07/05/2010

TENHA UM BOM DIA

ALGARVIO JÁ ESTÁ NOS QUARTOS-DE-FINAL
O número 1 nacional entrou para o restrito grupo de jogadores portugueses que chegaram aos quartos-de-final do Estoril Open. O pupilo de João Cunha e Silva, 114.º no ranking mundial, eliminou esta tarde o polaco Michal Przysiezny (6-4 e 6-4), 97.º, um lucky looser que substituiu o croata Ivan Ljubicic no quadro principal.
"RECORD"

Os reformados que recebem pensões sociais ou pensões mínimas (actualmente, são quase um milhão) vão ser obrigados a provar que não têm outras fontes de rendimento para continuarem a ter direito ao apoio do Estado.
E, para isso, serão obrigados a mostrar uma panóplia de documentos comprovativos dos seus rendimentos, como é o caso de extractos das contras bancárias, cadernetas prediais, declarações de IRS, contratos de compra e venda de património, entre outros.
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Ricardo Rodrigues, o deputado socialista que furtou dois gravadores a jornalistas durante uma entrevista, foi ontem recebido com aplausos na reunião do grupo parlamentar e viu oficializada a sua nomeação como conselheiro do primeiro-ministro para as questões de segurança interna.
"CORREIO DA MANHÃ"

Os cientistas do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), no Porto, descobriram uma peça até aqui desconhecida do processo de mielinização, a formação da capa que envolve as fibras nervosas do cérebro e permite optimizar os impulsos nervosos. Num trabalho publicado na "Science", os investigadores explicam que um conjunto de proteínas à superfície dos axónios - as zonas dos neurónios responsáveis pela condução dos impulsos eléctricos - funciona como "travão" da produção excessiva de mielina, a matéria-prima do isolamento eléctrico dos neurónios.
"i"

O Governo aprovou, ontem, quinta-feira, na generalidade, novas regras para prestações sociais não contributivas e do rendimento social de inserção e para o subsídio de desemprego, com as quais vai poupar 130 milhões de euros este ano. Mas na Oposição há posições diferentes.As novas regras sobre prestações sociais e rendimento social de inserção (RSI) visam, segundo o Governo, cumprir o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) e "harmonizar as condições de acesso dos beneficiários e reforçar o combate à fraude.
Entre outras regras novas, o RSI impõe que os beneficiários entre os 18 e os 55 anos que estejam desempregados serão abrangidos por medias de validação de competências ou formação profissional e não poderão recusar emprego adequado às aptidões ou formação profissional.
Se o fizerem, perdem aquela prestação e durante dois anos não poderão voltar a pedi-la. Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, a medida visa promover a inserção profissional dos beneficiários.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

É inédito em Portugal, mas o Tribunal Constitucional (TC) confirmou há dias a condenação do Estado pela aprovação de uma lei ilegal na Assembleia da República.
Trata-se da decisão que levou à criação do concelho da Trofa (Lei 83), aprovada em 19 de Novembro de 1998 com os votos a favor de toda a oposição (PSD/CSD/PCP-PEV) e contra da bancada do PS, que na altura apoiava o Governo minoritário de António Guterres.
O processo foi desencadeado pela Câmara de Santo Tirso, que o Estado terá que indemnizar em cerca de seis milhões de euros. Isto, porque com a diminuição do território e respectivas funções ficou com um quadro de pessoal sobredimensionado e consequentes despesas. Neste aspecto, a decisão do TC veio confirmar na íntegra as anteriores sentenças dos tribunais de Santo Tirso, da Relação e Supremo, sucessivamente. A autarquia reclamava também pela perda de receitas, de terrenos e de diversos equipamentos, argumentos que não foram acolhidos pelos juízes.
"PÚBLICO"

A nuvem de cinzas libertadas pelo vulcão islandês que permanece em actividade encontra-se já no espaço aéreo português, prevendo-se que se desloque para as regiões centro e sul, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
"A informação que temos é que a pluma de cinzas se encontra, sensivelmente, entre os 100 e 200 quilómetros, mais ou menos a oeste da nossa costa ocidental", declarou o meteorologista Fernando Rei, referindo-se aos dados comunicados pelo Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Londres.
A possibilidade de o espaço aéreo nacional ser encerrado depende, no entanto, da avaliação e decisão dos serviços de tráfego aéreo.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Os dirigentes da Roma ponderam avançar com uma queixa contra José Mourinho, motivada pelas declarações em que o técnico luso sugere que o clube da capital poderia dar um incentivo monetário ao Siena, para vencer o Inter na última jornada da Serie A.
«Pelos vistos, o presidente do Siena disse que vai pagar prémio de jogo caso vença o Inter. Como a Roma não vai pagar prémio pela vitória na Taça de Itália, talvez possa ajudar o presidente do Siena». Foram estas as palavras da discórdia proferidas por Mourinho.
"A BOLA"

Sem comentários: