25/04/2022

.

Portugal bem português

XVI - FANTASIA LUSITANA
A propaganda imaginada 
e imaginária do salazarismo/2
 

* Fantasia Lusitana é um documentário histórico português de 2010, realizado por João Canijo e produzido por João Trabulo. A longa-metragem explora a relação do povo português com os estrangeiros refugiados da Segunda Guerra Mundial, a forma como a sua estadia no país poderá ter influenciado a perspetiva portuguesa sobre o conflito, e uma procura pela herança cultural que possa ter sido deixada pela sua passagem.O filme assume-se como uma leitura interpelante da história portuguesa do século XX, construída com base em imagens de arquivo e da leitura de testemunhos escritos pelos refugiados Erika Mann, Alfred Döblin e Antoine de Saint-Exupéry, interpretados respetivamente nas vozes de Hanna Schygulla, Rudiger Vogler e Christian Patey. O documentário foi apresentado na abertura do IndieLisboa, a 22 de abril de 2010. Estreou comercialmente a 29 de abril do mesmo ano.

 FONTE:   tugamacaco

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.

Sem comentários: