11/04/2010

TENHA UM BOM DOMINGO


Os artistas e produtores culturais portugueses continuam a não pensar à escala internacional. Em 2008, só sete por cento dos espectáculos portugueses foram vendidos para circuitos externos, menos de metade dos espectáculos vindos de outros países que os portugueses consumiram. Falta também perspectiva mundial: quer na importação, quer na exportação, os nossos parceiros são sobretudo a Europa - a Espanha, em particular.

"PÚBLICO"

A fábrica de produção de carros de competição do último modelo da Porsche, o Panamera S, começa a ser construída ainda no primeiro semestre deste ano e tem inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2011. A unidade da N. Technology, no Parque Tecnológico do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, representa, tal como CM noticiou, um investimento de três milhões de euros e arranca com 25 funcionários. O propósito passa por, no futuro, duplicar o número trabalhadores.
"CORREIO DA MANHA"

No Orçamento do Estado para este ano, as novas portagens nas auto-estradas do Norte Litoral, Costa da Prata e Grande Porto valem 125 a 130 milhões de euros.O Governo e o CDS estão em negociações para que a versão inicial do chip nas matrículas automóveis não seja revogada na Assembleia da República.Todos os partidos contestam o carácter big brotheriano da medida. "SOL"

As empresas de trabalho temporário colocaram diariamente, em média, 45 trabalhadores em Portugal em 2009, mas no conjunto do ano a quebra no setor foi generalizada e para 2010 as perspetivas não são animadoras.
De acordo com os dados da Associação Portuguesa das Empresas do Sector Privado de Emprego (APESPE), em 2008, a média diária era de 55 trabalhadores colocados, o que significa que em 2009 foram colocados por dia menos 10 trabalhadores do que no ano anterior.
Tendo em conta que os primeiros meses do ano "não estão a demonstrar melhorias" e que a recuperação do mercado de emprego habitualmente começa pela contratação de trabalhadores temporários (os primeiros também em tempo de crise a ser dispensados), a APESPE traça um cenário desanimador para os que acreditam que a recuperação está aí.
"EXPRESSO/LUSA"

Miguel Pais do Amaral tornou-se numa das principais personalidades que os deputados vão querer inquirir na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para averiguar o negócio PT/TVI, depois das suas declarações na Comissão Parlamentar de Ética, na passada terça-feira. O ex-patrão da Media Capital esclareceu que, em 2005, falou com o Governo antes de vender à empresa espanhola Prisa a sua parte na empresa proprietária da TVI. Explicou que se tratou de um acto "normal", uma vez que o negócio envolvia uma licença de concessão de televisão atribuída pelo Estado por um determinado período temporal. Estas palavras poderão ser usadas como arma de arremesso contra José Sócrates, que sempre negou ter tido conhecimento prévio da compra da TVI pela PT, em 2009.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, anunciou hoje, domingo, que vai desencadear rapidamente um processo de revisão constitucional para que a Constituição da República possa ser revista antes das eleições presidenciais do início do próximo ano.
"O PSD não desconhece que o Parlamento está investido de poderes constitucionais e vai desencadear rapidamente o processo de revisão constitucional apostando convictamente que ainda antes das eleições presidenciais nós podemos ter a nossa Constituição revista em Portugal", declarou Pedro Passos Coelho.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Sem comentários: