10/06/2010

TENHA UM BOM FERIADO

Economia cresceu 1,8%
O produto interno bruto (PIB) nacional teve um crescimento de 1,8 por cento no primeiro trimestre, comparado com o período homólogo, e subiu 1,1% em relação aos últimos três meses de 2009. Os dados foram revelados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística e mostram uma subida mais acentuada do que anteriormente previsto.
O crescimento registado, o maior desde 2007, deveu-se a um aumento da procura interna, que cresceu 1,3%, e do consumo interno, que registou uma subida de 2,7%. Também as exportações e importações contribuíram para o crescimento do PIB, tendo registado um aumento de 8,5 e 5,2 pontos percentuais, respetivamente. Num ano e meio, este foi o primeiro trimestre em que as importações e exportações registaram ambas resultados positivos.
"RECORD"

Portugueses estão a desaparecer
Portugal desceu abaixo dos cem mil nascimentos, o que acontece pela primeira vez.
E morrem muitos mais.
Portugal registou menos de cem mil nascimentos em 2009, o que acontece pela primeira vez desde que há estatísticas, 1900. E aumenta o número de mortes. Isto significa que a população portuguesa pode desaparecer? "Há esse risco se não se inverter a tendência. E a taxa de natalidade vai baixar, ainda, mais em 2010 e 2011", diz o sociólogo Leston Bandeira.
As Estimativas da População de 2009, ontem divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), não surpreenderam Leston Bandeira, que há muito previa uma descida significativa da natalidade, dada a crise económica que se vive actualmente no País. "A taxa da natalidade é um indicador económico, em especial em países com pouca protecção social, como é o caso de Portugal. Há um certo declínio social, cuja consequência é o declínio demográfico", justifica.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"


Agora, os bancos:
quem concebeu, sugeriu e aprovou a venda do esquema aos clientes vai ser acusado na Operação Furacão
Administradores e directores do BCP, do BES, do BPN e do Finibanco são os actuais visados pela Operação Furacão. O Ministério Público (MP) investiga a forma como os bancos e outros promotores introduziram a fraude fiscal, que até aí era preparada apenas por consultoras.
Rosário Teixeira, procurador encarregue do caso, quer saber quem decidiu efectivamente em cada banco oferecer esse produto financeiro, ou serviço, aos seus clientes.
Finda a investigação aos "aderentes" - como foram baptizados os clientes/ beneficiários das operações que, como o i noticiou, serão agora notificados para pagarem e obterem a suspensão provisória dos seus processos -, o procurador quer descobrir quem, concretamente, entre os responsáveis por cada uma daquelas instituições bancárias, instituiu o esquema de fraude fiscal detectado na Operação e o tornou disponível aos clientes.
"i"


Ter filhos deixou de ser prioritário para as mulheres
Portuguesas têm menos bebés e maternidade surge em média pelos 30 anos, segundo Instituto de Estatística
As mulheres em Portugal não só são mães cada vez mais tarde, como têm menos filhos. De acordo com os dados divulgados, ontem, quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de crianças por mulher tem vindo a descer drasticamente na última década.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"


DIAP pede levantamento da imunidade a Ricardo Rodrigues
O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) apresentou esta manhã um pedido de levantamento de imunidade parlamentar a Ricardo Rodrigues, avança o Público na sua edição online. O pedido para que o socialista seja ouvido no DIAP veio na sequência do furto de dois gravadores de jornalistas da SÁBADO durante uma entrevista.
"SÁBADO"


Nova regulação para os mercados só deverá ser "implementada no final de 2012"
A legislação que está a ser preparada pela União Europeia para a negociação bolsista, incitada devido à crise de dívida, só deverá ser implementada efectivamente no final de 2012. Esta é, pelo menos, a expectativa dos líderes da região.
A notícia é avançada pela Bloomberg, que cita um rascunho de um documento que deverá ser discutido pelos líderes europeus na reunião de 17 de Junho, em Bruxelas.
A elaboração da “última fase da legislação deverá ocorrer no final de 2011 e permitir a implementação na legislação nacional até ao final de 2012”, diz o documento citado pela Bloomberg.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"


António Barreto critica Estado e povo português
por não tratar bem dos antigos combatentes
Portugal não trata bem os seus antigos combatentes, sobreviventes, feridos ou mortos”, referindo que em termos gerais o “esquecimento” e a “indiferença” são superiores, sobretudo “por omissão do Estado”.
Barreto, na alocução que fez durante a sessão solene das cerimónias do Dia de Portugal, reiterou as críticas ao povo português que é “parco em respeito pelos seus mortos” e acusa o Estado de ser pouco “explícito no cumprimento desse dever”, avisando que está na altura de “eliminar as diferenças entre bons e maus soldados, entre veteranos de nome e veteranos anónimos, entre recordados e esquecidos”.
Um antigo combatente não pode ser tratado de “colonialista”, “fascistas” ou “revolucionários”, mas simplesmente “soldado português”, pediu hoje o presidente da Comissão das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
"PÚBLICO"


Tribunal da UE condena Portugal por má gestão das pedreiras de Lourosa
O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) condenou, esta quinta-feira, Portugal por não ter adoptado «as medidas necessárias na gestão de resíduos» que eram depositados ilegalmente nas antigas pedreiras dos Limas e dos Linos, na freguesia da Lourosa.
"A BOLA"

Sócrates vaiado em Faro
O primeiro-ministro, José Sócrates, foi esta manhã vaiado por dezenas de pessoas em Faro no momento em que chegou para participar nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, pouco depois das 10h00.
"CORREIO DA MANHÃ"

Sem comentários: