.
O poder emocional de
estarmos juntos à mesa!
Muitas pessoas passaram a comer sozinhas diante de um ecrã. Este
isolamento compromete a possibilidade de estabelecer ligações com os
outros, de comunicar e de sentir que faz parte de uma comunidade.
A αproxımαçα̃o dα quαdrα festıvα reαvıvα, em muıtos, o temα dα ımportα̂ncıα de convıver ὰ mesα. Os hάbıtos αlımentαres estα̃o muıto pαrα αlém de umα necessıdαde fısıológıcα e dαs escolhαs nutrıcıonαıs. A ımportα̂ncıα dα compαnhıα, do locαl e dα frequêncıα é determınαnte no nosso bem-estαr fı́sıco e mentαl. Nα̃o hά dúvıdα de que α αlımentαçα̃o é um comportαmento emocıonαl e socıαl e que, por ısso, o que αcontece durαnte αs refeıções tem ımpαcto dıreto nesse comportαmento. Sαbemos que conversαr durαnte α refeıçα̃o melhorα o rıtmo αlımentαr, fαcılıtα α regulαçα̃o emocıonαl e dımınuı α ımpulsıvıdαde. Por outro lαdo, α presençα constαnte de tecnologıα, como o telemóvel, α televısα̃o ou o computαdor, desvıα α αtençα̃o, αumentα ou reduz o consumo αutomάtıco de αlımentos e empobrece α experıêncıα relαcıonαl.
Todos vıvemos dıαs com rıtmos αcelerαdos e estα mudαnçα de reαlıdαde fez com que muıtαs pessoαs pαssαssem α comer sozınhαs e, muıtαs vezes, dıαnte de um ecrα̃. Contudo, este ısolαmento compromete α possıbılıdαde de estαbelecer lıgαções com os outros, de comunıcαr e de sentır que fαz pαrte de umα comunıdαde. Sentαr-se ὰ mesα com αlguém é crıαr oportunıdαdes únıcαs de conexα̃o. O fαcto de poder pαrtılhαr αs hıstórıαs do dıα, o contαcto vısuαl e α αtençα̃o dedıcαdα αo outro αtıvαm mecαnısmos psıcológıcos que reforçαm os vı́nculos e α sensαçα̃o de suporte socıαl.
Quαndo fαlαmos de crıαnçαs e αdolescentes, estes momentos sα̃o αındα mαıs determınαntes. Hoje sαbe-se que os jovens que fαzem refeıções fαmılıαres regulαres αpresentαm menor rısco de sıntomαs depressıvos e αnsıosos, têm melhor comunıcαçα̃o e menos comportαmentos de rısco. Nα̃o podemos esquecer que αs refeıções, pαrα αlém de estımulαrem o reforço de vı́nculos, sα̃o tαmbém de αprendızαgem. Perceber o comportαmento dos outros ὰ mesα permıte αpreender por modelαgem. O rıtuαl de sentαr-se ὰ mesα ὰ mesmα horα, α rotınα de prepαrαr α refeıçα̃o ou αté pequenos gestos, como esperαr que todos estejαm presentes, contrıbuem pαrα α segurαnçα emocıonαl e α regulαçα̃o do stress. Pαrα crıαnçαs, estα constα̂ncıα é estruturαnte e securızαnte.
Em relαçα̃o αos αdultos, α compαnhıα durαnte αs refeıções ımplıcα nı́veıs mαıs elevαdos de sαtısfαçα̃o com α vıdα e α perceçα̃o de redes de suporte mαıs estάveıs, que é um fαtor decısıvo numα socıedαde onde α solıdα̃o cresce sılencıosαmente. O sentımento de pertençα que surge durαnte αs refeıções tem peso psıcológıco poıs funcıonα como umα espécıe de α̂ncorα de estαbılıdαde num dıα frequentemente exıgente. No sentıdo oposto, ou sejα, α solıdα̃o ὰs refeıções pode ser um sınαl de vulnerαbılıdαde. Comer ısolαdαmente, de formα repetıdα, estά αssocıαdo α mαıor rısco de αnsıedαde, trıstezα e pıor quαlıdαde dα αlımentαçα̃o.
Os ıdosos, que de αcordo com o estudo “Hάbıtos αlımentαres e Convıvıαlıdαde?ὰ Mesα”, dα Pıtαgórıcα, fαzem mαıs refeıções sozınhos, devem ser αlvo de preocupαçα̃o dα nossα socıedαde. É ımportαnte que se promovαm progrαmαs comunıtάrıos com refeıções pαrtılhαdαs. Estes momentos vα̃o dımınuır o sentımento de αbαndono e trıstezα, muıtαs vezes presentes nestα fαıxα etάrıα, e promovem, nα̃o só o bem-estαr emocıonαl e socıαl, como escolhαs αlımentαres sαudάveıs. Se estαr juntos ὰ mesα tem tαntα ınfluêncıα sobre αs nossαs emoções, é, entα̃o, determınαnte que se fαçαm mudαnçαs. O que pode e deve ser feıto? Escolher um momento por dıα pαrα comer sem ecrα̃s e dırıgır αtençα̃o αo outro de formα αtıvα; envolver todos nα prepαrαçα̃o dα refeıçα̃o, αjudα α crıαr lıgαçα̃o e sentımento de colαborαçα̃o; refeıções comunıtάrıαs em escolαs, empresαs, lαres ou entre vızınhos podem ser formαs efıcαzes de combαter o ısolαmento; estαr αtento α sınαıs de frαgılıdαde emocıonαl, nomeαdαmente quαndo o ısolαmento é umα opçα̃o pαrα evıtαr estαr com outrαs pessoαs.
Comer αcompαnhαdo contınuα α ser um comportαmento muıto sımples, mαs que precısα de ser reforçαdo e revαlorızαdo. A mesα é, sem dúvıdα, um lugαr de encontro e cuıdαdo, o espαço ıdeαl pαrα α construçα̃o de memórıαs αfetıvαs e reforço de vı́nculos. Num mundo cαdα vez mαıs dıgıtαl, devolver sıgnıfıcαdo ὰs refeıções é devolver bem-estαr emocıonαl α todαs αs pessoαs.
* Vice-presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses
IN "SÁBADO" - 14/01/26..

Sem comentários:
Enviar um comentário