.
CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/16
Estas cidades e países
irão desaparecer?
Nova Iorque, Veneza, Japão,
Países Baixos
(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
*
Diante das mudanças climáticas e do aumento do nível do mar, muitas cidades e países estão ameaçados. É o caso, por exemplo, da maior cidade dos Estados Unidos, Nova York, que tem sofrido repetidas agressões de furacões e grandes inundações. Para lidar com esses riscos naturais, a cidade está construindo um gigantesco muro anti-submersão do outro lado do East River, na ilha de Manhattan.
É também o caso de Veneza, regularmente inundada pelo fenômeno das marés altas conhecido como Acqua Alta e que aumenta com a perturbação do clima... Para se proteger, a cidade de Veneza implanta desde 2003 um sistema de proteção na forma de diques móveis chamado projeto Moïse.
Ainda mais catastrófico, no Japão, o país vive tsunamis devastadores como o de 2011. Desde o desastre, o arquipélago iniciou a construção de muros anti-tsunami ainda maiores e mais resistentes que os anteriores, com altura entre 15 e 20 metros em alguns lugares.
A cidade de Tóquio também construiu um gigantesco sistema subterrâneo de reservatórios e túneis, apelidados de G-Cans, para absorver suas enchentes.
Por fim, falaremos sobre a Holanda, que há muito tempo enfrenta o problema do aumento das águas. Com o projeto Delta, a maior estrutura de defesa contra o aumento das águas do mundo, o país mostra que é possível se proteger de forma eficaz contra esse risco.
Sem comentários:
Enviar um comentário