.
CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/67
"FRANÇA"
PARIS 2024
O DESASTRE OLÍMPICO?
(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
* O dia 26 de julho de 2024 é uma data que todo o adepto de desporto anota na sua agenda. Marca o regresso de uma das competições mais acompanhadas do mundo, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão. De 26 de julho a 11 de agosto realizam-se as 33ª Olimpíadas da história moderna e de 28 de agosto a 8 de setembro os 17º Jogos Paralímpicos.
Uma grande festa com cenário principal num cenário histórico bem conhecido dos franceses: Paris! Há vários anos que a Cidade Luz sofre uma profunda transformação para estar à altura do evento e fazer brilhar atletas de todo o mundo. Mas depois de as últimas estrelas internacionais partirem, as últimas medalhas atribuídas e as câmaras desligadas, o que restará dos Jogos Olímpicos? A questão é ainda mais preocupante porque, de Atlanta ao Rio, passando por Atenas ou Montreal, existem inúmeros exemplos de gestão pós-olímpica muito deficiente.
Dívidas colossais, infra-estruturas desproporcionais, desastre ecológico... os factores são múltiplos mas todos levam ao mesmo ponto: o do desastre olímpico. Será que o pós-Olimpíadas desejado pelos organizadores de Paris 2024 poderá traduzir-se num futuro melhor?
Sem comentários:
Enviar um comentário