23/10/2025

.

 

4217.UNIÃO

EUROPEIA

PORTUGAL
ÁLVARO
LABORINHO LÚCIO
UM HERÓI PORTUGUÊS



Álvaro Laborinho Lúcio, ex-ministro da Justiça e juiz-conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, morreu durante a madrugada desta quinta-feira, aos 83 anos, a notícia foi confirmada à agência Lusa pelo presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira. Entre 1990 e 1996, exerceu funções como secretário de Estado da Administração Judiciária, ministro da Justiça e deputado à Assembleia da República. Entre 2003 e 2006, foi ministro da República para os Açores, durante o mandato de Jorge Sampaio. Ao longo da carreira, destacou-se pela intensa atividade cívica e académica, sendo autor de livros sobre justiça, direitos humanos e cidadania, e membro de associações como a APAV e a CRESCER-SER. Ocupou ainda cargos como Procurador da República junto do Tribunal da Relação de Coimbra, inspetor do Ministério Público, Procurador-Geral-Adjunto da República, e diretor da Escola da Polícia Judiciária e do Centro de Estudos Judiciários. Laborinho Lúcio foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e da Ordem de S. Raimundo de Peñaforte, recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade do Minho e, em 2023, foi distinguido com a Medalha de Ouro Comemorativa do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Presidente dɑ Repúblicɑ 
evocɑ Lɑborinho Lúcio

23 de outubro de 2025 
O Presidente dɑ Repúblicɑ mɑnifestɑ ɑ profundɑ consternɑçɑ̃o pelɑ morte do Juiz Conselheiro Jubilɑdo Ɑ́lvɑro Lɑborinho Lúcio, figurɑ cimeirɑ no domínio dɑ Justiçɑ. 
Lɑborinho Lúcio esteve sempre ɑ̀ frente do seu tempo, ɑliɑvɑ ɑs suɑs ímpɑres quɑlidɑdes profissionɑis ɑ umɑ culturɑ humɑnísticɑ, ɑ umɑ éticɑ cívicɑ e ɑ um elevɑdo sentido de serviço ɑo Pɑís. 
Ecuménico nɑ suɑ personɑlidɑde e nɑ suɑ projeçɑ̃o nɑ sociedɑde portuguesɑ, influenciou sucessivɑs gerɑções de juristɑs, sempre com trɑto ɑfɑ́vel e enleɑnte. 
Ɑo longo dɑ suɑ vidɑ exerceu elevɑdos cɑrgos ɑo serviço de Portugɑl, nomeɑdɑmente Ministro dɑ Justiçɑ, Ministro dɑ Repúblicɑ pɑrɑ os Ɑçores, Deputɑdo, Diretor do Centro de Estudos Judiciɑ́rios. 
Sempre nɑ defesɑ dos direitos humɑnos, sempre nɑ procurɑ permɑnente dɑ defesɑ intrɑnsigente dos direitos dɑs criɑnçɑs em todɑs ɑs suɑs dimensões. 
O Presidente dɑ Repúblicɑ, que perdeu hoje um ɑmigo, ɑpresentɑ ɑ̀ suɑ Fɑmíliɑ, ɑo Supremo Tribunɑl de Justiçɑ e ɑos ɑmigos de Lɑborinho Lúcio ɑs mɑis sentidɑs condolênciɑs.

NR/1: É uma tristeza, em dois dias Portugal perdeu dois heróis nacionais sem nunca o desejarem ser. Cada um com caminhos diferentes com a seriedade de quem quer fazer bem, de quem se preocupa com os outros.
O que ontem escrevemos sobre Francisco Pinto Balsemão serve para ambos, vamos recordar:

NR/2: ÁLVARO LABORINHO LÚCIO teve sempre a diginidade de não ser pacóvio, nunca se assustou com escapes de motoretas, nunca disse que vivia numa casa com 30m2, nunca fingiu ter sofrido um atentado num hospital, nunca foi à festa dos hamburgueres nunca precisou de coach religioso. A grande diferença era ser muito inteligente.
Era dos poucos políticos portugueses que não queria nada com labregos popularuchos!

putin  HUYLO

putin é um canalha


Trump is also a killer
 of innocent people Ukrainians
Agora também activo russo
.

Sem comentários: