.
3951.UNIÃO

EUROPEIA

INFERTILIDADE FEMININA
Doação de óvulos na Europa,
ir para o estrangeiro ter filhos
* Algumas mulheres necessitam da doação de óvulos para engravidar. Desta forma podem formar uma família com filhos sem ser a mãe genética.
Embora a doação de óvulos seja permitida em muitos países, é proibida na Suíça e na Alemanha.
Quando a suíça Sandra Cesna teve em mãos o primeiro teste de gravidez positivo, o seu sonho e o do marido tornaram-se realidade. Embora Sandra seja estéril, o casal pode ter filhos. O óvulo provém de um dador finlandês.
Na Alemanha e na Suíça, estas doações são ilegais. Por esta razão, algumas mulheres viajam para Espanha ou para a República Checa para engravidar, uma vez que existem muitas dadoras de óvulos nestes países. A doação aí é anónima, pelo que a criança não poderá conhecer a sua mãe genética posteriormente.
Na Finlândia é diferente: o filho de Sandra Cesna poderá entrar em contacto com a dadora de óvulos a partir dos 18 anos; se desejar.
O relatório mostra delicadamente as consequências de uma situação desesperada e de regulamentos incompreensíveis para os envolvidos. Porque é que a doação de esperma é permitida, mas a doação de óvulos é proibida em alguns países?
Por que razão deveriam os dadores permanecer anónimos, apesar dos problemas psicológicos que isso pode trazer às crianças afectadas?
O relatório mostra também como o trauma pode ser evitado. E como uma abordagem empática a este tema sensível pode ajudar as crianças e as famílias.
FONTE:
DW Documental -14/01/25
NR: As leis são diferentes nos países da UE, não para proteger as mulheres mas para provocar divisões sociais.
putin HUYLO
putin é um canalha...
Sem comentários:
Enviar um comentário