam este tipo de contratações nos anos vindouros. Fora desta luta está o JOMA, há 15 anos sempre no pódio e principal candidato ao 3.º lugar.
"RECORD"

Álvaro Cunhal ainda é o controleiro do PCP
É uma espécie de 'Avatar' o filme que se vive no PCP, onde os protagonistas do Comité Central e da direcção decidem muito da linha política inspirados em Cunhal. O ex-secretário-geral continua a existir numa dimensão paralela, determinando a formação de novas gerações e a seduzir dissidentes.
A pergunta era simples e directa. Cinco anos após a morte do mítico secretário-geral do Partido Comunista Português, a sua influência deixou de ser determinante na orientação da vida do partido?
A resposta, no entanto, não é fácil de encontrar mesmo quando se questionam os militantes mais novos ou até os críticos que abandonaram o partido, em oposição a Cunhal.
Todos os dirigentes e militantes com responsabilidades sentem a mão ainda tutelar de Álvaro Cunhal, que emana dos gabinetes da sede na Rua Soeiro Pereira Gomes - a Soeiro, como lhe chamam - e continua a orientar a vida do maior partido comunista dos países que vivem em democracia. Mesmo que a presença iconográfica do camarada Álvaro passe quase despercebida no piso térreo da sede, a não ser nas capas dos livros aí à venda.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Paula Rego nomeada Dama do Império Britânico
A pintora portuguesa Paula Rego, 75 anos, recebe hoje o título de Dama do Império Britânico, o equivalente feminino da distinção de Cavaleiro (Sir). Rego é condecorada por ocasião das Queen's Birthday Honours, o evento que comemora o aniversário da Rainha Isabel II. "Estou muito orgulhosa" disse a pintora, citada pelo "The Times". "A que se deve? Não faço mais do que pintar."
A cerimónia deste ano é embelezada por Catherine Zeta-Jones, actriz também nomeada Dama do Império Britânico, numa lista de condecorados que incluiu ainda os matemáticos Frank Duckworth e Tony Lewis, que mudaram a história do críquete ao determinar a solução para jogos interrompidos por chuva, ou o guarda-redes Bert Williams. No mundo das artes também foi agraciado o escritor James Herbert e o guitarrista John Cale, dos Velvet Underground.
"i"

Juízes consideram "desastrosa" parte da prova do caso Apito Dourado
Os juízes que absolveram o ex-patrão da arbitragem e mais 15 arguidos por crimes de falsificação nas classificações dos árbitros arrasaram a prova pericial apresentada pelo Ministério Público. E classificaram como "desastrosa" parte da prova apresentada.
Perante a absolvição total, o Ministério Público (MP) vai recorrer para a Relação de Lisboa, tentando aumentar os factos dados como provados. Estes limitaram-se a muito pouco do que vinha na acusação da equipa especial coordenada pela procuradora Maria José Morgado. Aliás, o recurso do MP é obrigatório, por ordem do procurador-geral da República, precisamente por contrariar a "tese" daquela equipa especial para o Apito Dourado.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Queiroz esconde o jogo
A estreia no Mundial está cada vez mais próxima e Carlos Queiroz esconde a estratégia a utilizar no jogo com a Costa do Marfim, na próxima terça-feira.
No treino deste sábado, durante os 15 minutos abertos à comunicação social, apenas foi possível ver o grupo dividido em seis equipas, para três animados jogos de "futvólei".
"A BOLA"

SCUT: AR pode travar introdução de portagens a 1 de Julho
No dia 24 de Junho será votada, na Assembleia da República (AR), uma proposta de lei para a revogação dos chips das matrículas e se os partidos da oposição votarem contra, “não haverá forma de cobrar as portagens nas Scuts a partir de 1 de Julho”.
Esta é pelo menos a convicção do movimento contra as portagens nas Scuts (vias sem custos para os utilizadores) que, hoje, reuniu na Póvoa de Varzim.
Perante esta possibilidade, o porta-voz do movimento, que reúne utentes do Grande Porto, Costa da Prata e Litoral Norte, ressalva que será possível “reconsiderar a data de cobrança nessas vias”, podendo este processo “voltar à estaca zero”.
José Rui Ferreira avançou ainda que, e independentemente desta possibilidade, as comissões de utentes “não baixam os braços e voltam a sair à rua no dia 22 de Junho, a partir das 18h00.
Nessa altura será realizado um novo protesto, “à entrada da cidade do Porto, entre as rotundas AIP (Produtos Estrela) e do Bessa”, onde os utentes pretendem “fazer sentir, mais uma vez, a contestação contra a introdução de portagens, explicou o dirigente do movimento.
"PÚBLICO"

Durão Barroso: "Egoísmos nacionais não resolvem problemas na UE"
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou hoje que "o ressurgimento de egoísmos nacionais e as soluções unilaterais" não resolvem os problemas da Europa e defendeu que neste momento é preciso "liderança e coragem política".
Num discurso proferido em Lisboa na cerimónia que assinalou a assinatura, há 25 anos, da adesão de Portugal e Espanha à então CEE, Durão Barroso lembrou que para Portugal esse acontecimento "foi o corolário natural do processo de democratização".
Durão Barroso lembrou que neste momento a Europa atravessa "um período difícil com enormes desafios pela frente".
"EXPRESSO"

Sem comentários: