24/04/2010

FEMINISMO EM PORTUGAL


Congresso Feminista e de Educação em Lisboa.

Entre 4 e 9 de Maio de 1924, reuniu-se o Congresso Feminista da Educação em Lisboa, no Salão Nobre da Associação de Socorros Mútuos dos Empregados do Comércio de Lisboa. O Congresso foi organizado pelo Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP), que foi fundado em 1914 por Adelaide Cabete. O CNMP faz parte do International Council of Women e o Congresso de 1924 teve um enorme impacto a nível nacional e internacional. Durante cinco dias o Conselho recebeu suporte e apoio de organizações feministas importantes e apoio de feministas (femininas e masculinas) públicas de destaque do meio político e da vida intelectual. A sua grande importância mostra-se pela adesão de organizações e figuras destacadas do feminismo mundial e pelo grande leque de comunicações nas áreas do feminismo e da educação e pode ser considerado um dos primeiros passos para a emancipação das mulheres.

O segundo Congresso Feminista decorreu em 1928

Oitenta anos depois, de 4 a 6 de Maio em 2004 juntaram-se feministas portuguesas, académicas, activistas e investigadoras de diversos sectores para comemorar o 80 aniversário de primeiro Congresso do movimento feminista. Discutiram-se questões como o aborto, sexualidade e o direito ao corpo próprio, a desigualdade entre homens e mulheres em sectores como no trabalho e outros temas feministas. O Congresso decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa e durante os três dias da comemoração foram honoradas mulheres importantes, não só considerando o feminismo, entre eles por exemplo Adelaide Cabete, Maria Velleda, Elina Guimarães e Maria Lamas.

De destacar as escritoras Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, conhecidas pelas três Marias no século XX.

wikipédia

Sem comentários: