.
CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/87
TAJIQUISTÃO
BARRAGEM DA GUERRA
No rio Vakhsh
(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
* Duas antigas repúblicas soviéticas estão atualmente em conflito. A dada altura, os analistas apelidaram-na de a pior relação bilateral de toda a Ásia Central.
Estamos a falar da relação entre o Uzbequistão e o seu vizinho do sudeste, o Tajiquistão. Desde a dissolução da União Soviética, os dois Estados soberanos têm sido afectados por tensões geopolíticas e desconfiança mútua. Só nos últimos anos é que as coisas acalmaram um pouco, graças a factores como a nova liderança e as relações económicas. Mas agora tudo isto parece estar em perigo.
O motivo? Uma barragem de 335 metros de altura, orçada em vários milhares de milhões de dólares, no rio Vakhsh, no centro do Tajiquistão, cuja conclusão está prevista para 2035. Uma vez concluída, será a barragem mais alta alguma vez construída. No entanto, não se trata apenas de uma obra-prima técnica, mas também de um projeto que tem implicações muito diferentes para o Tajiquistão e para o Uzbequistão. Ameaça reacender velhos rancores e pôr em risco a recente e muito necessária reconciliação entre os dois países.
Sem comentários:
Enviar um comentário