20/09/2022

 .

XXII-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

24-O TEMPO DOS OPERÁRIOS
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
OPRESSÃO TAMBÉM(!)


(FINAL DA SÉRIE)


Serie documental sobre os movimentos operários e as lutas da classe trabalhadora. Por meio de revoluções , guerras e progresso social, a classe trabalhadora desempenhada a mais de 300 anos um papel essencial nos países europeus. Serie documental de 4 episódios que recorda o que as nossas sociedades devem ao movimentos operários e suas lutas. A história começa no século XVIII. Mas a luta continua até hoje. As instituições e os valores das democracias em que vivemos derivam em grande parte das reivindicações mais antigas da classe trabalhadora: sendo o sufrágio universal ou a solidariedade social algum dos melhores exemplos. A nossa cultura, a maneira como nos vestimos, a música que ouvimos, o filme que assistimos e os próprios meios de comunicação social, dependem muito da cultura popular dos trabalhadores de outrora. Finalmente, em toda a Ásia, África e América Latina, milhões de mulheres e homens vivem agora experiências semelhantes às das classes trabalhadora europeia dos séculos XVIII e XIX. Através de testemunhos e fotografias contemporâneos, fluindo constantemente entre a história e situações atuais, religamos os fios da memória de ontem e de hoje.

A partir do século XVIII, uma nova economia surge na Grã Bretanha, impulsionada pela indústria e pelo comércio. Os trabalhadores agrícolas trabalham agora nas fábricas. É o nascimento da classe trabalhadora britânica.Foi nescessário mais de um século para que esses nossos trabalhadores inventassem a própria cultura, organização e fizessem demandas sociais: regulamentação de trabalho infantil, salários, horas de trabalho, liberdade de associação, direito a greve e sufrágio universal. Uma nova revolução está em andamento.


FONTE: Gigantes do Capitalismo 


NR: Excelente série para quem tem complexos de direita, para quem os donos da indústria, ainda hoje, são só boas pessoas e os operários uns imbecis, está na hora de aprender!.

Sem comentários: