16/11/2024

 .

"𝗧𝗘𝗖𝗡𝗢-𝗙𝗘𝗨𝗗𝗔𝗟𝗜𝗦𝗠𝗢"
Yαnıs Vαroufαkıs
¿Por qué somos sıervos en lα nube? 
 

 
* Visita ao livro “TECNO-FEUDALISMO”, sob o subtítulo “O sucessor furtivo do Capitalismo”, do economista grego Yanis Varoufakis, publicado em inglês em 2023 e em espanhol, pela Editorial Ariel, em 2024.  
 
Varoufakis envolve-se num tema que está a ser abordado por vários autores e de diferentes disciplinas: a chegada do pós-capitalismo. O que o economista grego propõe é que a transformação é tão substancial que modifica o sistema capitalista por outro, a que chama Tecnofeudalismo, ao mesmo tempo que produz a substituição da classe dominante capitalista tradicional nas mãos daqueles a quem chama “nubelistas”.
 
A mudança afecta os dois pilares que constituem o capitalismo: o Mercado e o Lucro, e a sua substituição pelo Rendimento como fonte de geração de riqueza, sendo o Rendimento o traço distintivo do sistema feudal. E provoca também a substituição do grupo de poder dominante por uma nova classe chamada “nubelistas”, composta pelos ultra-ricos proprietários de capital na nuvem (continuam Jeff, Bezos, Elon Musk, Larry Page e as empresas). 
 
 Varoufakis descreve um novo modelo, a que chama Tecnofeudalismo (devido à sua ligação com o antigo sistema feudal) baseado na geração de riqueza a partir dos rendimentos recebidos pelos proprietários das empresas de cloud, a nova classe dominante cloudista. 
 
 Empresas como a Google, a Apple, a TikTok ou a Amazon tornam-se “feudos” que têm vassalos, que são as antigas empresas produtoras de mercadorias; que tem proletários das nuvens formados pelos trabalhadores das empresas vassalas, e tem servidores, que somos quase todos nós, que contribuem com os nossos posts, fotos, vídeos e conteúdos em geral que enriquecem os feudos das nuvens.
 
FONTE:  Claudio Alvarez Teran .

Sem comentários: